domingo, 18 de dezembro de 2011

Agradecer as mais de 1000 visualizações

Gostaria de agradecer a todos que passam por esse humilde blog e leem o que escreve. É de coração que escrevo isso aqui, ainda não definir um assunto que fosse melhor explicado, melhor e mais descrito, mas minha intenção de manter este blog é auto-didático-pedagógico. Bom, explicando. Mantenho este blog afim de melhorar minha capacidade de escrever, coisa que nunca fui bom, agora parece que estou começando a ter noção disso. Acho mágico o poder transformador das palavras, gosto de ler e escrever. Além de escrever sobre tudo, ou quase tudo, o interessante é manter este blog com notícias que acontecem no mundo. Tenho alguns planos para o próximo ano -2012-, talvez eu comece a manter algum tema por mais tempo. Por exemplo, ficar tantos dias falando de genética ou astronomia, filosofia etc. Tentar dar sequência nesses temas pra poder mesmo desenvolver um aprendizado maior nesses assuntos.

No mais, agradeço por ter atingido mais de 1000 visualizações de páginas.

Obrigado, boas festas e um ótimo 2012.

Santos...foi triste

Esse domingo para o Santos foi um dia de aprendizado, nada mais além disso. O Barcelona goleou o Santos na final de clubes da FIFA em Yokohama no Japão por 4 x 0, sendo dois gols do melhor jogador do mundo, o craque de bola Leonel Messi. O Barcelona dominou o jogo do início ao fim da decisão. Com maestria os jogadores do time catalão trocaram passes, se movimentaram dentro de campo, ficando muito difícil para o time da Vila marcar os adversários. O menino Neymar mostrou que precisa ainda amadurecer mais, ter mais confiança em seu futebol, me parece isso, o Neymar tem pouca confiança da sua capacidade quando enfrenta grandes equipes de futebol, mais um exemplo pode ser retirado dessa final. Claro que não foi só Neymar que encontrou dificuldades para jogar, o time inteiro do Santos, porém as expectativas crescem em cima de jogadores que tem habilidades acima da média. Destacando um lance pra exemplificar mais isso que estou falando: teve um lance que Neymar ficou cara-a-cara com o goleiro do Barcelona, a bola estava quicando nos pés do atacante do Santos, nessa hora pensei que ele fosse encobrir o goleiro, mas não, chutou rasteiro e o goleiro defendeu a bola.
Mas, não podemos desmerecer o Santos, pois jogaram o tinham pra jogar, agora só não foi o suficiente pra parar o melhor time do mundo.
O futebol brasileiro tem que tirar lições dessa final. Os técnicos que trabalham com o futebol brasileiro precisam adotar filosofias como o futebol do Barça adotou ao longo dos anos, reparem que 99,9% dos jogadores do Barcelona vieram da base, ou seja, o trabalho de base é fundamental, não só, outras coisas mais também.
Parabéns Santos, parabéns Barcelona.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Morre Christopher Hitchens

Morto na quinta-feira à noite, aos 62 anos nos Estados Unidos, de pneumonia, consequência de um câncer no esôfago, o escritor e jornalista britânico Christopher Hitchens já não incomoda seus opositores. Deixou um testamento na última edição da revista Vanity Fair que vai dar argumentos a eles, por promover uma revisão em seus credos. Não que Hitchens, autoclassificado antiteísta - note, antiteísta, não ateísta - tenha se convertido no leito de morte, apesar de acompanhado nos últimos dias por um pastor evangélico, Francis Colllins, que tem cuidado de pacientes terminais mapeando seus genomas.
Hitchens, autor de Deus não É Grande (Ediouro), entre outros livros, passou a vida toda repetindo uma frase de Nietzsche que lhe parecia bastante apropriada para um homem como ele, atacado por todos os lados, pela esquerda e direita. Traduzida livremente, a frase (Was mich nicht umbringt macht mich stärker) toma o seguinte sentido: o que não me mata, me faz mais forte. No leito de morte, ela lhe pareceu ridícula. Hitchens, então, escolheu outra epígrafe, a do poeta Kingsley Amis. Ela, afinal, faz mais sentido para uma vida como a sua. Amis diz no poema que a morte não precisa de ninguém para explicá-la, que ela vem a todos para nos libertar dessa obrigação. E foi com essa epígrafe que ele se despediu dos leitores na Vanity Fair, agregando a ela um verso de It’s Alright, Ma, de Bob Dylan, para provar que era mesmo um pensador pop.

Hitchens foi um dos mais badalados polemistas na segunda metade do século, seguindo a tradição de George Orwell, sobre o qual, aliás, escreveu o brilhante A Vitória de Orwell (Companhia das Letras), roteiro crítico das ideias do autor da distopia 1984, em que desmonta teses consagradas sobre o seu compromisso ideológico - ele, que condena no livro uma sociedade totalitária. A exemplo de Orwell, Hitchens teve um namorico com a classe trabalhadora inglesa (em 1965) décadas antes de dar seu apoio à Guerra do Iraque e aos neoconservadores americanos, adotando os EUA como segunda pátria. Socialista na juventude, militou contra a Guerra no Vietnã, até proclamar há dez anos que o capitalismo havia se tornado o sistema econômico mais revolucionário e saudar a globalização como "inovadora e internacionalista".

Em 2001, logo após os ataques de 11 de Setembro, Hitchens cunhou a expressão "fascismo com face islâmica" para atacar os fundamentalistas muçulmanos e defender uma política intervencionista no Iraque. Ao mesmo tempo, vociferava contra figuras do mundo católico como Madre Teresa de Calcutá, argumentando que ela era uma espécie de porta-voz do que havia de mais reacionário na Igreja Católica. A fé em Deus ou em qualquer entidade suprema, segundo Hitchens, não passaria de uma crença totalitária que destruiria as liberdades individuais. Deus não criou o homem à sua imagem, evidentemente foi o contrário, dizia. Essa era a certeza moral de Hitchens. Suas objeções à fé religiosa diziam também respeito ao fato de que ela representa de forma equivocada a origem do homem e do cosmos, reprime sexualmente as criaturas e desconsidera outras formas de pensar (inclusive a sua, herdada dos iluministas franceses). Sua crítica à religião foi devastadora e, de certo modo, tirou o foco de outros temas abordados de forma menos passional por Hitchens.

Saudado por Gore Vidal como seu herdeiro intelectual, o polêmico Hitchens não se comoveu com o elogio e atacou o autor americano num artigo para a Vanity Fair, Vidal Loco, em que condenou sua adesão às teses conspiratórias do 11 de Setembro. Hitchens defendeu a política intervencionista de Bush, embora tenha criticado a ação das tropas americanas e condenado os abusos e torturas em Abu Ghraib. Antes disso houve Kissinger nos EUA, o embrião desse "imbróglio" em que a América se meteria, defende em seu livro O Julgamento de Kissinger (Boitempo Editorial), explosivo libelo contra o secretário de Estado da era Nixon. Esse mesmo Hitchens enviou à ministra Margaret Thatcher um telegrama (em 1982) apoiando a Guerra das Malvinas, por supor que ela combatia a ditadura de Leopoldo Galtieri (1926-2003).

As contradições de Hitchens não o impediram de manter as velhas amizades conquistadas na Inglaterra - Martins Amis, Ian McEwan e Salman Rushdie, entre outros. Sobre o último, Hitchens defendeu o autor de Versos Satânicos da sentença de morte (fatwa) decretada pelos fundamentalistas islâmicos. Rushdie despediu-se dele comovido: "Adeus, meu amigo querido. Uma grande voz cai silente. Um grande coração para".

Há exatamente um ano, a Editora Nova Fronteira lançou a obra fundamental para entender o pensamento desse que será lembrado no futuro como um ensaísta corajoso e independente como Aldous Huxley. Hitch-22, seu livro de memórias, é de uma franqueza desconcertante. Nele, Hitchens conta sua infância em Portsmouth, cidade portuária do Sul da Inglaterra, sua formação católica, a descoberta das origens judaicas de sua família, as primeiras aventuras homossexuais no internato e o pacto de suicídio da mãe com o amante na Grécia, onde viria a conhecer sua primeira mulher, Eleni Meleagrou, uma cipriota grega com quem teve dois filhos, Alexander e Sofia. Hitchens casou-se ainda uma segunda vez com a escritora californiana Carol Blue, com quem teve uma filha, Antonia. Dependente de álcool e fumante, Hitchens conclui sua autobiografia dizendo que a defesa da ciência e da razão é o grande imperativo de nossa época.

Hitchens por Hitchens

Sobre a vida boêmia
"Escrever é o que importa para mim e, para tanto, tudo o que me ajude, ou me leve, ou prolongue, ou aprofunde ou às vezes intensifique um argumento ou um debate, isso enfim é o que vale à pena. Portanto, é totalmente impossível imaginar que eu pudesse ter tido uma vida sem aquelas festas todas, sem aquelas madrugadas, sem uma segunda garrafa".

Sobre o apoio a Salman Rushdie
"Apoiá-lo, se é que eu posso colocar assim, tornou-se uma questão de tudo o que eu odeio contra tudo o que eu amo. Na coluna do ódio coloco: ditadura, religião, estupidez, demagogia, censura, bullying e intimidação. Na coluna do amor: literatura, ironia, humor, o indivíduo e a defesa da livre expressão".

Sobre a morte
"Pessoalmente quero encarar a morte de maneira ativa e não passiva. E estar lá para olhá-la bem no olho e fazer alguma coisa quando ela finalmente chegar para mim."

Sobre o islã
"O islamismo também não começou condenando ao fogo eterno todos os que duvidavam, mas ele ainda alega ter o direito de fazê-lo em quase todos os seus domínios, e ainda prega que esses mesmos domínios podem e devem ser ampliados por intermédio da guerra. Nunca, em nenhuma época, houve uma tentativa de desafiar ou mesmo pesquisar as alegações do islamismo que não tenha sido recebida com uma repressão extremamente dura e rápida"

Sobre a ficção
"Embora eu consiga, com esforço, escrever um conto ou falsificar um soneto debochado, quando jovem logo me dei conta de que não tinha o verdadeiro 'dom' para ficção e poesia. E reconheço a sorte de ter como contemporâneos vários praticantes dessas artes, que deixaram isso óbvio para mim, sem indevidamente chegar ao ponto de dizer que eu estaria perdendo meu tempo tentando."

Livros de Christopher Hitchens publicados no Brasil
O Julgamento de Kissinger (Boitempo, 2002)
Amor, Pobreza E Guerra (Ediouro, 2006)
Cartas A Um Jovem Contestador (Companhia das Letras, 2006)
Deus Não É Grande (Ediouro, 2007)
Os Direitos Do Homem De Thomas Paine - Uma Biografia (Zahar, 2007)
Cristianismo é Bom Para O Mundo? (Garimpo, 2010)
A Vitória de Orwell (Companhia das Letras, 2010)
Hitch-22 (Nova Fronteira, 2011)

Fonte: Estadão
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,o-adeus-do-ateu-hitchens,811943,0.htm

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Porque o Santos vai ganhar o mundial

ninguém tem duvidas quanto ao time do Barcelona. O melhor time do mundo disparado, tem os melhores jogadores do mundo, tem o craque Messi e outras tantas coisas mais. Agora, o time do Muricy Ramalho também chegou até a final não foi a toa não. Comecemos pelo próprio Muricy. Foi tri-campeão consecutivo 2006, 2007 e 2008 pelo São Paulo. No ano de 2009 assumiu o Fluminense e foi campeão mais uma vez, ou seja, o Muricy foi tetra-campeão consecutivo como treinador de futebol, lembrando que neste mesmo ano, a CBF o convidou para assumir a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo da África do Sul, convite este rejeitado pelo treinador que não quis desfazer o contrato com o time das laranjeiras. Com um treinador desse, podendo contar em campo com Paulo Henrique Ganso, Neymar, Henrique, ex-cruzeiro, o melhor meio de campo do futebol brasileiro. Ainda tem Borges goleador, uma boa defesa com Durval e Edu Dracena. O Santos tem boas chances de vencer o time Catalão.

Domingo às 08:30h não perca esse espetáculo do esporte: Santos X Barcelona, direto de Yokohama, Japão.

Quase sem brasileiros a F1

A categoria mais famosa do automobilismo está prestes a ter apenas um brasileiro representando o nosso país para o mundial de 2012. A Fórmula 1, por onde já passaram tantos brasileiros campeões como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Airton Senna - este último foi um grande piloto que eu vi correr - terá confirmado para próxima temporada somente o piloto Felipe Massa da Ferrari, os outros dois pilotos, Bruno Senna e Rubens Barrichello disputam duas vagas que ainda restam para as equipes Hispânia e Williams, porém, além dos dois pilotos brasileiros que disputam essas vagas, tem outros pilotos que também disputam como Adrian Sutil que saiu da Force India e Jaime Alguersoari que deixou a Toro Rosso.
Depois de ficar de fora da Lotus Renault, o piloto Bruno Senna admitiu que aceitará a vaga de terceiro piloto da equipe. Já o Rubinho caso não tenha seu contrato renovado com a Williams para o próximo ano, no qual completaria 20 anos de F1, deve anunciar forçadamente sua aposentadoria.


Confira abaixo como está o grid da Fórmula 1 para 2012:

Red Bull: Sebastian Vettel (ALE) e Mark Webber (AUS)
McLaren: Jenson Button (ING) e Lewis Hamilton (ING)
Ferrari: Fernando Alonso (ESP) e Felipe Massa (BRA)
Mercedes: Michael Schumacher (ALE) e Nico Rosberg (ALE)
Lotus: Kimi Räikkönen (FIN) e Romain Grosjean (FRA)
Force India: Paul di Resta (ESC) e Nico Hulkenberg (ALE)
Sauber: Kamui Kobayashi (JAP) e Sergio Perez (MEX)
Toro Rosso: Daniel Ricciardo (AUS) e Jean-Éric Vergne (FRA)
Williams: Pastor Maldonado (VEN) e indefinido
Caterham: Heikki Kovalainen (FIN) e Jarno Trulli (ITA)
Hispania: Pedro de la Rosa (ESP) e indefinido
Marussia: Timo Glock (ALE) e Charles Pic (FRA)

No mais, agora é só esperar o ano que vém pra ver no que que vai dar.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Oscar Niemeyer completa 104 anos

O arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer completa hoje 104 anos e ainda trabalha em seu escritório que fica no centro do Rio de Janeiro. Nascido em 15 de dezembro de 1907 no Rio de Janeiro, Niemeyer já concebeu mais de 600 projetos no Brasil e no mundo. Comunista de carteirinha, amigo de Fidel e Chávez, esse ilustre brasileiro atualmente trabalha no projeto de renovação e adaptação do Sambódromo do Rio para receber os jogos olímpicos de 2016.
Pra ficar por perto, aqui na cidade mineira de Cataguases pode-se encontrar projetos desse grande mestre como por exemplo a residência de Francisco Peixoto e o Colégio Cataguases.

Sobre a vida assim respondeu: "Uma vez me perguntaram o que pensava da vida. Respondi: enquanto houver uma mulher perto, que aconteça o que acontecer!" brincou Niemeyer.

Parabéns Oscar Niemeyer, pelo exemplo de vida.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Livro do Amaury Ribeiro Jr.

Foi lançado a poucos dias o livro do Jornalista (esse é com letra maiúscula) Amaury Ribeiro Jr. Falando sobre as privatizações do PSDB e toda sujeira que rodeia os desgoverno desse partido. O título do livro é Privataria Tucana, contém 343 páginas de denuncias devidamente documentadas, numa riqueza de detalhes sobre o processo de privatizações de empresas públicas durante o (des) governo de Fernando Henrique Cardoso 1995-2002. O livro também trata de esquemas sobre o recebimento de propinas, questões envolvendo o José Serra e toda sua família, como o envolvimento de sua filha com a filha do banqueiro Daniel Dantes, quebrando o sigilo de mais de 60 mil brasileiros, fazendo uso da máquina pública para obter dados secretos do governo.
O que se vê sobre o lançamento do livro do Amaury é um silêncio ensurdecedor da grande mídia (PIG), isso deve-se justamente pelo fato dela ser cumplice dessa sujeirada toda. Isso, segundo o deputado do PT-PA Claudio Puty confirma a importância da proposta do PT, de democratização e controle social da mídia, "para que possamos ter uma mídia mais comprometida com a verdade".
Em resumo, o livro do Amaury Ribeiro Jr. mostra o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, tudo devidamente documentado em que o tucano ex-candidato a presidente da república, josé serra aparece como personagem central.

Uma coisa precisa ser dita: cadê os senadores e deputados pedindo regulamentação da mídia? No mínimo é o que se espera de políticos que se dizem sérios fazer. Gostaria de ver o Suplicy na tribuna pedindo regulamentação da mídia, ou até mesmo pedindo a não concessão para a grande mídia golpista.

PS: A primeira tiragem foi de 15 mil exemplares que foram esgotados em menos de 48 horas, a editora está providenciando mais 30 mil exemplares com a expectativa de venda de mais de 200mil.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sem o Brasileirão, globo não é nada

A Rede Globo perdeu muita audiência para a Rede Record após o fim do Campeonato Brasileiro 2011. Ontem, primeiro domingo pós Brasileirão, a Globo registrou audiência média de 10 pontos, contra a média de 11 pontos da TV Record, ou seja, o Programa do Gugu na Rede Record conseguiu arrancar mais audiência que o Programa do Fausto Silva, nosso "glorioso" Faustão. Essa foi uma das piores médias de audiência do Domingão do Faustão, "o louco meu".
Lembrando que cada ponto na audiência equivale a 58 mil domicílios ligados na Grande São Paulo.

Ou seja, sem futebol, até o Gugu bate o Faustão.

O melhor disso tudo é ver que o monopólio da mídia no Brasil está ruindo a passos largos. A rede de televisão que surgiu na época da Ditadura Militar, com um acordo milagrosamente estranho do senhor Roberto Marinho com um grupo estrangeiro, Time Life, na época que nenhuma TV poderia receber qualquer custo estrangeiro, seja qualquer tipo de meio de comunicação, assim nascia a Rede Globo de Televisão. Ela ajudou a manter o regime militar vigente, escondeu o Movimento das Diretas Já. Sabotou a eleição de 1989, quando o candidato Luiz Inácio Lula da Silva estava vencendo o Collor, segundo pesquisas, a Globo manipulou o debate na edição, favorecendo o candidato Fernando Collor. Foi responsável por milhares de outros coisas que ajudaram a elite se manter no poder.

De fato, isso é uma boa notícia para o povo brasileiro, mas não me alegra o fato da rede de TV do bispo Edir Macedo esteja ganhando audiência, pois é outra rede que tem pouco a contribuir para melhorias efetivas pro país.

Importante lembrar que a economia brasileira, a facilidade do crédito e o aumento de renda da família brasileira, fez com que estas tivesse mais acessos a bens de consumo duráveis, puderam e podem adquirir computadores com acesso a internet, o que também explica um pouco na queda da audiência da rede globo.

Agora é a vez da TV a cabo.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Conteúdo de Astronomia nas Escolas

Como será que é ensinado nas Escolas (Pública ou Privada) o conteúdo de Astronomia?
Não foi de repente que me veio esta duvida. Já carrego comigo faz algum tempo, desde que me interessei mais por Astronomia e Cosmologia.
Fazendo um rápido exercício de voltar no tempo, lembro-me que nos livros de Geografia vinham as figuras do Sistema Solar. Tinha todos os planetas desenhados e o Sol, nossa estrela maior no centro. Na seguida tínhamos os 9 planetas nessa ordem: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Este último foi rebaixado em 2006, saindo da categoria de planeta por não cumprir mais alguns requisitos. Plutão é considerado um planeta anão.
Qual área do conhecimento na fase escolar é responsável por explicar o funcionamento do Sistema Solar, indo um pouco além, a Origem do Universo? A Física e/ou Geografia?

Nas próximas postagem, tentarei responder essas e outras questões.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

10% já

Os velhos discursos de sempre. Educação, educação e mais educação, o problema que a educação no Brasil só fica na base do discurso, nunca na prática. Os profissionais ligado a questão defendem 10% do PIB (Produto Interno Bruto), toda riqueza produzida por um país durante um ano. Porém, a proposta do deputado do PT-PR Angelo Vanhoni, apresentou em seu relatório o investimento de 8% do PIB para um prazo de cumprimento de 10 anos.
Atualmente o Brasil investe 5% do PIB em educação, a União com 1% e os Estados e Municípios com 4%. É muito pouco para um país que orgulha-se em ser gigante. Com a economia acelerada, vai faltar muita mão-de-obra qualificada, a Educação já passou de prioridade a muito tempo, porém nossas elites, nossos governantes, nossas mídias (PIG), não deixam que o país se desenvolva, preferem ver o seu João, Dona Maria no papel de seus empregados, a realidade é essa, infelizmente.
Lutamos para que isso mude, esse quadro não pode continuar, existe uma monarquia instalada no Congresso Nacional, ali se revezam sempre os mesmo senhores generais, coroneis da vida. Não estão interessados na vontade do povo, estão interessados em seus próprios ganhos, seus próprios interesses, mas eu vejo que isso ainda há de mudar... e não irá demorar... pequenas revoluções acontecem a todo momento.
Fiquei muito entristecido com a morte do nosso Dr. Sócrates, grande craque de bola, esse atuava dentro e fora de campo. Médico de formação, Sócrates nasceu em Belém do Pará e veio para Ribeirão Preto ainda quando menino.
Além de ser jogador, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira era médico, músico, produtor teatral, ator, técnico etc...
Era um ser sensacional, atuava muito também na política, participou de movimentos de Redemocratização do país como na Campanha das Diretas Já, em 1984, foi um dos principais idealizadores da Democracia Corintiana, tinha sonhos como declarou durante a sua segunda internação que gostaria de participar de projetos sociais, relacionados com futebol, juntamente com o presidente venezuelano, Hugo Chávez na Venezuela.
O maior adversário de sua vida foi o álcool, Sócrates nunca largou o vício na bebida, em Agosto foi internado com uma hemorragia digestiva alta, depois passou por mais duas internações, setembro e a última em dezembro, devido a sua debilidade e maus funcionamentos do órgãos, Sócrates sofreu uma intoxicação alimentar, que passou a se transformar em choque séptico.
No mesmo dia em que morreu (4 de dezembro 2011) o seu clube Corinthians se consagrou penta campeão brasileiro.

Esse vai ficar marcada pra sempre em nossas lembranças.

Mundial de Clubes

O time da Vila Belmiro, tive do rei Pelé, agora time do badalado garoto Neymar viajou para o Japão onde disputará o mundial, o seu principal adversário é nada mais que o melhor time do mundo, o Barcelona do craque argentino, Leonel Messi. O Santos já havia desacelerado no brasileirão visando o Mundial, visto que o time da Vila não almejava mais nada no Campeonato Brasileiro.

Após dois anos nos Emirados Árabes, a disputa do torneio volta ao Japão nesta temporada. A final será dia 18 de dezembro, em Yokohama.

Vai ser o duelo ano, Santos X Barcelona = Neymar X Messi


O Brasil estará muito bem representado nesse confronto.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Acabou o Brasileirão

Domingo foi o dia da última rodada do Brasileirão 2011. O Corinthians consagrou-se campeão, tendo ficado no zero-a-zero com o seu arque-rival Palmeiras. O Vasco que estaria mais próximo do título na última rodada, o único time que ainda poderia ser campeão, precisava ganhar do Flamengo e torcer para o Palmeiras ganhar do Timão, mas não foi o que aconteceu, o Vasco empatou com o Mengão no Estádio Engenhão por 1 a 1. Para a classificação da Libertadores da América de 2012, o Internacional venceu o Grêmio por 1 a 0 e garantiu a vaga que faltava, sendo assim, de nada adiantou o São Paulo ter vencido o time reserva do Santos por 4 a 1, o Coritiba perdeu para o Atlético Paranaense, que mesmo com a vitória, não escapou da segundona. Dos times que brigavam pra não cair, o Cruzeiro conseguiu a vitória por 6 a 1 em cima do Atlético Mineiro, garantindo assim sua permanência na série A do Brasileirão.
Os times que disputarão a série B do Brasileirão 2012 são: Avaí, América Mineiro, Ceará e o Atlético Paranaense.

Foi um pena a tardia reação do América na reta final do campeonato. Se tivesse mais duas rodadas, ou talvez uma mesmo, o América não tinha caído. Mas si... Si Vovó fosse homem, eu não existiria, não estaria aqui escrevendo bobagens...



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

2011 já na UTI

Então meus caros leitores, é chegada a hora do ano de 2011 se despedir de nós, ou nós nos despedirmos dele. Como dizem o ano de 2011 está nas últimas, dentro do UTI com os médicos medicando algo que não terá como fazer muito coisa. Mas aproveito aqui pra dizer que o ano de 2012 já poderá ter começado pra gente, basta querermos. Se você está cheio de planos para o ano que vem, pode começar a planejar melhor desde agora. Aquela dieta que sempre falamos em fazer, os planos de ler altos livros já poderá inclusive começar desde agora, aproveitar o tempo de férias pra essas atividades. Invista em você, aumente sua cultura, assista os filmes que sempre quis, renove a alma para o ano novo que se anuncia. Faça planos, sonhe, realize

domingo, 27 de novembro de 2011

Ciência X Religião

Essa dualidade entre ciência e religião sempre foi algo que instigou a humanidade. A religião vem sempre explicar fenômenos naturais através do sobrenatural, já a ciência vem explicar o "sobrenatural" através dos fenômenos naturais, ou seja, através das leis que regem a natureza. Um exemplo para esta situação seria a formação do arco-íris. Segundo a mitologia grega "íris era uma deusa grega que exercia a função de arauto divino. Em sua tarefa de mensageira, a deusa deixava um rastro multicolorido ao atravessar o céu¹".
Já para as religiões do judaísmo, cristianismo e islamismo afirmam que o arco-íris foi intitulado por Deus como sendo "arco-da-aliança", pois logo após o dilúvio, quando a Arca de Noé chegou ao Monte Ararat, Deus prometeu que nunca mais iria inundar a Terra e depois de cada chuva o arco-da-aliança apareceria no céu simbolizando esta aliança entre Deus o todos animais presente na Terra.

Aí entra a ciência na história revelando o verdadeiro fenômeno que está por trás do arco-íris (minha visão). Segundo a Física e o seu grande mestre, Isaac newton, o fenômeno natural que esta por trás do arco-íris seria a refração dos raios solares (luz) sobre gotas de águas, provenientes da chuva. A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total), e finalmente volta a sofrer refração ao sair da gota, formando o arco que vemos no céu.

Ciência e religião sempre estarão em conflitos pelo fato de ter propósitos diferentes, talvez não seria bem essa palavra, propósitos, mas caminhos diferentes, caminhos de incompatibilidades, são coisas que vão sempre divergir. Cabe aos seres humanos terem conhecimento, escolarização, muita leitura para poderem ter suas próprias visões das coisas, ou seja, do mundo.



MATTIUZZI, Alexandre A., "Mitologia ao Alcance de Todos. Editora Novalexandria. São Paulo, SP, 2000.
Outras fontes poderão ser encontradas na WIKIPEDIA.


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tempo em Viçosa (23/11/2011)

Amanheceu chovendo hoje aqui em Viçosa, tempo altamente nublado depois de um noite inteira de chuva intensa. O sol já não aparece há pelo menos 5 dias.
Confira a imagem de satélite:

Nessa imagem de satélite é possível observar um alinhamento da nebulosidade entre o sul da Amazônia e parte do sudeste. Este padrão de nuvens está associado a atuação da Zona de Convergência de Umidade. No litoral entre RN e PE, os ventos úmidos vindos do mar favorecem a formação de nebulosidade. No nordeste do RS, leste de SC e do PR, ventos de sudeste também causam o transporte de umidade e a formação de nuvens baixas.

Em Viçosa a temperatura máxima é de 24ºC.


Viçosa e o coreto

Foi derrubado ontem (22/11) o coreto que ficava na praça da matriz em Viçosa. Parece um medida incorreta, pois o coreto faz parte do patrimônio histórico da cidade, mas por outro lado, a medida também me pareceu sensata, pois o coreto ocupava um espaço na praça. A muito tempo este local não era utilizado como finalidade de coreto, nem finalidade nenhuma. Agora espero que essa medida venha acompanhada de revitalização da praça, espero também que o senhor celito não coloque (ou permita) no espaço que era ocupado pelo coreto, vendedores ambulantes, ou de qualquer outra espécie, a praça é um local público que deve ser usufruído por todos, e não no benefício de uma pequena parcela de negociantes.

domingo, 13 de novembro de 2011

Rodada

Faltando 4 rodadas pra terminar o Brasileirão 2011, o Cruzeiro ainda precisa vencer alguns jogos pra realmente se livrar da série B. O Cruzeiro venceu o Internacional neste domingo em Sete Lagoas, no estádio Arena do Jacaré por 1 X 0. Foi um jogo muito suado e o Cruzeiro tinha em mente que o que interessava mesmo era os 3 pontos. Pra completar a sorte do Cruzeiro, o Santos venceu o Ceará em Fortaleza de virada, o placar foi 3 X 2, o Santos jogou com time reserva, já que está poupando o time principal para o Mundial, que acontece em dezembro. Os outros jogos também tiveram um resultado interessante para o Cruzeiro. O Corinthians venceu o Atlético Paranaense, isso ajudou o Cruzeiro, já que o clube do Estado do Paraná também briga pra não cair. O Cruzeiro pode respirar fora da zona de rebaixamento com os 37 pontos atual. O Corinthians soma 61 pontos, o mesmo números de pontos do Vasco da Gama, porém a liderança é do time paulista por critérios de desempate. Ainda acredito que o Vasco vai ser campeão. A fase é muito boa, e pro time que tem um zagueiro atacante matador como Dedé, não precisa de outro melhor. O menino de 23 anos é a maior revelação de um zagueiro na história recente do futebol brasileiro. Agora é esperar a próxima rodada, o Cruzeiro irá enfrentar o Avaí, lanterna do campeonato, lá na Ressacada em Florianópolis, quarta-feira, 16/11/2011, às 21:50. Será mais 3 pontinhos importantes rumo a permanência na série A do Brasileirão. Importante o Cruzeiro manter o pé no chão e entrar em campo respeitando o adversário.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pedido

Peço a todos vocês que chegam de alguma forma a este pequeno blog para que me mandem um abraço, pela simples constatação de suas presenças.

Obrigado.

Carl Sagan

Hoje Carl Sagan estaria completando 77 anos se ainda estivesse vivo, claro. Carl Sagan foi um grande estudioso e divulgador da ciência. Levou ao conhecimento de muitas pessoas a origem do universo, seu ramo específico era a Astronomia. Nascido em Nova Iorque em 9 de novembro de 1934, o astrônomo morreu cedo, com apenas 62 anos, foi acometido por um câncer na medula óssea (mielodisplasia). Seu falecimento aconteceu na cidade de Seattle em 20 de dezembro de 1996.
Com uma formação multidisciplinar, Sagan foi autor de várias obras sobre ciência, dentre elas o COSMOS, que foi transformada em uma premiada série de televisão. Escreveu também OS DRAGÕES DO ÉDEN, pelo qual recebeu o prêmio de Pulitzer de Literatura, escreveu ainda O ROMANCE DA CIÊNCIA, PÁLIDO PONTO AZUL e o O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS: A CIÊNCIA VISTA COMO UMA VELA NO ESCURO.

No ano de 2006, dez anos de morte de Sagan, sua esposa publicou esta nota oficial em seu site oficial:

Cquote1.svgÉ provável que, se você veio aqui para se juntar a mim em um ato de recordação neste décimo aniversário da morte de Carl, você já conheça bem as numerosas realizações científicas e culturais do homem. É provável que você saiba que ele desempenhou um papel principal na exploração de nosso sistema solar, que ele acrescentou algo a nosso conhecimento das atmosferas de Vênus, Marte e Terra, que ele abriu caminho a novos ramos de investigação científica, que ele atraiu mais pessoas ao empreendimento científico que talvez qualquer outro ser humano e que ele era um cidadão consciencioso tanto da Terra como do cosmo. Talvez você seja um dos muitos que foram levemente empurrados a uma trajetória de vida diferente pela atração gravitacional de algo que ele disse ou escreveu ou sonhou. Em minha estimativa parcial, ele era uma figura histórica mundial que nos incentivou a deixar a espiritualidade geocêntrica, narcisista, “sobrenatural” de nossa infância e abraçar a vastidão — amadurecer ao tomar as revelações da revolução científica moderna de coração."

Ann Druyan.


Sagan dizia que existe sempre algo maravilhoso por aí esperando ser descoberto.
Com certeza, Carl Sagan foi algo maravilhoso que passou pelo cosmo.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ocupação da USP

Estudantes da USP são presos depois de não cumprirem a determinação para que desocupassem o prédio da reitoria da USP. O governo do Estado de São Paulo mandou um efetivo de 450 homens, helicópteros, cavalaria de choque para desocupar e prender 70 estudantes. Seria mesmo necessário essa repressão toda?

Futebol carioca em alta

Enquanto o futebol mineiro corre o risco de ter no mínimo 2 times rebaixados para série B, o futebol paulista tendo apenas o Corinthians disputando o título, ficando de fora o Santos (atual campeão Paulista e da Libertadores da América), o São Paulo que durante algumas rodadas também lutou pela liderança, o Palmeiras que depois do segundo turno estagnou com 40 pontos, não vencendo e fazendo uma péssima campanha. O futebol carioca vive um momento ímpar na história recente do futebol brasileiro. Se você pegar de 2009 pra cá, verificará que neste ano o Flamengo foi campeão neste ano, com Adriano e Vagner Love no ataque. Em 2010 foi a vez do Fluminense levantar a taça, tendo Fred como o principal jogador, além de um time muito bem comandado por Muricy Ramalho. Já em 2011, além de Flamengo (55 pontos) e Fluminense (56 pontos), disputando o título novamente, temos também o Vasco da Gama (58 pontos) e o Botafogo (55 pontos) na briga. Apenas 3 pontos estão separando o 5º colocado (Flamengo) do primeiro, que nesse caso é o Corinthians como o mesmo 58 pontos que tem o Vasco, ganhando por critério de desempate em número de jogos vencidos. Numa retrospectiva, os times cariocas mal se sustentavam na principal divisão do Brasileirão, esses últimos 3 anos de futebol carioca é realmente de causar admiração.
Ainda acredito que o Vasco será campeão carioca, assim como foi campeão da Copa do Brasil, tendo assim garantido a vaga na Libertadores de 2012.

Cruzeiro e a série B

O time celeste da capital corre sério risco de ser rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro. O Cruzeiro que no segundo turno venceu apenas um jogo, isso mesmo, eu disse um jogo até o presente momento enfrenta a maior crise de seu futebol na era dos pontos corridos. Acostumado a disputar títulos nesse tipo de campeonato, como o título de 2003, e sempre se classificar para a Libertadores, esse ano de 2011 está sendo muito complicado para o time da raposa. Após a eliminação precoce da Libertadores, o Cruzeiro parece que desaprendeu a jogar futebol. Chegou a ficar em 7º lugar do Brasileirão, mas desde então começou a cair em queda livre. Eu sinceramente não pretendo apagar esta postagem, quero deixar aqui registrado que o Cruzeiro vai cair para série B. Enfrentar o Internacional será uma barreira muito difícil, ainda mais que o Montillo não vai jogar esses 2 próximos jogos. E o mais interessante do Cruzeiro cai para série B será para desmascarar a máfia Perrela que ofusca os verdadeiros interesses do clube. É muito mercenário, lembro-me que antes o Cruzeiro revelava os jogadores, ficavam com estes no mínimo até conquistar algum título para depois vende-lo. A lógica agora mudou, o Cruzeiro revela (vide o caso Dudu), e logo o jogador já é negociado. O jogador Dudu foi destaque no mundial sub-20 e o Zezé Perrela vendeu sem mesmo ter esperado o passe do crack valorizar mais.
Série B, rebaixamento, segunda divisão não é o fim do mundo, às vezes é necessário dar um passo atrás para poder dar vários adiante.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Texto da Prof. Ana Fani

Texto reproduzido no site do jornalista Luiz Carlos Azenha (Viomundo) da professora do Departamento de Geografia da USP, falando sobre a repressão policial no campus da USP:


Lula é diagnosticado com câncer

Apenas três dias depois de completar 66 anos, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma das piores notícias de sua vida, foi diagnosticado um câncer de laringe em seus exames médicos. Lula apesar da notícia, mantém um bom alto astral, já pediu de antemão que os médicos responsáveis pelos tratamento trate a doença com muita transparência, ou seja, o famoso "jogo aberto", sem esconder nada de ninguém.
Neste momento triste, o povo brasileiro se mantém solidário ao presidente Lula, as pessoas reagem a notícia como se fosse alguém muito próximo de suas famílias que tivesse com câncer.
Os únicos que gostaram da notícia foram alguns adversários políticos, como um ex-deputado do PSDB que vangloriou com a triste notícia, dizendo que seria bom se o presidente Lula perdesse a voz, para assim não ter que ouvir o seu discurso e mais coisas repugnantes do tipo. Sinceramente, pessoas assim não são dignas de respirar o ar que respiramos, onde já se viu desejar um mal assim para um ser humano doente. O Lula apesar de tudo, é um ser humano e deve ser respeitado, assim como FHC, Serra independente de suas posições políticas ou preferências partidárias.
Lula está internado desde segunda (31-10-2011) para sessões de quimioterapia no Hospital Sírio Libânes, em São Paulo. Segundo consta informações oficiais, será implantado na veia sunclávia no coração do presidente um reservatório com os medicamentos: TAXOTENE, CISPLATINA E FLUOROURACILA. Esses serão injetados por uma bomba de infusão. Já após fazer a primeira sessão de quimioterapia, Lula segue para o seu apartamento em São Bernardo do Campo. Segundo os médicos, o presidente Lula responde bem ao tratamento que se iniciou ontem.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia Drummond

O poeta mineiro, nascido em Itabira ganhou um dia para celebrar sua obra, o "Dia D", que significa o Dia de Drummond. Essa data também foi escolhida por ser comemorado do dia de seu aniversário. Nascido em 31 de outubro de 1902 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 17 de agosto de 1987, Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, contista e cronista brasileiro.
O que os organizadores pretendem é fazer deste dia, um dia comemorativo de suas obras. Haverá em várias cidades brasileiras e algumas portuguesas, várias exposições com fotos e desenhos deles, filmes sobre o poeta Drummond, a visita a sua estátua localizada num banco na praia de Copacabana, também deve aumentar, apesar da chuva. O poeta Drummond tinha até um verso sobre o seu aniversário:

"O tempo passa? Não passa. São mitos do calendário, tanto ontem, como agora. Teu aniversário é um nascer a toda hora".

7 bilhões no mundo

Oficialmente, hoje dia 31 de outubro de 2011 é o grande dia da chegada do habitante de número 7 bilhões (7,000.000.000) do planeta Terra.
É gente que não acaba mais, diria assim um simples mineiro no interior de Minas Gerais. Mais, o que realmente significa o mundo comportar 7 bilhões de pessoas?
Será exatamente verdade que hoje o mundo receberá o habitante de número heptabiolionésimo. Tenho minha duvidas. Vejo que antes de nos preocuparmos com os números, devemos nos preocuparmos mais com as pessoas. Pois números, são apenas números, já pessoas são muito mais que números...

Mapoteca Digital

Um link que levará você ao conhecimento da história da cartografia mundial. Mapa dos cinco continentes.

31 de outubro 2011

Segunda-feira começa com muita nebulosidade, choveu durante a madrugada e o tempo segue nublado.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Natureza como propriedade privada

Um dos maiores avanço da ciência nos últimos anos foi a Revolução Verde (década de 1960), mas também está sendo o maior atraso do homem em pleno século XXI. Em essência, a Revolução Verde foi uma gama de transformações na forma de se praticar a agricultura em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Houve nesse período mudanças nos códigos genéticos das plantas, melhoramentos em afim de melhorar a produtividade, produção de sementes híbridas, uso de fertilizantes, além de fazer uso de mecanização agrícola e etc. Todo esse aparato tecnológico que estava então chegando ao campo, tinha um viés de produzir alimentos para todas as pessoas do mundo. A partir de então, várias empresas se apossaram da natureza das plantas depois de efetivarem sua modificação genética, adquiriram a tal patente. Por exemplo, a Monsanto produz sementes híbridas, por isso, se um agricultor compra 1 Kg de semente de milho híbrido, ele pagará para ter sementes de qualidade produtiva muito boa, porém de uma única safra, se o agricultor retirar da produção 1/25 da produção de sementes para próximo plantio, ele não produzirá uma espiga sequer, pois a natureza da semente, ou seja, do caroço de milho está geneticamente modificada para não germinar, além de ter que comprar mais sementes para continuar produzindo, ele é obrigado a comprar o herbicida, o fungicida e etc, pois ao adquirir uma semente híbrida, ele é obrigar a levar o pacote, o qual sem, também é inviável a produção . Essa monopolização da agricultura comandada por grandes corporações como a Monsanto, Bayer, dentre outras estão dominando a natureza a fim de benefícios próprios, que é o lucro e com o falso discurso de se produzir para 7 bilhões de pessoas.
Portanto, quando vejo a universidade que eu estudo se misturando com a FAO/ONU, UNESCO vejo no tamanho da hipocrisia que ela esta se enfiando. Digo isso porque, num mundo onde existem 7 bilhões de pessoas, grande nível de produtividade agrícola e ainda ter mais de 970 milhões passando fome, vejo que tudo que fala em produção para matar a fome mundial, não passa de mentiras contadas. Acho que agora é a hora das Ciências Humanas de Forma Geral participar do encontro que ocorrerá na UFV, se inteirarem mais com essas discussões. Milton Santos já dizia que o problema da fome no mundo não é produção, o problema é de distribuição. Não só dos alimentos, que é a necessidade mais básica do ser humano, mas também de outras riquezas, além de cultura e conhecimento, mas isso não de forma imposta, mas de forma a valorizar o que muitos africanos, asiáticos e outros cidadãos do mundo (se é que podemos chamá-los de cidadão) já fizeram como forma de expressão cultural.
Nos dias 18 e 19 de novembro a Universidade Federal de Viçosa realizará o encontro internacional de combate a fome, espero que no mínimo intervenções concretas sobre a questão da fome no mundo, não adianta mais ficar apenas teorizando, fazendo belos discursos, até porque sabemos que isso não enche barriga. Peço que a administração da UFV, juntamente com todos os Departamentos peçam aos líderes mundiais garantias de promessas cumpridas em troca da produção do conhecimento gerado na Universidade Federal de Viçosa.

Chega de Revolução Verde, agora é a hora da Revolução Vermelha.

Willian Waak era informante dos EUA

O jornalista da Rede Globo de Televisão era informante dos EUA, segundo o WikiLeaks. Em um documento de correspondência, o jornalista Willian Waak que apresenta o Jornal da Globo, havia informado sobre os perfis dos candidatos presidenciáveis em 2010. Disse que o Ciro Gomes era o mais preparado, o Serra era "claramente competente" e Dilma era ... incompetente. Sua profecia estava toda errada, pra nossa norte né.
Além de informar sobre questões nucleares realizados no Brasil, como o enriquecimento de urânio que o governo brasileiro realiza.

É muito patriotismo mesmo né, isso que o Lula chama de "complexo de vira-lata", complexo de gente pequena.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A arte de ler

O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria

Mário Quintana

Um homem desestruturado

Um homem que morava no sertão do Rio Grande do Norte tinha uma família pequena, pai de três filhos, era uma típica família brasileira, viviam muito felizes.
Até que um dia o homem decidi pedir demissão do seu emprego, desde então a estrutura da família nunca mais foi a mesma. As filhas continuaram suas caminhadas, sem se extraviarem do caminho, já o menino, que era o caçula, conheceu o mundo das drogas, desde então nunca mais achou o caminho de volta. Primeiro começou usando, para depois ir para o tráfico, uma triste e lamentável decisão, mas por que, um jovem com tanta vida busca esses caminhos tortuosos?

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Assange nega convite do PSDB

É isso mesmo que vocês leram, o fundador do site Wikileaks recusou um convite para participar do congresso da juventude tucana, que acontecerá em Goiânia. Mais é muita ousadia dos tucanos querer convidar um dos homens mais bem informado do mundo para participar de suas políticas neoliberais, compartilhar com o seu jogo sujo. Assange recusou o convite a pediu para que os organizadores do evento retirem o seu nome do mesmo.
Agora só falta a direita falar que o cara é petista.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Série B mais próxima do Cruzeiro.

É moçada, não escondo de ninguém que sou Cruzeirense, esse time já me deu muito orgulho, porém nos últimos anos a coisa vem só piorando para o time celeste. Perdeu a final da libertadores em casa para o Estudiantes, anos passado por pouco não foi campeão brasileiro. Entre altos e baixos, a coisa ficou preta nessa segunda fase do campeonato Brasileiro de 2011. Depois de 8 anos sem ganhar nenhum título de expressão nacional, o time da toca da raposa corre o sério risco de ser rebaixado para a série B do brasileirão, lugar onde o Cruzeiro nunca passou nem de visita. Se o time não se cuidar, se não fizer uma limpeza na diretoria, tirar a família dos Perrelas de lá, não sei aonde esse time vai parar.

Incêndios Criminais

O Parque Estadual do Rola Moça, fica localizado nas proximidades da Região de Belo Horizonte, está ardendo em chamas. Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas tentam apagar o fogo, mas com essa época sem chuva, a mata seca fica muito difícil. Penso que pessoas que atiram fogo contra matas assim, lugares de nascentes importantes que abastecem a vida nas cidades mereciam ser criminalmente condenados, nós sabemos que assim reza a lei, porém na prática não é bem assim que funcionam, portante, se você deparar com alguém tentando colocar fogo nas matas, ou em qualquer outro luga, ligue imediatamente para os bombeiros, ou polícia, sei lá, o que não pode é ficar sem denunciar.

domingo, 11 de setembro de 2011

11 de setembro de 2011

Dez anos se passaram depois dos ataques aos EUA. E as consequências destes ataques são sentidas no mundo todo até hoje em dia. Foram duas guerras e uma terceira, que seria na Líbia. Os EUA pós 11 de setembro usou de prerrogativas muito duvidosas para poder "caçar terroristas", duvidosas até mesmo quanto ao fato em si, ou seja, o atentando terrorista que aconteceu na manhã de 11 de setembro de 2001 ficou muito obscuro, ainda não me entra na cabeça que o país mais rico e mais armada militarmente permitisse que 4 (quatro) aviões - eu disse 4 aviões - fossem sequestrados e arremessados contra os maiores alvos estadunidenses. Ainda hoje o discurso continua o mesmo "Guerra ao Terror" sendo que quem mais difundem essa ideia de terrorismo é o próprio Estados Unidos, estão propagando uma paranoia forever. Se Osama queria enfraquecer os EUA acho que conseguiu, pois hoje o país se mostra muito mais frágil que antes, principalmente em sua economia, pois os gastos com as guerras bateram na casa dos trilhões. Também  perderam muita credibilidade frente a opinião pública mundial com essas invasões que implementaram mundo afora. Vale lembrar ainda que os EUA é o país que mais tem bases militares espalhada pelo mundo, além de manter um arsenal nuclear nunca visto antes no mundo, e talvez seja isso o que mais me preocupa.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Educação de Minas Gerais, mesmo após qualquer tipo de negociação que seja feita com o governador, não será priorizada, não faz parte do modo do PSDB e do DEM de governar. Mesmo o Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que minas pague o piso nacional, o governador Anestesia insiste em desobedecer a determinação da Lei. É mesmo um legítimo fora da Lei. O que me deixa mais triste é ver que pessoas como Anastasia, José Serra, Alkmim, FHC, um dia comandou/comandam o Brasil. A pouco tempo o Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, irmão do Ciro Gomes disse que professor se quisesse ganhar mais deveriam escolher outra profissão, ou então dar aula na rede particular. Uma declaração dessa por parte de um governador deveria gerar processo na justiça, um homem público não deveria desmerecer qualquer trabalhador público, muito menos a nobre profissão de professor.

O Problema do Brasil é crônico e quem tem o poder de melhorar o país é o povo, este sim é quem escolhe as pessoas que nos representam, a Educação tem que ser prioridade do povo e dos políticos. Vamos escolher pessoas que se comprometam com a Educação.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Vargas

Hoje dia 24 de agosto completam 57 anos da morte de Getúlio Vargas. Getúlio foi o presidente que mais governou o Brasil, no primeiro momento foi de 1930 até 1945 ininterrupto, depois voltou a ser presidente de 1951 até se suicidar em seus aposentos no Palácio do Catete. Sua morte se deu no momento em que a oposição a Getúlio mais se acirrou, seu maior adversário: a imprensa na figura de Carlos Lacerda.

sábado, 13 de agosto de 2011

Artigo interessante

“Muitas pessoas são outras pessoas, seus pensamentos geralmente são as opiniões dos outros, suas vidas uma imitação e suas paixões uma citação” Oscar Wilde

Você valoriza sua visão? Mas e se sua visão for danificada? Como você se sentiria? E se você ficasse cego? O que você faria? Mas espere, e se eu te disser que a sua visão está danificada por que não consegue enxergar o que está a sua frente? E o mais importante, você quer ver?


Eu gostaria de compartilhar algumas coisas com vocês, algo para se pensar, porque onde há escolha, há liberdade, devemos ter em mente que quanto menor for a nossa percepção, mais cegos ficaremos e se quisermos enxergar novamente, devemos expandir nossa percepção. Precisamos entender que: A realidade é muito mais complexa do que foi ensinado.


Mas antes de qualquer coisa, devo avisá-los, o que eu ofereço aqui nada mais é do que algo para se ler, pensar sobre o assunto e espalhar. Como o caráter deste ensaio é voltado à reflexão, não haverá muitas provas concretas neste primeiro, meu propósito é fazê-lo aos poucos aceitarem a parcela da verdade que estão escondidas de vocês e que assim possam como eu, fazerem suas próprias pesquisas, pois ainda temos tempo para fazê-lo.

Você consegue superar a sua programação?



Superar aquilo que obstruiu a sua visão como escolas, televisão, internet, rádio e religião. Fatores que contribuíram para a nossa cegueira. As funções dessas coisas nada mais são do que dispositivos retardatários intelectuais e espirituais que nos deixam alienados, nos cooptando a aceitar valores impostos por forças que não podemos nem imaginar ou até podemos, mas achamos que são meras histórias de filme ou livros para nos entreter enquanto estamos ocupados demais com nosso trabalho que nos suga ou com a péssima qualidade do ensino, o futebol ou o que irá acontecer no próximo capítulo da novela.

E que são nossa única fuga para buscar uma forma de entretenimento, que infelizmente não acrescenta em nada na sua vida e te deixa em um estado de alienação, mas que está lá para distrair a sua cabeça e o impede de desenvolver um senso crítico do que está ao seu redor, claro que você deve estar se perguntando se talvez a solução esteja em livros, eu digo que está, mas não nos livros da moda, a famosa categoria “Auto-ajuda” que faz com que você gaste dinheiro e tempo para no fim perceber que nada como uma conversa ou reflexão não resolvesse. O que estou querendo dizer é que no fim, inconscientemente estamos nos tornando mais e mais dependentes destes tipos de artifícios criados como válvulas de escape e no fim continuamos a dar voltas em círculos.

Mas e se eu também lhe falasse que desde o seu nascimento você foi programado a pensar sob parâmetros de percepção limitados intelectual, mental e espiritualmente que nossa percepção mental caiu tanto que apenas nos atemos ao básico de ação e reação, o que isso significa? Que muitos de nós fomos reduzidos a autômatos sem mentes apenas capazes em reagir às pessoas e informação sem o cuidado de se construir um processo intelectual concreto. Ou seja, não possuímos mais auto-análise de nós mesmos ou do mundo que nos cerca, apenas aceitamos o que é imposto, um exemplo é o ensino que dificilmente nos faz refletir sobre determinados assuntos, nós apenas recebemos a informação e a reproduzimos para o papel.

Essa nossa inabilidade de enxergar nos mantém em estado de ignorância e nos faz crer que já sabemos tudo aquilo que é necessário saber sobre toda a origem da vida na terra e termos um conceito muito simples do que realmente somos. O ser humano é muito mais complexo e poderoso do que lhe foi ensinado e não pense que essa ignorância é auto-criada, ela é criada por um sistema que controla o mundo. E este sistema mundial tem um vasto poder de induzir desejos que partem desde a idéia do materialismo desenfreado, o gosto pela luxúria e sermos amantes de um falso poder que jamais iremos alcançar. Mas quem é este sistema? Quais são seus objetivos? E quem criou esse sistema?

Antes de qualquer coisa gostaria de dar uma definição sobre sistema:

Sistema SM 1. Conjunto de elementos, entre os quais haja alguma relação. 2. Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que formam estruturas organizadas. 3 Reunião de elementos naturais da mesma espécie. 4. Método, plano. 5. Modo, jeito. 6. Modo de governo, de administração, de organização social.

O sistema é tudo o que está a sua volta tudo o que foi criado ou que existe e que te mantenha inserido dentro dele, é um mundo regido pelas leis-regras, sendo produto direto das instituições governamentais. Ele se manifesta sob diversas formas: como a religião, as instituições financeiras, o ramo do entretenimento e o governo são algumas das formas na qual o sistema se manifesta.

O sistema é baseado no poder, imagem, medo, não tolera questionamentos e odeia quem consegue ser ele mesmo, criam dependentes e os controla, faz com que você viva em um mundo que acha que vive ou tenta viver. O sistema força o indivíduo a se programar desde o seu nascimento e te torna um escravo, mas de forma sutil, imperceptível e não como antigamente.

Vale dizer que imposição pelo medo vem desde a antiguidade, podemos colocar os egípcios, os gregos, romanos, ingleses, americanos, etc. Cada um deles fez uso da força e repressão como Napoleão, Stalin, Hitler, Mao Tse Tung e Idi Amin ou pela autoridade divina como faziam os faraós que alegavam serem deuses na terra ou como os imperadores da idade média em parceria com a Igreja Católica que colocavam o rei como ligação direta com Deus e privando o povo de adquirir conhecimento, pois era heresia.

Mas e hoje em dia será que essa imposição não existe? Acredito que você deva sentir um pouco de medo de refletir e conseguir descobrir o que está por detrás da matrix por medo das pessoas lhe acharem louco, mas a normalidade é uma mera questão de estatística, explicando melhor, você é apenas normal porque acredita e age como os outros, mas e se de uma noite para o dia todos mudassem os seus hábitos e costumes e você fosse à única pessoa a manter suas crenças, quem seria o louco?

Você pode até pensar que nada lhe é imposto, mas eu posso dizer que existem formas de imposição e uma delas vem através da sugestão, esse sistema não precisa mais fazer como em regimes Stalinistas ou Hitleristas, eles podem usar o público ingênuo e bem treinado para exercer este tipo de opressão, pois como a maioria já está influenciada por eles e estão ocupadas demais para pensar nisso. Quem nunca teve medo de não ser aceito e teve que abrir mão das suas convicções?

Esse sistema que nos faz crer que sem ele, bilhões de pessoas ficariam sem as necessidades básicas, mas quais são estas necessidades? Do que você necessita? O sistema dita que o consumo por quinquilharias e inutilidades é um sinal de status e acabamos por interpretar isso como o sentido da vida, como disse anteriormente, desenvolvermos um gosto pelo materialismo.

Hoje não é mais necessária uma lei marcial de caráter ditatorial, você já é oprimido pelas próprias pessoas, que possuem uma opinião pré-definida, agora imagine que você comece a enxergar o que está por trás do véu da ilusão e não se contente mais com a margem do rio e se aprofunde nele, será que você seria capaz de suportar que certas verdades são devidamente maquiadas para que se pense que é apenas historinha? E o que você faria se percebesse o quanto isso influenciou a ser o que é? Ver os outros ainda vivendo dentro desta ilusão e ficarem mais e mais dependentes dela, como se fosse uma droga e você tenta alerta-los da mentira que eles estão vivendo, mas eles te ridicularizam e lhe chamam de conspiracionista, maluco ou uma pessoa frustrada na vida? Afinal, as pessoas que vivem nesta mentira inconscientemente criam uma defesa mental em prol de defender o seu mundinho sem se dar conta do que está acontecendo.

Aceitamos os valores e mudamos de acordo com a vontade deles, através da mídia, entretenimento ou opinião pública, mas parcialmente sabemos ou sentimos que existe algo de errado, mas muitos de nós perdemos a autonomia dos nossos atos e deixamos tudo nas mãos deles, porque eles agüentam a culpa, quantos de nós já ouvimos alguém dizer que a culpa é do governo? Será que não temos grande parte desta responsabilidade? Uma pessoa condicionada acredita que já existe muita responsabilidade para ela, como sua carreira, seus estudos, o que vai fazer no fim de semana e por ai vai, então podemos dizer que por mais que este sistema (governo, religião, entretenimento e educação) seja falho, nós alegremente damos nossas rédeas para ele. E ele nos cria como bebes, pois não suportamos este fardo, então nos são fornecidos estes mecanismos para nos distrairmos e não possamos perceber o que está a nossa volta.

Pensem bem, proteção também pode ser interpretado por controle.

Se você conseguiu refletir sobre o que está escrito até agora, então nota-se que existe um grande esforço é despendido para fazer as pessoas acreditarem que elas têm total controle sobre suas vidas. Como eu disse anteriormente nós sentimos que existe algo errado, mas sem perceber precisamos dessa ilusão de auto-suficiência, para não nos sentirmos controlados.

Como isso?

Através do condicionamento,

Condicionar v.t. 1. Por ou impor condições a. 2. Estabelecer como condição. 3. Habituar-se a condições novas.

Vamos fazer uma breve reflexão sobre como eram os valores e comportamentos há dez anos, simplificando, imagine-se uma criança de 12 anos e tente lembrar-se de como eram os hábitos da sua época, agora olhe para uma criança de 12 anos e perceba como o comportamento está muito diferente, não quero comparar as diferenças tecnológicas. Nossa sociedade vem experimentando mudanças de comportamento em uma ampla variedade de assuntos. Existe uma técnica para isso, é o chamado plano das seis etapas:

Etapa 01. Alguma prática tão ofensiva que nem deveria ser discutida em publico é defendida por um especialista respeitado em um foro respeitável;

Etapa 02. A princípio, o público fica chocado, depois indignado;

Etapa 03. No entanto, o simples fato que tal coisa tenha sido debatida publicamente torna-se o assunto do debate;

Etapa 04. No processo, a repetição prolongada do assunto chocante em discussão gradualmente vai anulando seu efeito;

Etapa 05. As pessoas não ficam mais chocadas com o assunto;

Etapa 06. Não mais indignadas, as pessoas começam a debater posições para moderar o extremo, ou aceitam a premissa, procurando os modos de atingi-la;

Vou citar alguns assuntos que já foram abordados em revistas, novelas e jornais para que entenda como o público gradualmente vai aceitando essas condições:

Suicídio e eutanásia; O sistema visa convencer as pessoas de que matarem a si próprias para beneficio pessoal ou da sociedade é uma boa idéia. Você é convencido de que é seu direito morrer com “dignidade” e controlar sua hora final. O ato de suicidar-se foi banalizado pelos filmes e canções.

Aborto; Hoje em dia não arcamos com as responsabilidades dos nossos equívocos, visando o tão sonhado plano de carreira ou por medo da não aceitação das pessoas que nos cercam e simplesmente eliminamos o problema, ou melhor, uma vida inocente.

Alguns outros exemplos como infanticídio, aniquilação da África e canibalismo.

Com qual objetivo o sistema/mídia vem construindo estas idéias? Seriamos um punhado de ratos de laboratório para que algo maior se concretize e precise de nossa aceitação? E o que seria esse algo maior?

Alguns céticos que lerem este ensaio poderão dizer que essas “novas tendências”, é apenas a evolução do pensamento ou estamos migrando para novos patamares ideológicos, mas pense por um instante, que tipo de ascensão intelectual é essa que faz com que seja normal o derramamento de sangue não haja sensibilidade? Que mentes modernas são essas que conseguem desenvolver tecnologia suficiente para produzir alimentos e tantas pessoas passam fome? Que grau tão elevado de inteligência é esse que faz com que ainda nos comportemos como animais e faz com que sejamos um punhado de bípedes controlados e mórbidos?

Devemos ser resolutos em nossa intenção de enxergar e você só vai ver se esta for a sua intenção. Pois a realidade é muito mais complexa do que nos ensinaram, há infinitas interações, causa e efeito através do universo durante toda a dimensão que nos impacta de maneira profunda e nossa cegueira é o maior estratagema para sermos controlados.

Uma ultima pergunta:

O quanto será que você acha que é livre? Você consegue distinguir até onde se limita o seu livre arbítrio e onde agimos de acordo com as informações que recebemos a vida toda e enxergar quais tipos de informações são essas? Resumindo, até onde você é manipulável? E lembre-se, você é aquilo que te influência, basta apenas entender isso.

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”.

Oscar Wilde


Contribuição de Homem Risonho

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"Não é crise, é que já não te quero mais"

Por Manuel Castells, La Vangardia. Tradução por Cauê Seigner Ameni, no Outras Palavras

Quando milhares de [jovens] indignados, [que ocuparam as praças da Espanha], tiram de foco a “crise” e atacam diretamente o sistema que produz tantos desarranjos, estão sustentando algo importante. Querem dizer que é preciso ir à raiz dos problemas, olhar para suas causas. Porque se elas persistirem, continuarão produzindo as mesmas consequências.

Mas de que sistema falamos? Muitos diriam capitalismo, mais é algo pouco útil: há muitos capitalismos. Precisamos analisar o que vivemos como crise para entender que não se trata de uma patologia do sistema,mas do resultado deste capitalismo. Além disso, a critica se estende à gestão política. E surge no contexto de uma Europa desequilibrada por um sistema financeiro destrutivo que provoca a crise do euro e suscita a desunião europeia.

Nas ultimas décadas, constituiu-se um capitalismo global, dominado por instituições financeiras (os bancos são apenas uma parte) que vivem de produzir dívida e ganhar com ela. Para aumentar seus lucros, as instituições financeiras criam capital virtual por meio dos chamados “derivativos” [ou, basicamente, apostas na evolução futura de todo tipo de preço]. Emprestam umas às outras, aumentando o capital circulante e, portanto, os juros [e comissões] a receber. Em média, os bancos dispõem, nos Estados Unidos ou na Europa, de apenas 3% do capital que devem ao público. Se este percentual chega a 5%, são considerados solventes, [em boa saúde financeira]. Enquanto isso, 95% [do dinheiro dos depositantes] não está disponível: alimenta incessantemente operações que envolvem múltiplos credores e devedores, que estabelecem relações num mercado volátil, em grande parte desregulado.

Diz-se que umas transações compensam umas às outras e o risco se dilui. Para cobrir os riscos, há os seguros – mas as seguradoras também emprestam o capital que deveriam reservar para fazer frente a sinistros. Ainda assim, permanecem tranquilos, porque supõem que, em ultima estancia, o Estado (ou seja, nós) vai salvá-los das dívidas – desde que sejam grandes o suficiente [para ameaçar toda a economia]… O efeito perverso deste sistema, operado por redes de computadores mediadas por modelos matemáticos sofisticados, é: quanto menos garantias tiverem, mais rentáveis (para as instituições financeiras e seus dirigentes) as operações serão. E aqui entra outro fator: o modelo consumista que busca o sentido da vida comprando-a em prestações….

Como o maior investimento das pessoas são suas próprias casas, o mercado hipotecário (alimentado por juros reais negativos) criou um paraíso artificial. Estimulou uma industria imobiliária especulativa e desmesurada, predadora do meio ambiente, que se alimenta de trabalhadores imigrantes e dinheiro emprestado a baixo custo. Diante de tal facilidade, poucos empreendedores apostaram em inovações. Mesmo empresas de desenvolvimento tecnológico, grandes ou pequenas, passaram a buscar a autovalorização no mercado financeiro, ao invés de inovar. O que importava não eram as habilidades e virtudes da empresa, mas seu valor no mercado de capitais. O que muitos “inovadores” desejavam, na verdade, é que sua empresa fosse comprada por uma maior. A chave desta piramide especulativa era o entrelaçamento de toda essa divida: os passivos se convertiam em ativos para garantir outros empréstimos. Quando os empréstimos não puderam mais ser pagos, começou a insolvência de empresas e pessoas. As quebras propagaram-se em cadeia, até chegar no coração do sistema: as grandes seguradoras.

Diante do perigo do colapso de todo o sistema, os governos salvaram bancos e demais instituições financeiras.

Quando secou o credito às empresas, a crise financeira converteu-se em crise industrial e de emprego. Os governos assumiram o custo de evitar o desemprego em massa e tentar reanimar a economia moribunda. Como pagar a conta? Aumentar os impostos não dá votos. Por isso, recorreram aos próprios mercados financeiros, aumentando sua já elevada dívida pública. Quanto mais especulativas eram as economias (Grécia, Irlanda, Portugal, Itália, Espanha) e quanto mais os governos pensavam apenas no curto prazo, maior eram o gasto público e o aumento da dívida. Como ela estava lastreada por uma modea forte – o euro –, os mercados continuaram emprestando. Contavam com a força e o crédito da União Europeia. O resultado foi uma crise financeira de vários Estados, ameaçados de falência. Esta crise fiscal converteu-se, em seguida, numa nova crise financeira: porque colocou em perigo o euro e aumentou o risco de países suspeitos de futura insolvência.

Mas quem quebraria, se fossem à falência os países em condições financeiras mais precárias, eram os bancos alemães e franceses. Para salvar tais bancos, era, portanto, preciso resgatar os países devedores. A condição foi impor cortes nos gastos dos Estados e a redução de empregos em empresas e no setor público. Muitos países – incluindo a Espanha – perderam sua soberania econômica. Assim chegaram as ondas de demissões, o aumento do desemprego, a redução de salários e os cortes nos serviços sociais. Coexistem com lucros recordes para o setor financeiro. Claro que alguns bancos perderam muito, e terão de sofrer intervenção do Estado – para serem, em seguida, reprivatizados. Por isso, os “indignados” afirmam que o sistema não está em crise. O capital financeiro continua ganhadondo, e transfere os prejuízos à sociedade e aos Estados. Assim se disciplinam os sindicatos e os cidadãos. Assim, a crise das finanças torna-se crise política.

Por que a outra característica-chave do sistema não é econômica, mas política. Trata-se da ruptura do vinculo entre cidadão e governantes. “Não nos representam”, dizem muitos. Os partidos vivem entre si e para si. A classe política tornou-se uma casta que compartilha o interesse comum de manter o poder dividido entre si mesma, através de um mercado político-midiatico que se renova a cada quatro anos. Auto-absolvendo-se da corrupção e dos abusos, já que tem o poder de designar a cúpula do Poder Judiciário.

Protegido desta forma, o poder Político, pactua com os outros dois poderes: o Financeiro e o Midiático, que estão profundamente imbricados. Enquanto a dívida econômica puder ser rolada, e a comunicação controlada, as pessoas tocarão suas vidas passivamente. Esse é o sistema. Por isso, acreditavam-se invencíveis. Até que a surgiu a comunicação autônoma e as pessoas, juntas, perderam o medo e se indignaram. Adonde ván? Cada um tem sua ideia, mas há temas em comuns. Que os bancos paguem a crise. Controle sobre os políticos. Internet livre. Uma economia da criatividade e um modo de vida sustentável. E, sobretudo, reinventar a democracia, a partir de valores como participação, transparência e prestação de contas aos cidadãos. Porque como dizia um cartaz dos indignados: “Não é que estamos em crise. Es que ya no te quiero”.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

TV e a Educação

Muitos programas educacionais que apresentam uma boa qualidade, que dê pra tirar proveitos desses programas passam de madrugada, ou então muito cedo. A Televisão brasileira não está preocupada em passar conteúdos que sejam úteis para a população brasileira e sim passar programas que dão audiência (retornos financeiros), o famoso besteirol. Vejamos os BBB's da vida, a Fazenda, casos de família, caldeirão do huck e por aí vai... Por que até hoje não temos nenhum programa que mostre a realidade da vida nas escolas públicas? Algo voltado a mostrar para a população brasileira a importância desse ambiente na formação do cidadão enquanto individuo social? Não é do interesse de quem financia a televisão que questões como educação de qualidade seja debate do dia-a-dia dos brasileiros. A população precisa se informar mais sobre a importância da educação na formação social de seus filhos, é preciso que pais, alunos, professores e todos os outros funcionários da escolas se unam por um objetivo comum, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE JÁ!!! O país não pode esperar mais, será que existe uma luz no fim do túnel? Eu como educador acredito no poder de transformação da educação na vida das pessoas. É preciso que mais pessoas tenham essa mesma visão. E minha luta diária é com essa temática, o envolvimento de todos por uma educação decente!!!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Nota de falecimento

Rituais de magia branca de olhos azuis e amarela de olhos puxados ainda tentarão dar sobrevida ao defunto inutllmente. Seus comparsas da mídia golpista tentarão ocultar o cadáver, mas a sociedade conectada, o quinto poder, irá mostrar a todos onde esta o corpo fétido.

O establishment irá negar enfáticamente sua culpa no assassinato:

- Foram os emergentes!

- Foram os emergentes!

Eles dirão na mais manjada estratégia Maquiavélica, afinal o Inferno são os outros, ja dizia Sartre.

Seus orfãos, os Bancos e Mega Corporações, irão tentar, através do legado da privataria promovida pelo neoliberalismo, instalar o "neocolonialismo", tentando extrair vorazmente da “turma de baixo” suas riquezas. Entretanto o povo de baixo já não é mais tão subserviente ao império e a queda 2.0 da nobreza colocará o mundo de cabeça para baixo.

O capitalismo cognitivo, onde as pessoas(e não o dinheiro) são o centro, vazará de baixo para cima, trocando o "sistema operacional" da sociedade como profetizou Rushkoff e veremos uma profunda e gratificante mudança na sociedade, onde o pensar e agir coletivo é a normalidade como bem diz Shirky.

---

A nota acima foi inspirada pelo infográfico da divida americana, que mostra a divida total de 114,5 trilhões de dolares. Segundo o infográfico, um cidadão médio levaria 92 anos para acumular U$ 1 milhão, logo seriam necessário que 114.500.000 de americanos trabalhem a vida toda para pagar a dívida. Como a estimativa de vida do Americano está em 78 anos, uma regra de três simples nos leva ao número de 135.051.282 cidadãos, o que equivale a quase 44% da população Americana. Some-se a isto a crise que assola a Europa, onde a dívida impagável da Grécia é apenas a ponta do Iceberg e veremos um quadro dantesco.

Thomas Greco em seu livro "The End of Money and the Future of Civillization" já preconizava isto, afinal o capitalismo vive de endividamento, somos todos endividados e não prósperos, estamos sempre trocando de dívidas e isto leva a um ponto onde o endividamento se torna uma escala logarítmica que tende ao infinito, promovendo uma verdadeiro "stall".

Então prepare-se vamos entrar em uma grande turbulência, a aeronave vai cair, mas muitos sobreviverão...

https://www.facebook.com/notes/joao-carlos-caribe/nota-de-falecimento/10150320520172386?notif_t=note_reply

sábado, 30 de julho de 2011

Foi dado o pontapé inicial para a Copa do Mundo de 2014 que acontecerá aqui no Brasil. Tadeu Shmit e Fernando Lima são os chefes de cerimômia, conduzindo o evento de sorteio que custou a bagatela de 30 milhões de reais (quem vai pagar a conta?). Tudo bem, isso a gente vê depois, mas vamos ao evento, a Presidente Dilma se recusou a dividir palco com o Ricardo Teixeira, visto que este está envolvido em escandalos de corrrupção. A insatisfação com o senhor Ricardo Teixeira é tanta que existema manifestações na WEB 2.0 e também nas ruas do Rio de Janeiro, pedindo a sua saída. O primeiro a falar foi Blatter, presidente da FIFA, destacou a importância da Copa do Mundo para o Brasil, depois a presidente Dilma falou, não fez rodeios para agradar ninguém, destacou a importancia do Evento para o país e para a população, garantiu que fará de tudo para que a Copa seja um sucesso. No momento os jogadores Cafú e Neymar foram chamados para ajudar a pegar as bolinhas com os nomes dos países que estão sendo escolhidos para disputar entre eles. O primeiro continente que está sendo sorteado é o africano. São 52 para o sorteio. Serão classificadores depois das eliminatórias apenas 5 países africanos, esses 5 que participarão da Copa do Mundo de 2014.
Começou agora os sorteio do Grupo da Ásia.
Depois atualizarei mais notícias sobre a Copa.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Rodada de quarta-feira

Está rodada do Campeonato Brasileiro foi repleta de gols, somente no jogo do Santos e Flamengo que aconteceu na Vila Belmiro foram 9 gols. Começando pelo Santos e Flamengo, até os 32 minutos do primeiro tempo o Santos vencia o Rubro Negro por três a zero, com uma pintura de gol feita por Neymar, um gol antológico. Teve ainda um penault que Elano bateu de cavadinha e o goleiro do Flamengo defendeu e ainda fez embaixadinha após a defesa, logo o Elano que já havia perdido um gol pela Copa América, jogando na Seleção Brasileira. O Flamengo reagiu e ainda no primeiro tempo fez os três gols de empate. No segundo tempo o santos fez o quarto gol com Neymar, depois Ronaldinho cobra falta rasteira, engana e barreira e coloca a bola no fundo da rede. Novamente com o jogo empatado Ronaldinho chuta uma bola cruzada rumo ao gol que encontrou o fundo da rede, graças ao desvio de um zagueiro santista.

O São Paulo foi ao Couto Pereira e venceu o Coritiba por 4 x 3. O time paulista saiu ganhando o jogo por 4 x 0, mas permitiu uma boa reação do Coxa que conseguiu assustar o São Paulo, marcando 3 gols na partida.

O Atlético Mineiro venceu o Fluminense em Ipatinga, jogando no estádio do Ipatingão, o jogo ficou em 1 x 0 com gol de estreante, André, ex-Santos marcou de cabeça para o time do Galo.

O América Mineiro empatou com o Grêmio lá em Porto Alegre depois de começar o jogo vencendo por 1 x 0 cedeu o empate para o time da casa.

Palmeiras venceu o Figueirense por 1 x 0.

O Cruzeiro perdeu para o Atlético Goianiense fora de casa por 2 x 0, o Cruzeiro gosta muito de ressuscitar defunto, nunca vi.

Ah, os outros não lembra mais quem jogou.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Novela CBF

Está rolando uma campanha no Twitter pedindo que o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o senhor Ricardo Teixeira deixo o cargo. Existe uma indignação por parte da população brasileira frente a esse cidadão que está no comando da CBF desde que eu me entendo por gente (27 anos de idade), o que também está pesando agora são denuncias de corrupção do senhor Ricardo Teixeira. No Twitter os usuários deste microblog estão com toda força colocando as tag's #foraricardoteixeira, # adeusrt #e o #foraoficial.

Agora é esperar pra ver se alguma atitude será tomada, eu não sou pessimista, mas vejo que isso não vai dar em nada, o homem parece intocável. Isso é um absurdo, ele parece dono do Futebol Brasileiro.


Engenheiro Agronoma

Minha namorada Emília acaba de receber o título de Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa. Estudante de dedicação, foi uma aluna excelente, dedicou ao curso por longos cinco anos e meio, agora em Julho de 2011 colou grau. Ela foi obrigada a fazer o curso em um tempo maior, pois em meio a graduação ela também foi aprovada em concurso público, nesta mesma instituição, pois foi obrigada a pegar menos matéria, já que havia uma expectativa de assumir o trabalho mesmo antes de terminar a graduação.

Vejo que sua vontade de vencer é também o meu combustível que me faz correr para vencer.

Desejo a você Emília toda felicidade do Mundo. Bjs e Te Amo.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia do Escritor

Parabéns a todos e todas escritores pelo dia de hoje, onde comemora-se o dia do escritor. Se observarmos com atenção perceberemos que todos nós somos escritores, de uma forma ou de outra, com o advento da internet estamos escrevendo algo todos os dias. Contamos e mostramos nosso ponto de vista das coisas, damos nossas opiniões, a internet nos proporcionou uma liberdade de expressão que nenhum outro meio tecnológico havia possibilitado.

Então, mais uma vez parabéns pelo dia do escritor.

sábado, 23 de julho de 2011

Morte de AmyWinehouse

A cantora que estava fazendo sucesso foi encontrada morte em seu apartamento em Londres. A perícia foi chamada no local por volta das 16: 00, onde se encontrava o corpo da cantora, apesar de não ter concluído a causa da morte, ainda nada foi divulgado, muitos fãs e a imprensa acredita que Amy tenha tido uma overdose, já que ela nunca fez questão de esconder seu vício. Amy usava grande quantidade, era dependente química. Morreu aos 27 anos como outros tantos famosos do meio musical. Jimi Hendrix, Janis Joplin, Kart Cobain, Jim Morrison. Lamentável uma pessoa tão talentosa e jovem morrer por causa de uma substância química.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Vale Cultura

Estava aqui pensando com os meus neurônios. Uma boa administração pública do país poderia pensar em distribuir um vale cultura para todos os estudantes brasileiros. Um quantia em dinheiro que poderia até mesmo ser personalizada, não permitindo ao estudante gastar em outra coisa que não seja relacionando a cultura e educação. Eu por exemplo, estudo em uma universidade gratuita, mas não tem dinheiro muita das vezes para fazer um bandeijão, quem dirá pra ir até uma livraria e comprar um livro que me agrade. Ou seja, o que estou querendo dizer com isso, os nossos governantes deveriam pensar políticas que beneficiassem o processo ensino-aprendizagem com propostas claras de ajuda, de comprometimento com a Educação, ao invés de propor aberrações como esse tal kit gay, um dinheiro totalmente desnecessário visto que o projeto apresenta uma discussão que na faixa de idade proposta não cabe ao Ministério da Educação discutir, é uma coisa que tem que ser discutida em casa, é um assunto muito familiar na faixa de idade proposta pelo MEC.
Temos outras prioridades que não são atendidas, tratadas com o maior descaso do mundo. Houve evolução na Educação Brasileira, sim, houve, contudo ainda há um longo caminho a ser percorrido. O Brasil se desponta nesse início de século ser uma das economias mais sólida em expansão e crescimento no mundo, mas de nada disso irá adiantar se nesse intervalo de crescimento economico, não investirmos em saúde e educação.

Perguntes complexas

As duas coisas mais complexas que a mente humana tenta entender, uma é a própria mente, como o cérebro funciona, a outra é como surgiu o Universo, de onde surgiu e perguntas desse tipo.
Seria o Universo uma criação da nossa própria mente? O que é real e o que é apenas imaginado?

terça-feira, 12 de julho de 2011

Médica racista

É lamentável assistirmos cenas como essa mostrada nesse link, copie e cole na barra do seu navegador (http://www.youtube.com/watch?v=8zYDkyY-dpo&feature=player_embedded). Uma médica de nome Ana Flávia Pinto Silva que estava com sua lua de mel marcada para Argentina, chegou na hora em que o voo partiu do Aeroporto em Sergipe e ficou brava com o funcionário da GOL, que mesmo se fosse culpado, não justificaria tamanho desrespeito a sua pessoa. O funcionário Diego José Gonzaga, relatou que se sentiu humilhado diante seus colegas de trabalhos e de usuários do aeroporto por essa "médica". Ela o chamou de nomes como "morto de fome", que o seu dinheiro não dava nem pra comprar feijão, "Nego" dentro outros xingamentos. O marido da médica ainda tentou acalma-la, mas não conseguiu, a mulher estava descontrolada e queria a qualquer custo colocar a culpa em alguém. É uma situação muito constrangedora, essa "dotora" pensa que é quem para se achar melhor que o humilde funcionário da GOL? O corpo é apena um artifício de algo muito maior que nenhum de nós consiguirá explicar. Somos feito de carne e osso, mas possuímos algo maior, possuímos alma. Portanto não julgue a natureza por utilizar de diferentes pigmentos de pele para "distinguirmos uns dos outros". Esse papo de racismo acabou, já não convence ninguém a respeito de ser superior ou inferior ao outro. Rither levou o mundo a Segunda Guerra Mundial utilizando de uma falso discurso de raças. Não existe o conceito de raça humana, nosso DNA é o mesmo tá doutora!?
A medicazinha foi condenada pelo Tribunal de Justiça de Sergipe a pagar uma indenização de R$10 mil reais ao funcionário do aeroporto. Ainda não poderá sair de sua residência após as 22h e não poderá ficar fora de seu Estado por mais de 30 dias.

Pelo que essa moça fez, ficou barato. Deveria prestar muito serviço comunitário.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Enfim, de férias

Até que enfim o tão esperado final de período chegou ao fim. Agora finalmente poderei descansar de férias da universidade. Estou livre para poder pensar melhor, vou poder atuar melhor nesse espaço que eu ainda considero mal utilizado. Pretenda escrever alguns artigos simples aqui, fazendo a atual conjuntura política do país, já que temos dois ministros do Governo Dilma que caíram, apos denuncias de corrupção envolvendo suas pessoas e seus ministérios. Pretendo falar de esportes, Copa América, Campeonato Brasileiro, América Latina e América do Sul, dentre vários outros assuntos, seguindo a proposto do nome deste Blog " Diversos". Preciso passar para os leitores mais credibilidade naquilo que escreve aqui. Bom até Agosto terá muita água para passar por baixo dessa ponte. Então, aguardem novidades.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Que rodada do Brasileirão.

A rodada do Brasileirão desta quarta-feira está pegando fogo. Começando pelo Cruzeiro que venceu o Grêmio na Arena do Jacaré em Sete Lagoas por 2 X 0. O Montillo marcou dois golaço.
O Atlético Mineiro está até o momento tomando de 3 X 0 do Ceará lá em Fortaleza.
Corinthians vence o Vasco por 2 X 1 de virada no Pacaembu.
Flamengo vence o São Paulo por 1 X 0 e assume a vice liderança do campeonato, ficando atrás do Timão.
Bahia e Avaí empataram em 2 X 2.
Uma rodada marcada por grandes jogadas e golaços.

Carta de recusa ao prêmio da PNBE de Amanda Gurgel

Natal, 2 de julho de 2011

Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,

Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio de 2011 na categoria Educador de Valor, “pela relevante posição a favor da dignidade humana e o amor a educação”. A premiação é importante reconhecimento do movimento reivindicativo dos professores, de seu papel central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática situação na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acarretado uma inédita desvalorização do trabalho docente. Os salários aviltantes, as péssimas condições de trabalho, as absurdas exigências por parte das secretarias e do Ministério da Educação fazem com que seja cada vez maior o número de professores talentosos que após um curto e angustiante período de exercício da docência exonera-se em busca de melhores condições de vida e trabalho.

Embora exista desde 1994 esta é a primeira vez que esse prêmio é destinado a uma professora comprometida com o movimento reivindicativo de sua categoria. Evidenciando suas prioridades, esse mesmo prêmio foi antes de mim destinado à Fundação Bradesco, à Fundação Victor Civita (editora Abril), ao Canal Futura (mantido pela Rede Globo) e a empresários da educação. Em categorias diferentes também foram agraciadas com ele corporações como Banco Itaú, Embraer, Natura Cosméticos, McDonald's, Brasil Telecon e Casas Bahia, bem como a políticos tradicionais como Fernando Henrique Cardoso, Pedro Simon, Gabriel Chalita e Marina Silva.

A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e personalidades. Minha luta é igual a de milhares de professores da rede pública. É um combate pelo ensino público, gratuito e de qualidade, pela valorização do trabalho docente e para que 10% do Produto Interno Bruto seja destinado imediatamente para a educação. Os pressupostos dessa luta são diametralmente diferentes daqueles que norteiam o PNBE. Entidade empresarial fundada no final da década de 1980, esta manteve sempre seu compromisso com a economia de mercado. Assim como o movimento dos professores sou contrária à mercantilização do ensino e ao modelo empreendedorista defendido pelo PNBE. A educação não é uma mercadoria, mas um direito inalienável de todo ser humano. Ela não é uma atividade que possa ser gerenciada por meio de um modelo empresarial, mas um bem público que deve ser administrado de modo eficiente e sem perder de vista sua finalidade.

Oponho-me à privatização da educação, às parcerias empresa-escola e às chamadas “organizações da sociedade civil de interesse público” (Oscips), utilizadas para desobrigar o Estado de seu dever para com o ensino público. Defendo que 10% do PIB seja destinado exclusivamente para instituições educacionais estatais e gratuitas. Não quero que nenhum centavo seja dirigido para organizações que se autodenominam amigas ou parceiras da escola, mas que encaram estas apenas como uma oportunidade de marketing ou, simplesmente, de negócios e desoneração fiscal.

Por essa razão, não posso aceitar esse Prêmio. Aceitá-lo significaria renunciar a tudo por que tenho lutado desde 2001, quando ingressei em uma Universidade pública, que era gradativamente privatizada, muito embora somente dez anos depois, por força da internet, a minha voz tenha sido ouvida, ecoando a voz de milhões de trabalhadores e estudantes do Brasil inteiro que hoje compartilham comigo suas angústias históricas. Prefiro, então, recusá-lo e ficar com meus ideais, ao lado de meus companheiros e longe dos empresários da educação.

Saudações,

Professora Amanda Gurgel

Prof. Amanda

A professora Amanda Gurgel do Estado do Rio Grande do Norte nessa segunda-feira recusou uma premiação de empresário em SP. De uma olhada nesse link:

http://www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/professora-amanda-gurgel-se-recusa-a-receber-premio-de-empresarios-em-sp

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aldo Rebelo no Roda Viva

Entrevista com o Deputado Federal Aldo Rebelo - PC do B - SP no Roda Viva.


Debate sobre o Novo Código Florestal:
-410 votos aprovaram o Novo Código Florestal e 63 votaram contra.
-Anistia é perdão, existe a suspensão da multa, se o proprietário recuperar topo de morro, encosta ele será liberado. O prazo é de 20 antes, era 25.
-A legislação é dos anos 80. Antes não havia definição de mata ciliar. Grande proprietário 30 metros não significa nada, mas para o pequeno significa muito.
-Não existe discussão em outros países do mundo sobre proteção ambiental.
-A Europa tem 0,3% de reserva nativa, o Brasil tem 63%.

Final de Período

Todo final de período é a mesma coisa, o mesmo sofrimento, é prova, é trabalho para entregar, tem também os trabalhos que tem que ser apresentados. É muito complicado a gente ter que fazer tudo ao mesmo tempo, acaba não fazendo nada direito. A disciplina Teorias da Geografia tem que entregar e apresentar um trabalho falando sobre a cultura da paisagem, do lugar. Nosso grupo decidiu falar sobre a concepção da palavra "sertão". Segundo nossas conclusões preliminares, essa palavra não designa um local concreto, físico, apesar de que quando a gente ouve falar em sertão, nossa ideia nos remete ao sertão nordestino. Segundo Guimarães Rosa, em sua máxima obra Grande Sertão Veredas, ele nos diz que o sertão está em todo lugar, em toda parte. Na obra de Guimarães Rosa, o sertão não vai se limitar ao espaço geográfico, mas simboliza o próprio universo. Como afirma Riobaldo, personagem de Grande sertão: veredas: "O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: que situado sertão é por os campos-gerais a fora a dentro, eles dizem (...) O sertão está em toda a parte."

O sertão criado por Guimarães Rosa é uma realidade geográfica, social, política, mas também é uma realidade psicológica e metafísica. Nesse espaço (sertão-mundo), o sertanejo não é apenas o homem de uma região e de uma época específicas, mas homem universal defrontando-se com problemas eternos: o bem e o mal; o amor; a violência; a existência ou não de Deus e do Diabo etc. Daí classificar-se seu regionalismo como regionalismo universalista.

Quando o Governo utiliza do sertão como um lugar desprovido de desenvolvimento, ele está querendo dizer que o sertão é um lugar atrasado, um lugar que precisa ser levado a tecnologia, se justificando com uma falsa imagem criada do sertão. Esse desenvolvimento muitas vezes é de interesse do capital, do agronegócio, como é vendido para a população a transposição do Rio São Francisco, dizendo que irá levar água potável para 12 milhões de pessoas, quando na verdade não é isso que acontece, o que se vê é água sendo usada para a agricultura do agronegócio, usa-se água para irrigar as plantações de manga, usa, laranja e etc que abastecem o mercado europeu desses produtos.

Navegador do Google

Não estou entendendo o navegador do Google. O Chrome quando é usado para navegar no site do orkut, sites de notícias quaisquer, até mesmo usado na plataforma desse blog, funciona que uma beleza, sem lentidão nem nada, agora quando se usa no Facebook, no Twitter o navegador parece que fica travando, numa lentidão de causar raiva em qualquer um. O que está acontecendo, será uma inveja do Google por não ser dono do Facebook e do Twitter? Fica aí minha duvida.

sábado, 25 de junho de 2011

Primeira Vitória

Até que enfim o Cruzeiro consegue arrancar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro 2011. Joel Santana chegou com o "pé quente" para dar os 3 pontos para o time celeste e um pouco de moral nesse início de campeonato. A vitória aconteceu diante do time do Coritiba na Arena do Jacaré em Sete Lagoas na noite deste sábado, partida que teve início às 21:00. Foram dois gols marcados pelo jogador Montilo, um de penault e outro marcado dentro da pequena área numa bola cruzada. Agora é torce para que o time continue pontuando e quem sabe conseguir embolar lá na frente brigando por alguma coisa.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Não é sério

Não é Sério

Charlie Brown Jr.

Composição: Chorão / Champignon / Pelado / Negra Li

Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério

Sempre quis falar
Nunca tive chance
Tudo que eu queria
Estava fora do meu alcance
Sim, já
Já faz um tempo
Mas eu gosto de lembrar
Cada um, cada um
Cada lugar, um lugar
Eu sei como é difícil
Eu sei como é difícil acreditar
Mas essa porra um dia vai mudar
Se não mudar, prá onde vou...
Não cansado de tentar de novo
Passa a bola, eu jogo o jogo
3x
Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
O jovem no Brasil nunca é levado a sério

A polícia diz que já causei muito distúrbio
O repórter quer saber porque eu me drogo
O que é que eu uso
Eu também senti a dor
E disso tudo eu fiz a rima
Agora tô por conta
Pode crer que eu tô no clima
Eu tô no clima.... segue a rima

Revolução na sua mente você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Revolução na sua vida você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Revolução na sua mente você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Revolução na sua vida você pode você faz
Quem sabe mesmo é quem sabe mais
Também sou rimador, também sou da banca
Aperta muito forte que fica tudo a pampa
Eu to no clima! Eu to no clima ! Eu to no clima
Segue a Rima!

(repete tudo)

Chegando por aqui Negra li, família RZO manos maluco só

"O que eu consigo ver é só um terço do problema
É o Sistema que tem que mudar
Não se pode parar de lutar
Senão não muda
A Juventude tem que estar a fim
Tem que se unir
O abuso do trabalho infantil, a ignorância
Faz diminuir a esperança
Na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério
Então deixa ele viver! É o que Liga."

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...