segunda-feira, 27 de junho de 2011

Final de Período

Todo final de período é a mesma coisa, o mesmo sofrimento, é prova, é trabalho para entregar, tem também os trabalhos que tem que ser apresentados. É muito complicado a gente ter que fazer tudo ao mesmo tempo, acaba não fazendo nada direito. A disciplina Teorias da Geografia tem que entregar e apresentar um trabalho falando sobre a cultura da paisagem, do lugar. Nosso grupo decidiu falar sobre a concepção da palavra "sertão". Segundo nossas conclusões preliminares, essa palavra não designa um local concreto, físico, apesar de que quando a gente ouve falar em sertão, nossa ideia nos remete ao sertão nordestino. Segundo Guimarães Rosa, em sua máxima obra Grande Sertão Veredas, ele nos diz que o sertão está em todo lugar, em toda parte. Na obra de Guimarães Rosa, o sertão não vai se limitar ao espaço geográfico, mas simboliza o próprio universo. Como afirma Riobaldo, personagem de Grande sertão: veredas: "O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: que situado sertão é por os campos-gerais a fora a dentro, eles dizem (...) O sertão está em toda a parte."

O sertão criado por Guimarães Rosa é uma realidade geográfica, social, política, mas também é uma realidade psicológica e metafísica. Nesse espaço (sertão-mundo), o sertanejo não é apenas o homem de uma região e de uma época específicas, mas homem universal defrontando-se com problemas eternos: o bem e o mal; o amor; a violência; a existência ou não de Deus e do Diabo etc. Daí classificar-se seu regionalismo como regionalismo universalista.

Quando o Governo utiliza do sertão como um lugar desprovido de desenvolvimento, ele está querendo dizer que o sertão é um lugar atrasado, um lugar que precisa ser levado a tecnologia, se justificando com uma falsa imagem criada do sertão. Esse desenvolvimento muitas vezes é de interesse do capital, do agronegócio, como é vendido para a população a transposição do Rio São Francisco, dizendo que irá levar água potável para 12 milhões de pessoas, quando na verdade não é isso que acontece, o que se vê é água sendo usada para a agricultura do agronegócio, usa-se água para irrigar as plantações de manga, usa, laranja e etc que abastecem o mercado europeu desses produtos.

Nenhum comentário:

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...