Começou ontem um projeto intitulado "Cinema no Boteco" criado por um comerciante empresário e um estudante de Geografia, ambos moradores do distrito de São José do Triunfo. A ideia surgiu da necessidade de filosofar entre os participantes do ambiente comercial. Para o dono do Bar, as conversar na maioria das vezes não tem o caráter reflexivo das coisas da vida, são conversar empobrecidas de conteúdos aproveitáveis, se assim podemos dizer. Um exemplo claro disso que estou falando foi quando ocorreu a morte do maior Arquiteto do Brasil e um dos maiores arquitetos do mundo, Oscar Niemeyer. Comentando sobre a morte deste ilustre brasileiro, o dono do bar me disse que Niemeyer havia acabado de falecer. Nesse momento eu disse ao Joaquim que eu havia lido naquele instante, pelo site de notícias UOL, que o estado de saúde do arquiteto era considerado gravíssimo, não tendo conhecimento sobre a morte do arquiteto até aquele momento. Nesse momento, um jovem rapaz interceptando a nossa conversar disse: "não vai fazer falta nenhuma esse homem, o que ele já fez para mim?". Nesse instante eu e o dono do bar, Joaquim ficamos perplexos diante daquela declaração. Demostrando nenhuma compaixão para com os outros seres humanos, ignorando na sua própria ignorância a importância do legado deixado pelo gênio Oscar Niemeyer.
Mas, continuando a nossa conversar, sempre discutíamos sobre as coisas da existência humana, formação do Universo, formação do Planeta Terra, dentre inúmeros outros assuntos, falávamos sobre até mesmo da composição das sete cores do arco-íris, como ocorre a refração da luz solar dispersando em sete cores. A ideia primordial contudo, foi depois de muitas discussões, fazer do bar um lugar agradável aos bons ouvintes da sabedoria, levar o conhecimento às pessoas leigas, transcender as barreiras da acadêmia e buscar junto do povo desmistificar os mitos que ainda, em pleno século XXI povoam as mentes das pessoas que nos rodeiam.
O primeiro filme teve um causa motivacional. Buscar o conhecimento para além daquilo que a acadêmia nos oferece, requer um esforço individual em primeiro plano, o indivíduo por si só tem que buscar o conhecimento depositado nos livros que encontramos nas Bibliotecas espalhadas mundo afora. Mas, não exclusivamente os livros estarão apenas nas grandes Bibliotecas. O hábito da leitura é importante porque nos motiva a ler tudo aquilo que encontramos pela frente, num primeiro momento. Então caros leitores, um jornal de semana passado poderá ser o portal para se aventurar no mundo da leitura, ou um livro que está encostado na prateleira, pegando poeira, que fica sempre ali de bobeira, com histórias interessantes para serem desvendadas. Na nossa conversar, disse ao meu amigo Joaquim que a biblioteca da UFV era enorme, existindo ali um mundo de imaginações, ciências, mitos, contos, etc. Foi quando me lembrei de um filme que contava a história que aconteceu na cidade de Alexandria, no Egito. O filme contava a história de uma renomada matemática e astrônoma, curadora/diretora de uma das maiores bibliotecas do mundo antigo, Hypatia, uma jovem professora de ciências naturais (matemática, astronomia), seguidora do modelo ptolemaico, onde afirmava que a Terra era do centro do Universo, mesmo com toda perturbação causada pela guerra entre os cristão e judeus, que no decorrer deste conflito, os cristão incendeiam a biblioteca, Hypatia faz a descoberta que não mais o modelo geocêntrico fazia sentido, mas sim o Heliocentrismo, agora, depois de anos de estudos, ela descobre que o Sol sim era o centro centro do Universo (Via Láctea). O Filme termina de forma triste, Hypatia é assassinada pelos cristãos, seu ex-escravo Davos mata asfixiada, acusando e acreditando ela ser uma pagã, acusada de cometer heresias. Essa foi a motivação inicial de outros filmes que virão. A escolha deste filme teve, talvez sem querer, um propósito nobre, começar os trabalhos falando da importância destes estabelecimentos, as bibliotecas municipais, estaduais, federais, nacionais, internacionais .... e outros ais da vida...
Um blog que tem o interesse voltado à informação, repercussão de assuntos que circulam o mundo das notícias. Se você gosta de assuntos mais variados possíveis, não deixem de ler os publicados neste blog.
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
domingo, 9 de dezembro de 2012
Acidente... Poder Público...
Até quando nós e principalmente nossas autoridades vão continuar virando as costas para os problemas que a nossa comunidade vem passando? Mais uma vítima de acidente motociclístico na nossa cidade, mais uma vida ceifada pela desatenção de nossos condutores. A rodovia que liga Viçosa à Araponga é a estrada que mais matou nos últimos dez anos, principalmente no primeiro trecho de Viçosa à São Miguel do Anta. Não quero apontar aqui culpados neste caso (morte do Pedro Batista de Lima, 67 anos), até porque acidentes, assaltos, descasos com a saúde pública, uso da máquina pública em benefício próprio e etc. estão se tornando casos recorrentes, rotineiros em nossas vidas. Me preocupo muito com o futuro da comunidade viçosense. Estamos fazendo o que é certo? Será que estamos realmente preocupados com a vida de nossos concidadãos? O exemplo de nossos governantes muitas vezes parece dizer o contrário. Discutindo com dois amigos meus um dia anterior ao acidente que tirou a vida de Pedro de Lima, falávamos justamente dos problemas da nossa comunidade, e dentre muitos assuntos, chegamos a falar daquela passagem que liga São José do Triunfo - Fundão - à Vila Chaves, também conhecida como "passagem do aeroporto" e foi então que nos perguntamos: por que a Universidade Federal de Viçosa juntamente com o Governo Estadual e o Governo Municipal não constroem duas pontes de concretos ali e asfaltam aquela passagem já que ela é muito transitada? Foi então que minha amiga e ex-professora me disse que as autoridades alegam ser aquele lugar muito perigoso. Bom, se é perigoso e o fato do acidente que matou Pedro e acidentou gravemente minha irmã e um amigo meu à três anos atrás é plausivelmente justificável que deem atenção à este local com os serviços de infraestrutura necessários, principalmente construindo neste local um trevo de acesso à Vila Chaves. Não podemos continuar fingindo que está tudo normal, que nada de errado está acontecendo em nossa sociedade. O poder vem do povo e este tem que atuar mais em comunidade, devemos participar mais da vida política de nosso município, cobrar mais trabalho, mais transparência no Legislativo, Executivo e Judiciário, do jeito que Viçosa está é que não pode continuar.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Mundial de clubes
O Mundial de Clubes deste ano terá uma final de Brasil contra a Inglaterra. O time da capital paulista, o Corinthians enfrentará o time do jovem brasileiro Oscar, hoje atuando pelo time inglês, o poderoso Chelsea. A final do mundial conta com outros times que os dois times, Corinthians e Chelsea terão de enfrentar até chegar a grande e esperada final. Numa das edições anteriores o time do Internacional perdeu nas semi-finais do mundial para o seu adversário, o time da República Democrática do Congo, Mazembe por 2 X 0. O Corinthians parte para o Japão levando uma energia muito positiva, por isso prevejo que o Timão vai trazer esse mundial para o Brasil, fazendo diferente do Inter que foi eliminado no meio do caminho. O embarque do time do Corinthians no aeroporto foi esplendida, digna de uma torcida apaixonada como eles mesmo dizem "louco por ti Corinthians, aqueles que acham que é pouco...". O jogador, considerado como a principal estrela do time - apesar desse time ser todos jogadores de bom nível - Emerson Sheik disse estar emocionado, publicando numa rede social a frase: "Que torcida é essa!" , quando viu os 15 mil corintianos que acompanhavam o embarque do time do Corinthians. Que vença o melhor.
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
100% dos royalties para a Educação
A presidente do Brasil a senhora Dilma Rousself vai destinar 100% dos Royalties do petróleo para a Educação a partir da assinatura de novos contratos de exploração. A medida vai de encontro com a proposta do Plano Nacional de Educação - PNE - de investir 10% do Produto Interno Bruto para a Educação até o ano de 2020. É um momento histórico esse para a nação brasileira. Para o ministro da Educação, Aloísio Mercadante a receita da educação de todos os royalties em regime de concessão futuro será um acréscimo ao mínimo obrigatório que cada um dos entes federativos já se comprometem com a área.
Processo Seletivo UFV-2013
Começa neste final de semana os processos seletivos da UFV. Neste sábado (1) e domingo (2) pela parte da manhã acontecerão as provas do PASES I e PASES II e na parte da tarde será a vez das provas do COLUNI. Devido o grande interesse de estudar na UFV e no colégio de aplicação Coluni, Viçosa e outras cidades onde se realizarão as provas receberão cerca de 15 mil alunos do ensino fundamental e médio. Devido os processos seletivos Viçosa não possui mais vagas nos hotéis, estão todos lotados.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Morre Joemir Beting
Morreu aos 75 anos o jornalista do grupo bandeirantes Joemir Beting. Paulista de Tambaú, nasceu em 21 de dezembro de 1936, começou a trabalhar desde muito novo na roça com os pais. Depois foi para a capital estudar sociologia. Também começou a se interessar pelo jornalismo quando teve a oportunidade de virar repórter esportivo no jornais O Esporte e Diário Popular. Joelmir Beting faleceu hoje de um AVC hemorrágico no Hospital Albert Einstein em São Paulo.
sábado, 24 de novembro de 2012
GP Brasil 2012
O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 desta temporada está eletrizante. Sebastian Vettel, piloto da equipe Red Bull está apreensivo com a corrida onde ele tem grande chance de se consagrar tricampeão mundial. A mesma expectativa vive o piloto espanhol Fernando Alonso que precisa conquistar pontos nesta última corrida para ultrapassar os 13 pontos de vantagem que tem o piloto alemão Vettel (considerando que o alemão não pontue). Essa diferença poderá acontecer caso Alonso chegue em primeiro e Vettel chegue depois da quarta posição. Para isso, o piloto da Ferrari aposta num domingo chuvoso, onde tudo pode acontecer. Vettel irá largar na quarta posição enquanto Fernando Alonso largará em oitavo. Pelo jeito, o campeonato ainda só depende do Sebastian Vettel e sua equipe a Red Bull, já Alonso além de contar com o seu talento também terá que contar com a sorte.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Portugal discute aumentar a maioridade penal para os 18 anos
Engraçado, enquanto no Brasil se discute a diminuição da maioridade penal para os 16 anos, em Portugal ocorre o contrário, lá se discute aumentar a maioridade penal para os 18 anos. Em Portugal ainda se chegou ao absurdo de cogitar a diminuição da maioridade penal para os 14 anos de idade. Daqui a pouco para os 12, 10 etc. Como esse mundo é hipócrita né. Devemos punir sim, mas primeiro temos que educar, dar condições para que ações negativas não sejam cometidos pelos nossos jovens. Leia mais notícias de Portugal nesse link abaixo do site DN Portugal.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2898851
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2898851
Capes e o Pibid
É um momento ímpar na nossa formação profissional, futuros professores da educação básica. O Pibid ajuda nessa formação à medida que fornece recursos que possibilitem que dediquemos mais à esta formação nos auxiliando com a bolsa. O Pibid também é importante para garantir que os futuros professores tenha orientação quanto à nossa atuação profissional, além de ser um incentivo aos pretendentes à docência. Vejo que o governo está caminhando na direção certa, mas é preciso ir além, valorizar a formação, mas também valorizar o profissional professor.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES forma uma parceria perfeita com as licenciaturas das instituições de ensino superior do país. Um programa muito bem pensado, apesar de sua obviedade em relação à formação de professores no país, uma vez que essa área encontrava-se sucateada, completamente abandonada. Para a instituição e para as licenciaturas a Capes está sendo a "salvadora", digamos assim, da formação de educadores no país, foi preciso ter uma diminuição no números de matrículas das licenciaturas para que medidas como o Pibid fossem tomadas afim de tentar garantir que as licenciaturas sejam mais "atrativas" do ponto de vista do financiamentos, dizendo a mais pura realidade, espero não ser punido por falar o que penso.
A Capes, criada pelo Anísio Teixeiras em 1951, demorou muito para voltar os olhos para os nossos educadores, seres estes especiais que já deveriam ser incluídos nos objetivos da Capes faz tempo. Espero que continuem auxiliando através de parcerias as licenciaturas no país, precisamos de ter em salas de aulas bons professores, cientes de seus papéis enquanto educadores, mas, não custa lembrar que, além da boa formação, é preciso continuar investindo nestes profissionais, valorizando essa profissão tão importante para o futuro de qualquer nação. O Brasil vive um momento muito especial, estamos mostrando ao mundo a potência que temos em diversas áreas, mas precisamos deixar claro aos olhos do mundo que também estamos formando cidadãos críticos através da Educação. Não só para o mundo, mas orgulhar a nós mesmo dando dignidade às pessoas através do ato de ensinar-aprender, aprender-ensinar.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES forma uma parceria perfeita com as licenciaturas das instituições de ensino superior do país. Um programa muito bem pensado, apesar de sua obviedade em relação à formação de professores no país, uma vez que essa área encontrava-se sucateada, completamente abandonada. Para a instituição e para as licenciaturas a Capes está sendo a "salvadora", digamos assim, da formação de educadores no país, foi preciso ter uma diminuição no números de matrículas das licenciaturas para que medidas como o Pibid fossem tomadas afim de tentar garantir que as licenciaturas sejam mais "atrativas" do ponto de vista do financiamentos, dizendo a mais pura realidade, espero não ser punido por falar o que penso.
A Capes, criada pelo Anísio Teixeiras em 1951, demorou muito para voltar os olhos para os nossos educadores, seres estes especiais que já deveriam ser incluídos nos objetivos da Capes faz tempo. Espero que continuem auxiliando através de parcerias as licenciaturas no país, precisamos de ter em salas de aulas bons professores, cientes de seus papéis enquanto educadores, mas, não custa lembrar que, além da boa formação, é preciso continuar investindo nestes profissionais, valorizando essa profissão tão importante para o futuro de qualquer nação. O Brasil vive um momento muito especial, estamos mostrando ao mundo a potência que temos em diversas áreas, mas precisamos deixar claro aos olhos do mundo que também estamos formando cidadãos críticos através da Educação. Não só para o mundo, mas orgulhar a nós mesmo dando dignidade às pessoas através do ato de ensinar-aprender, aprender-ensinar.
sábado, 17 de novembro de 2012
Folha consegue direito que mostrar os gastos do Governo com publicidade
O Grupo Folha consegue na Justiça o direito de publicar os gastos do Governo com publicidade. A decisão foi unanime na Primeira Seção do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). O Governo Federal fica agora obrigado em até 30 dias publicar seus "gastos com publicidade por categoria, agência veículo e tipo de mídia" informou em seu site. O Grupo Folha movia um processo contra o Governo desde o ano 2000 para ter acesso aos gastos com publicidade estatal.
O que me entristece nisso tudo é que o Governo não investe em contra-partida na Educação. Garanto que se o Governo investisse mais na Educação ao invés de ficar enchendo de dinheiro meia duzia de famílias donas do PIG, seria muito mais democrático. Outra coisa também, o Governo não precisaria de pagar nada pelos seus anúncios, já que dá a concessão pública para que os meios de comunicação operem. Tem mais, canais religiosos crescendo desenfreadamente, fixe!!! Tem coisas que se não tiver controle 'Ley dos Médios' vira obá, obá. O Governo tem sim que arregaçar as mangas e começar a se impor, não cerceando a liberdade de expressão mas sim essa "liberdade de imprensa", liberdade essa que é confundida com liberdade de que a imprensa pode tudo.
O que me entristece nisso tudo é que o Governo não investe em contra-partida na Educação. Garanto que se o Governo investisse mais na Educação ao invés de ficar enchendo de dinheiro meia duzia de famílias donas do PIG, seria muito mais democrático. Outra coisa também, o Governo não precisaria de pagar nada pelos seus anúncios, já que dá a concessão pública para que os meios de comunicação operem. Tem mais, canais religiosos crescendo desenfreadamente, fixe!!! Tem coisas que se não tiver controle 'Ley dos Médios' vira obá, obá. O Governo tem sim que arregaçar as mangas e começar a se impor, não cerceando a liberdade de expressão mas sim essa "liberdade de imprensa", liberdade essa que é confundida com liberdade de que a imprensa pode tudo.
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Flu campeão
O Fluminense ganhou seu quarto título de campeão brasileiro neste último domingo diante do desesperado time do Palmeiras. O tricolor das Laranjeiras começou ganhando o jogo por dois a zero, mas o Palmeiras em dois lances com menos de três minutos entres eles conseguiu empatar a partida em Presidente Prudente. Mas o Fluminense com toda a competência do time e da estrela do melhor jogador do campeonato e artilheiro Fred com 19 gols marcados, o Flusão marcou o terceiro gol com o Fred selando a vitória e os três pontos que garantiram a vitória e a conquista do título de campeão brasileiro com três rodadas de antecedência, já que o Atlético Mineiro empatou com o Vasco da Gama em 1 X 1, ficando com 11 pontos a mais que o Galo e 10 pontos a mais que o Grêmio, atual segundo colocado do Brasileirão com 66 pontos. O Palmeiras sem ganhar acabou se complicando ainda mais no campeonato correndo grande chance de ser rebaixado para série B do Campeonato Brasileiro.
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Hobsbawm
Um dos historiadores mais importante do século XX deixando uma obra inestimável para toda humanidade. Não precisa discutir a qualidade moral e intelectual do homem que foi Eric Hobsbawm, isso fica a critério de análises dos "nossos intelectuais". O que incomoda esses pseudojornalistas do PIG é que "Hobsbawm defendeu teses, assinou manifestos e escolheu um lado. Empenhou-se desta forma por um mundo que considerava mais justo, mais democrático e mais humano (ANPUH-Brasil, gestão 2011-2013 - Diretoria da Associação Nacional de História)". Leia nesse blog www.pragmatismopolitico.com.br a carta de repudio a uma matéria publicada na revista Veja que três dias após a morte do historiador, publicou em seu site a matéria. A imperdoável cegueira ideológica de Hobsbawm, onde logo na primeira frase classifica o autor como um "idiota moral". O que incomoda mesmo esses pseudojornalistas é que ao contrário destes, o historiador inglês Hobsbawm defendia uma maioria oprimida pelo capital, que são explorados pela elite mundial, defendendo não apenas os trabalhadores ingleses, mas todos os trabalhadores explorados pelo capital, coisas que esses jornalistazinhos não fazem por servir a este propósito (imbecilizar as massas como eles próprios são imbecis), pois trabalham para que o mundo continue do mesmo jeito que está. Uma minoria explorando e desfrutando dos recursos naturais e a grande maioria se matando de tanto trabalhar para manter os privilégios dessa elite suja. Penso que o mundo não está perdido justamente por nele ter existido e existir pessoas como o Hobsbawm, que nos deixou uma vasta e riquíssima obra fruto de muito trabalho intelectual e acima de tudo, um trabalho muito Humano.
Eric John Ernest Hobsbawm nasceu em 9 de junho de 1917 (dois grandes acontecimentos históricos, final da Primeira Guerra Mundial e ano da Revolução Russa) em Alexandria, Egito, colônia que pertencia ao Reino Unido. Morreu em 1 de outubro de 2012.
Algumas de suas obras:
- A Era da Revoluções;
- A Era do Capital;
- A Era dos impérios;
- A Era dos Extremos;
- Sobre História;
- História Social do Jazz;
- Os Trabalhadores: Estudos Sobre a História dos Operariados;
- Etc...
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Dr. Drauzio Varella
O entrevistado dessa noite no programa Roda Viva é o Dr. Drauzio Varella. Nascido no estado de São Paulo em 1º de janeiro de 1943 é um médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, formado pela USP onde foi aprovado em 2º lugar, foi um dos fundadores da Universidade Paulista, .Foi professor de Física e de Química.
Com um invejável currículo na área da medicina, além de atender pacientes com câncer, o Dr. Drauzio Varella arruma tempo para divulgar a medicina e a ciência por meio da comunicação de massa, utilizando rádio, TV, internet, e também escrevendo livros sobre diversos assuntos dentre eles: AIDS hoje; Por um fio; Borboletas da Almas; O Médico Doente; Estação Carandiru que foi adaptado para o cinema como Carandiru. Neste livro o médico Drauzio Varella conta sua própria experiência quando trabalhou como médico voluntário por 20 anos na penintenciária Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como Carandiru, onde atendia os pacientes, principalmentes pacientes com AIDS, atuava na assitência médica e realiza campanha contra a epidemia do vírus do HIV que assolou o Brasil, principalmente no final da década de oitenta e início da década de noventa, Drauzio atuava na penintenciária quando ocorreu o massacre de 1992 onde foram assassinados 111 detentos no "Pavilhão 9" Massacre do Carandiru.
Drauzio Varella é ateu declarado, veja essa entrevista onde ele explica o seu ateísmo www.paulopes.com.br. O livro Estação Carandiru (1999) rendeu-lhe o Prêmio Jabuti na categoria "não-ficção".
Atualmente o médico se dedica também à pesquisas na busca da cura do câncer, ele dirige um projeto de análise de plantas brasileiras, buscando obter extratos para testar experimentalmente no combate ao câncer e a bactérias resistentes a antibióticos.
Na televisão ficou famoso popularmente através das séries apresentadas no Fantástico da Rede Globo como: O Corpo Humano, Brasil Sem Cigarros e demais outros assuntos.
Com um invejável currículo na área da medicina, além de atender pacientes com câncer, o Dr. Drauzio Varella arruma tempo para divulgar a medicina e a ciência por meio da comunicação de massa, utilizando rádio, TV, internet, e também escrevendo livros sobre diversos assuntos dentre eles: AIDS hoje; Por um fio; Borboletas da Almas; O Médico Doente; Estação Carandiru que foi adaptado para o cinema como Carandiru. Neste livro o médico Drauzio Varella conta sua própria experiência quando trabalhou como médico voluntário por 20 anos na penintenciária Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como Carandiru, onde atendia os pacientes, principalmentes pacientes com AIDS, atuava na assitência médica e realiza campanha contra a epidemia do vírus do HIV que assolou o Brasil, principalmente no final da década de oitenta e início da década de noventa, Drauzio atuava na penintenciária quando ocorreu o massacre de 1992 onde foram assassinados 111 detentos no "Pavilhão 9" Massacre do Carandiru.
Drauzio Varella é ateu declarado, veja essa entrevista onde ele explica o seu ateísmo www.paulopes.com.br. O livro Estação Carandiru (1999) rendeu-lhe o Prêmio Jabuti na categoria "não-ficção".
Atualmente o médico se dedica também à pesquisas na busca da cura do câncer, ele dirige um projeto de análise de plantas brasileiras, buscando obter extratos para testar experimentalmente no combate ao câncer e a bactérias resistentes a antibióticos.
Na televisão ficou famoso popularmente através das séries apresentadas no Fantástico da Rede Globo como: O Corpo Humano, Brasil Sem Cigarros e demais outros assuntos.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Eleições mineiras
O eleitorado do interior estão melhorando suas preferências em relação ao partido do candidato. Fiquei muito surpreso em ver que a cidade de Juiz de Fora terá um segundo turno sem a participação do partido PSDB do atual prefeito Custódio, que contou com apoio durante a campanha do senador do Estado, Aécio Neves, comprovando que este também vem perdendo força política em minas. A decisão do segundo turno na cidade do saudoso ex-presidente da República, Itamar Franco ficou com o candidato do PMDB, Bruno Siqueira (40% dos votos) e a candidata do PT, Margarida Salomão (37% dos votos).
A nova política ganha força à medida em que mais pessoas tem acesso à Educação e Informação (internet, tv a cabo, etc), pessoas melhores informadas tem o poder de decidir por conta próprio o que são melhores pra elas. Cito outras cidades de Minas que também. Ademir Lucas (25% dos votos) (PSDB) que liderou as pesquisas para a prefeitura de Contagem, ficou de fora da disputa do segundo turno que será entre Carlim Moura (PC do B) com 37% dos votos e Durval Ângelo (PT) com 31% dos votos. O PSDB ganhou somente em Betim com 68% dos votos.
Em Uberlândia com 68% dos votos, venceu o candidato do Partido dos Trabalhadores Gilmar Machado.
Em Montes Claros terá segundo turno e a disputa pelo executivo ficou com Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB), ambos conquistaram 26% do eleitorado no primeiro turno.
Em Uberaba, Paulo Piau (PMDB) com 31% dos votos e Lerin (PSB) com 20% dos votos também disputarão o segundo turno que irá acontecer no final desse mês de outubro.
E a cidade de Viçosa elegeu até que enfim por força democrática do voto popular¹, o agora prefeito Celito Sari (PR). A candidata de oposição Cristina Fontes (PMDB), apesar de ter tido uma belíssima votação, não conseguiu superar o candidato do PR.
¹ Esclarecendo, dito pelo voto popular porque o candidato Celito Sari estava ocupando o cargo de prefeito devido a uma decisão (suspeita) da justiça em seu favor, cassando o mandando do então Prefeito Raimundo Nonato Carsodo (PSDC) por motivos meramente politiqueiros.
A nova política ganha força à medida em que mais pessoas tem acesso à Educação e Informação (internet, tv a cabo, etc), pessoas melhores informadas tem o poder de decidir por conta próprio o que são melhores pra elas. Cito outras cidades de Minas que também. Ademir Lucas (25% dos votos) (PSDB) que liderou as pesquisas para a prefeitura de Contagem, ficou de fora da disputa do segundo turno que será entre Carlim Moura (PC do B) com 37% dos votos e Durval Ângelo (PT) com 31% dos votos. O PSDB ganhou somente em Betim com 68% dos votos.
Em Uberlândia com 68% dos votos, venceu o candidato do Partido dos Trabalhadores Gilmar Machado.
Em Montes Claros terá segundo turno e a disputa pelo executivo ficou com Paulo Guedes (PT) e Ruy Muniz (PRB), ambos conquistaram 26% do eleitorado no primeiro turno.
Em Uberaba, Paulo Piau (PMDB) com 31% dos votos e Lerin (PSB) com 20% dos votos também disputarão o segundo turno que irá acontecer no final desse mês de outubro.
E a cidade de Viçosa elegeu até que enfim por força democrática do voto popular¹, o agora prefeito Celito Sari (PR). A candidata de oposição Cristina Fontes (PMDB), apesar de ter tido uma belíssima votação, não conseguiu superar o candidato do PR.
¹ Esclarecendo, dito pelo voto popular porque o candidato Celito Sari estava ocupando o cargo de prefeito devido a uma decisão (suspeita) da justiça em seu favor, cassando o mandando do então Prefeito Raimundo Nonato Carsodo (PSDC) por motivos meramente politiqueiros.
sábado, 6 de outubro de 2012
GP de Suzuka
Começou às 02 h da madrugada deste sábado o treino classificatório para o Grande Prêmio de Suzuka de Fórmula 1. Os pilotos brasileiros Bruno Senna da Willians e Felipe Massa da Ferrari ficaram de fora do Q3. O Senna foi atrapalhado pelo piloto Vergne da Toro Rosso (STR) ficando em décimo oitavo no grid, não conseguindo se classificar para o Q2 que classifica os dezessete primeiros. Já o Massa alegou não ter conseguido conseguir o ponto ideal de aderência dos pneus. O atual campeão Sebastian Vettel e o australiano Weber largarão na primeira fila do GP do Japão. A equipe da Red Bull mostrou bom desempenho todo final de semana, devendo confirmar a vitória na corrida desse domingo (07 de outubro de 2012). O piloto alemão marcou sua 34º pole na carreira e é o terceiro piloto da F1 em número de polens, ficando atrás do hepta campeão Michael Schumacher e do tricampeão mundial Airton Senna. O terceiro lugar foi do inglês Button que com a punição por ter trocado o câmbio perderá cinco posições no grid de largada e largará em oitavo. O japonês piloto da casa, Kobayashi conseguiu arrancar um belo quarto lugar, fazendo a festa dos japoneses fanáticos por corridas de Fórmula 1. Com a punição do Jason Button Kobayashi irá largar na segunda fila em terceiro no grid. A temperatura do ar no Japão era de 26ºC e na pista de 35ºC. Neste domingo, a previsão do tempo para a corrida em Suzuka é de tempo ensolarado com aumento de nuvens pela parte da manhã e pancadas de chuvas à tarde e à noite. A corrida promete muitas emoções.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Importância do Processo Democrático
O auge de um Estado Democrático de Direito, se é que podemos quantificar o Estado Democrático de Direito, seria as eleições. Numa democracia real, verdadeira que se aproxima a 100% da perfeição, mas nunca a atingindo (Socialismo Utópico), todos teriam direitos e deveres iguais. O processo democrático criou as eleições livres, onde os cidadãos de um determinado país, estado ou município, escolhe seus representantes. Pessoas comuns que terão a responsabilidade de governa em nome de uma maioria, obviamente respeitando o direito da minoria. Responsabilidade essa que é dividida ao mesmo tempo com o voto (escolha) do eleitor. Por esse motivo, participar da cidadania¹ requer ter direito à cidade², ter conhecimento desse direito, por isso devemos lutar, eu acredito que o caminho seja a EDUCAÇÃO, somente através desta será possível transformar a nossa sociedade. Eu diria que a educação é cura de todos os males que aflige a sociedade. Portanto, sem me prolongar muito, gostaria de pedir a vocês cidadãos viçosenses que reflitam na hora de votar (escolher seus candidatos). Lembrem-se, serão quatro anos sem poder fazer outra escolha (a não ser em casos excepcionais), por isso é muito importante à boa escolha daqueles que irão governar nossa cidade, nosso estado e até mesmo o nosso país. Nessas eleições, serão realizadas apenas nos municípios (cidades), a escolha será para o cargo público de vereador e o de prefeito que irá acontecer no primeiro dia de domingo do mês de outubro, que nesse ano de 2012 vai acontecer no sétimo dia (07) de outubro.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Profissão Repórter
Profissão repórter é um jeito interessante de se fazer jornalismo. Vejo que quando a Globo quer realmente fazer televisão de verdade ela faz. Os temas tratados no programa apresentado por Caco Barcellos são de grandes interesses, é onde a Globo tenta aproximar melhor da realidade, sem distorcer o conteúdo do que sendo tratado. Veja, eu disse "tenta aproximar". O resto é usado por sua ideologia baseado no "Criança Esperança". O programa desta terça-feira irá mostrar que os jovens sofrem muito com a ansiedade. A maioria tentar chegar ao topo da carreira profissional antes mesmo de completar 30 anos.
Teste...
VISITANTES, PRECISO DE SUAS AJUDAS. Se você chegou até esse tópico, continue lendo isso aqui... Eu peço encarecidamente que faça um comentário qualquer nesta postagem. Gostaria de saber se a estatística deste blog está realmente funcionando. Por isso peço a vocês que me façam esse favor. Obrigado.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
PREFÁCIO DO 'COSMOS' DE ALEXANDER VON HUMBOLDT
Ofereço aos meus compatriotas, no ocaso de minha vida, uma obra cujas idéias ocuparam meu espírito por um meio século. Freqüentemente eu a abandonei, duvidando de possibilidade de realizar um empreendimento assim, tão temerário: sempre, e talvez imprudentemente, eu acabava por voltar a ela e, desse modo, persisti em minha intenção original. Ofereço o “Cosmos”, que é uma “descrição física do mundo”, com a timidez que me inspira a justa desconfiança em relação às minas forças. Procurei esquecer que as obras esperadas por mais tempo são, geralmente, aquelas que o público acolhe com menos indulgência.
Em função das vicissitudes de minha vida e de um desejo de aprender dirigido para objetos muito variados, vi-me obrigado a me engajar, aparentemente de modo quase exclusivo e durante numerosos anos, no estudo de ciências especiais como a Botânica, a Geologia, a Química, ou no estudo de questões como as das posições dos astros e do magnetismo terrestre. Foram estudos preparatórios para fazer, com utilidade, viagens longínquas, todavia, eu tinha, nesses estudos, um objetivo mais elevado. Eu desejava compreender o mundo dos fenômenos e das forças físicas em sua conexão e em sua influência mútua. Beneficiando-me, desde o começo de minha juventude, dos conselhos e da boa vontade de homens superiores, desde muito cedo fui tomado de uma crença íntima de que, sem o desejo de conseguir uma instrução sólida nas partes especiais das ciências naturais, toda contemplação da natureza em escala maior, toda tentativa de compreender as leis que compõem a física do mundo, não passariam de um empreendimento vão e quimérico.
Os conhecimentos especiais, pelo próprio encadeamento das coisas, assimilam-se e fecundam-se mutuamente. Quando a Botânica descritiva não fica circunscrita aos estreitos limites do estudo das formas e de sua reunião em gêneros e em espécies, ela conduz o observador que percorre, sob diferentes climas, vastas extensões continentais, montanhas e planaltos, às noções fundamentais da “Geografia das Plantas”, à explicação da distribuição dos vegetais, de acordo com a distância do equador e com a elevação do acima do nível dos mares. Ora, para compreender as causas complicadas das leis que regulam esta distribuição, é preciso aprofundar os conhecimentos das variações da temperatura que o solo irradia e do oceano que envolve o globo. É assim que o naturalista, ávido de instrução, é conduzido de uma esfera de fenômenos a uma outra esfera que limita os efeitos daquela. A Geografia das plantas, cujo nome era praticamente desconhecido há meio século, apenas ofereceria uma nomenclatura árida e desprovida de interesse se ela não fosse esclarecida pelos estudos meteorológicos.
Nas expedições científicas, poucos viajantes tiveram, na mesma proporção que eu próprio, a vantagem de ter não somente visto as costas litorâneas, como ocorre nas viagens em torno do mundo mas, também, a de haver percorrido o interior de dois grandes continentes em extensões consideráveis, e naqueles lugares em que esses continentes apresentam os contrastes mais chocantes, a saber, a paisagem tropical e alpina do México ou da América do Sul, e a paisagem das estepes da Ásia boreal. Empreendimentos dessa natureza tiveram por resultado, em razão da tendência do meu espírito para as tentativas de generalização, a vivificação de minha coragem, e o excitamento a correlacionar, em uma obra à parte, os fenômenos terrestres e aqueles que incluem os espaços celestes.
A composição de uma tal obra, se ela aspira a juntar ao mérito de fundo científico aquele da forma literária, apresenta grandes dificuldades. Trata-se de levar a ordem e a luz à imensa riqueza dos materiais que se oferece, à reflexão, sem tirar dos quadros da natureza o sopro que os vivifica; pois se nos limitássemos a oferecer resultados de caráter geral, arriscar-nos-íamos a sermos tão monótonos, quanto através da exposição de uma imensa quantidade de fatos particulares. Eu não ouso me gabar de ter satisfeito a essas condições tão difíceis de serem satisfeitas, e de ter evitado as dificuldades cuja existência apenas posso mostrar.
A frágil esperança que tenho, de obter a boa vontade do público, repousa no interesse, testemunhado por tantos anos, em relação a uma obra que foi publicada pouco tempo depois de meu retorno do México e dos Estados Unidos, sob o título “Quadros da Natureza”. Este pequeno livro, escrito originalmente em Alemão, e traduzido em Francês, graças a um raro conhecimento dos dois idiomas, por meu velho amigo, M. Eyrès, trata de algumas partes da Geografia Física, tais como a fisionomia dos vegetais, as savanas, os desertos, e os aspectos das cataratas, todos de pontos de vista gerais. Se ele teve alguma utilidade, foi menos pelo que ele pode oferecer de seus próprios méritos, do que pela influência que ele exerceu sobre o espírito e a imaginação de uma juventude ávida de saber e pronta a se lançar em empreendimentos longínquos. Procurei mostrar no “Cosmos”, como nos “Quadros da natureza”, que a descrição exata e precisa dos fenômenos não é, absolutamente, inconciliável com a descrição animada e viva das cenas imponentes da criação.
Expor em cursos públicos as idéias que se acreditam novas pareceu-me, sempre, o melhor meio de tomar consciência do grau de clareza que é possível desenvolver sobre essas idéias: além disso, experimentei este meio em duas línguas diferentes, em Paris e em Berlim. Os cadernos de notas foram redigidos, nessas ocasiões, por ouvintes inteligentes, continuam desconhecidos para mim. Preferi não consultá-los. A redação de um livro impõe obrigações bem diferentes daquelas advindas da exposição oral em um curso público. Com a exceção de alguns fragmentos da introdução ao “Cosmos”, tudo foi escrito nos anos de 1844. O curso desenvolvido diante de dois auditórios de Berlim, em sessenta lições, foi anterior à minha expedição ao norte da Ásia.
O primeiro volume desta obra (Cosmos) compreende, ao meu ver, a parte mais importante de todo meu projeto, isto é, um quadro da natureza apresentando o conjunto dos fenômenos do universo, desde as nebulosas planetárias, ate a Geografia das Plantas e dos Animais, e terminando pelas raças dos homens. Este quadro é precedido de considerações sobre os diferentes graus de satisfação que oferecem o estudo da natureza e o conhecimento de suas leis. Os limites da ciência do “Cosmos” e o método segundo o qual procuro expô-la são aí, igualmente, discutidos. Tudo o que diz respeito ao detalhe das observações dos fatos particulares, e às rememorações da antigüidade clássica, fonte eterna de instrução e de vida, está concentrado nas notas colocadas na parte final de cada volume.
Freqüentemente se faz a observação, pouco consoladora na aparência, de que tudo que não tem suas raízes nas profundezas da reflexão, do sentimento e da imaginação criadora, que tudo que depende do progresso da experimentação das revoluções que fazem sentir às teorias físicas o aperfeiçoamento crescente dos instrumentos, e a esfera, cada vez mais ampliada, da observação, não tarda a envelhecer. As obras sobre as ciências da natureza carregam, assim, nela próprias, um germe de destruição, de tal sorte que, em menos de um quarto de século, em função da rápida marcha das descobertas, elas estão condenadas ao esquecimento, tornando-se ilegíveis para quem quer que esteja à altura do presente. Estou longe de negar a justeza de tais reflexões, mas penso que aqueles que, através de um longo e íntimo intercâmbio com a natureza, foram penetrados do sentimento de sua grandeza, aqueles que, neste intercâmbio salutar, fortaleceram, simultaneamente, seu caráter e seu espírito, não se afligiram, simultaneamente, seu caráter e seu espírito, não se afligiram ao ver que a natureza é cada vez mais e melhor conhecida, ao ver estender-se incessantemente o horizonte de idéias, assim como dos fatos conhecidos. E há ainda mais: no estado atual de nossos conhecimentos, partes muito importantes da física do mundo estão assentadas em fundamentos sólidos. Uma tentativa de ligar o que, em uma certa época, foi descoberto sobre os espaços celestes, à superfície do globo, e à pequena extensão que nos é permitido perceber em suas profundezas, poderia, se não me engano, quaisquer que sejam os progressos da ciência, oferecer ainda algum interesse, se essa tentativa conseguisse retratar com vivacidade uma parte ao menos do que o espírito do homem percebe de generalizável, de constante, de eterno, no meio das aparentes flutuações dos fenômenos do universo.
Alexander von Humboldt, Novembro de 1844
Traduzido pelo Prof. Oswaldo Bueno Amorim Filho de:
HUMBOLDT, Alexander von: Cosmos - Essai d'une decription physique du monde. Paris, guide et cie., Libraires Éditeur, 1847.
Clássico mineiro
O clássico mineiro pegou fogo neste domingo no estádio Independência. O Cruzeiro marcou logo no início do primeiro tempo com Wallison. O Cruzeiro conseguiu marcar bem a equipe do galo, porém, num escanteio já nos acréscimos do primeiro tempo (e que acréscimo, 4 minutos p/ o primeiro tempo) Leonardo Silva, ex-zagueiro da Raposa pela uma bola sobrada na área e acerta em cheio, marcando um belo gol e empatando a partida. No início do segundo tempo, a torcida do Cruzeiro volta a jogar mais objetos em campo tumultuando a partida e causando a expulsão de dois jogadores, um de cada time. O atlético conseguiu virar a partida com um lindo gol do Ronaldinho Gaúcho (RG), mas a raposa não desistiu e no finzinho do jogo conseguiu arrancar um empate. Foi um jogo polêmico, com muitas reclamações da arbitragem. Agora é esperar o final do brasileirão quando o clássico mineiro voltará acontecer pelo segundo turno do campeonato, será a última partida do brasileirão 2012. Será que até lá o Atlético Mineiro conseguirá se manter na ponta e finalmente comemorar o título de campeão?
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Futebol
Acredito que se algum dia eu fosse jornalista não teria duvida em qual área iria atuar. Com certeza seria jornalista esportivo, eu acredito ter um pouco mais de facilidade de escrever sobre esporte, talvez melhor sobre futebol. Também acredito estar equivocado quando a isso que estou escrevendo aqui.
Bom, falando do velho e bom futebol, nesse final de semana teremos vários clássicos do Brasileirão. Começando aqui em Minas. O Cruzeiro receberá o Atlético Mineiro no estádio Independência. O mando de campo é do time celeste que não está se firmando no campeonato, sempre ganhando uma e perdendo duas. Já o Atlético é o líder do campeonato já algum tempo, está apresentando um bom futebol e parece que não vai perder a liderança tão cedo. O Cruzeiro que vai querer no mínimo ganhar uma vaga para a Libertadores do ano que vem, vai ter que ganhar do Galo. Outro clássico de domingo é Grêmio e Internacional, no Rio de Janeiro teremos Flamengo X Botafogo. Vasco X Fluminense. Em São Paulo Santos X Palmeiras.
Ps. Cuca projeta 72 pontos para ganhar o título de campeão do Brasileirão 2012. Eu acredito que o foco agora seria o trabalho, nada de pensar em título ainda, afinal o campeonato está apenas em sua metade.
Link IBGE obras
Este link leva você até o universo da Literatura e a Geografia.
http://www.ibge.gov.br/home/download/geociencias.shtm
domingo, 1 de julho de 2012
Futebol internacional
Foi definido hoje o campeão da Eurocopa 2012, a seleção espanhola venceu a seleção italiana por 4 X 0. Um jogo fácil, sem muitas dificultadas para a Espanha. Agora, a Fúria é bicampeão da EuroCopa tendo vencido em 2008, foi campeã do Mundo na Copa da Africa do Sul em 2010 e agora, mais uma vez campeã da EuroCopa 2012.
Agora a expectativa é para o próximo e último jogo da Libertadores da América 2012. O Corinthians foi até a Argentina e conseguiu um importante empate com o time do Boca Júnior, a decisão ficou para o Pacaembu que deverá lotar nessa grande final. Sem favorito, vejo que o Timão enfrentará muitas dificuldades nesse último jogo. Que vença o melhor e que ganhe o bom e belo futebol.
domingo, 17 de junho de 2012
INPE auxilia a China em sua missão tripulada ao espaço.
A Shenzhou-9, nave espacial tripulada da China que será lançada às 07h37 deste sábado (16), terá o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nas suas primeiras operações em órbita. A missão leva três astronautas, incluindo a primeira mulher chinesa a ir ao espaço, para realizar a acoplagem com o módulo Tiangong-1, lançado em setembro do ano passado.
O apoio será dado pela estação de rastreio de Alcântara, no Maranhão, do Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC) do INPE, que transmitirá à espaçonave telecomandos recebidos em tempo real do Centro de Controle Chinês, efetuará medidas distância e Doppler para determinação de órbita e receberá dados de telemetria para monitorar o estado de funcionamento da Shenzhou-9.
O CRC/INPE rastreará a Shenzhou-9 durante as suas oito primeiras passagens pela estação terrena de Alcântara. Todos os dados gerados serão transmitidos em tempo real ao Centro de Controle Chinês, em Xi'an.
As atividades devem iniciar às 10h13deste sábado, horário do início da primeira passagem da espaçonave pela estação de Alcântara, e continuar até as 22h00 de segunda-feira (18/6), quando se encerra a participação do INPE.
Em São José dos Campos, o centro de controle do CRC/INPE receberá da China informações atualizadas sobre a órbita da espaçonave e gerará dados de cada futura passagem sobre Alcântara como, por exemplo, os instantes de entrada e saída de visibilidade e os ângulos de apontamento da antena da estação de rastreio.
Em 2011, o CRC/INPE também acompanhou os primeiros dias de operações da Shenzhou-8, lançada em 31 de outubro. O apoio às missões chinesas foi solicitado pelo CLTC (China Satellite Launch and Tracking Control), que mantém longa parceria com o INPE no âmbito do Programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite).
Estrutura
O Centro de Rastreio e Controle de Satélites (CRC) realiza a operação em órbita dos satélites desenvolvidos pelo INPE ou em cooperação com instituições estrangeiras. O Centro está capacitado, ainda, a dar suporte às missões espaciais de terceiros. É composto pelo Centro de Controle de Satélites (CCS) em São José dos Campos (SP), pela Estação Terrena de Cuiabá (MT), pela Estação Terrena de Alcântara (MA), bem como pela rede de comunicação de dados e voz que conecta os três locais.
Atualmente, ao mesmo tempo em que dá suporte aos parceiros internacionais, o CRC/INPE realiza o controle e a recepção de dados dos satélites brasileiros SCD-1 e 2 e se prepara para a operação do sino-brasileiro CBERS-3 e do brasileiro Amazônia-1.
terça-feira, 29 de maio de 2012
Greve da universidades federais
Hoje mais uma universidade decreta greve em nome da melhoria das condições de trabalho dos professores e melhores salários, além de reafirmar a importância da luta por plano de carreira docente. A Universidade Federal de Tocantins entrou de greve hoje (29/05) somando 45 instituições federais de greve. O Ministério da Educação ainda não sentou para negociar com a categoria. Para ajudar os professores no momento grevistas, vários estudantes das universidades brasileiras estão declarando greve também, assim fizeram os estudantes da UFOP e da UFV. A educação está em discussão, espero que a Presidente Dilma tenha bom senso e cumpra o que prometeu em sua campanha presidencial. A educação deve ser prioridade de todos governos que levam o seu povo a sério.
ENEM inscrições abertas
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Noite de Libertadores
Hoje os times brasileiros não tiveram um noite boa na Libertadores. O primeiro jogo foi Boca Junior jogando em casa contra o Fluminense. O Boca venceu o Fluminense por 1 X 0. Agora o Fluminense receberá o Boca no Rio de Janeiro. O resultado de 1 X 0 para o tricolor das laranjeiras levará a disputa para os penault. Se o Fluminense tomar um gol, vai ter que fazer três. A situação parece confortável, mas nem tanto. O mesmo drama vive o time do Santos que jogou hoje (17/05) contra o Vélez Sarsfield, também perdeu por 1 X 0, no jogo de volta, na quinta-feira que vem (24/05) o time da Vila Belmiro vai ter que fazer 2 X 0 para sair com a vaga garantida na próxima fase da competição. Hoje foi a noite de Brasil e Argentina, difícil ter que admitir, mas os argentinos saíram melhores. Agora é esperar semana que vem e tentar conquistar a vitória e a vaga. Ps: Mesmo o meu time não estando disputando a Libertadores eu torço para os times brasileiros. (Menos o Corinthians mano).
domingo, 13 de maio de 2012
Fórmula 1, Venezuela no Pódium
Uma vitória sensacional do piloto venezuelano Pastor Maldonado neste domingo no grande prêmio da Espanha (Catalunha). O piloto que representa a equipe Willian, colega de equipe do piloto brasileiro, Bruno Senna, dominou o mundo da Fórmula 1 neste final de semana conquistando o seu primeiro grid, largando na frente neste domingo. Seu primeiro lugar no grid se deve a uma punição ao piloto Hamilton e sua Maclaren, que após conquistarem a pole, tomaram uma punição por ter deixado o carro acabar o combustível após ter feito a volta mais rápido no treino classificatório deste sábado. Assistir corrida com emoção, como foi o caso desta corrida é muito satisfatório para os fans de F1. Muito disputado, todas posições, graças aos pneus Pirelle que com os desgastes, forçaram os pilotos a fazerem mais paradas. Maldonado foi campeão com três paradas, o segundo lugar, nada menos que o bicampeão espanhol Fernando Alonso também fez três paradas. Alonso pressionou muito o piloto venezuelano, mas não conseguiu impedir sua vitória. A Venezuela e a América do Sul foi muito bem representando neste fim de semana pelo Pastor Maldonado. Outra coisa interessante é o fato da equipe Willian ter vencido um Grande Prêmio depois de oito anos sem vencer. A ultima vitória da Willian tinha sido com também um piloto sulamericano, o colombiano Juan Pablo Montonha em 2004. Esse vitória com certeza tem uma homenagem justa, vai para o dono da equipe, Frank Willian que completou ontem seus setenta anos de idade. Parabéns Frank, parabéns Maldonado e parabéns a equipe Willian. Agora é esperar que Bruno Senna faça melhor para essa grande equipe e também, mostre que tem em seu sangue o sangue do seu tio, o grande piloto de F1 Ayrton Senna.
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Livros disponíveis on-line para baixar
Portal disponibiliza mais de 500 obras literárias de diversos escritores consagrados da literatura brasileira e mundial como José de Alencar, Aloísio de Azevedo, Willian Shakespeare, Eça de Queirós, Gregório de Matos, etc.
Vale a pena conferir galera.
http://noticias.universia.com.br/tag/livros-gr%C3%A1tis/
terça-feira, 1 de maio de 2012
18 anos sem Ayrton Senna
Hoje, dia 01 de maio completam 18 anos que o Brasil e o mundo perderam o maior ídolo do automobilismo. Ayrton Senna corria pela equipe Willian que hoje corre o seu sobrinho, Bruno Senna. Ayrton Senna estava preocupado com as condições de segurança na F1. Na sexta-feira durante os treinos livres o piloto brasileiro, Rubens Barrichelo, envolveu-se num grave acidente perdendo o controle de sua Jordan, passou por cima de uma zebra e voou da pista, chocando-se violentamente contra um barreira de pneus. Felizmente Barrichello saiu apenas com algumas escoriações e com o nariz quebrado, impedindo de correr no domingo. Senna visitou o seu amigo no hospital. No treino classificatório do sábado aconteceu mais um acidente, agora envolvendo o piloto austríaco Roland Ratzenberger, correndo pela Simtek, bateu violentamente na curva Villeneuve num acidente que começou a se formar na fatídica curva Tamburello, quando a asa dianteira de seu carro se soltou fazendo-o perder o controle do veículo. Levado ao Hospital Maggiore de Bolonha, ele faleceu minutos depois. Tudo isso vez com que Senna reunisse os pilotos e tiveram a ideia de criar um comite de segurança da Fórmula 1, liderada por pilotos. A primeira decisão desse comitê foi se haveria corrida no domingo ou não. E a decisão foi que sim, o grande prêmio de Ímola iria acontecer no dia seguinte. No domingo, Senna estava preocupado, com aquele olhar vago, talvez prevendo algo de ruim poderia acontecer. Foi então que numa curva do circuito chamada Tamburello, o carro de Ayrton Senna levanta voo e chocasse contra o muro, o piloto brasileiro não esboçou nenhuma reação, levando o publico presente no circuito e ao publico que acompanhava as corridas pela televisão grande expectativa quanto ao acontecido. Rapidamente o carro de segurança entra na pista, também chega o helicóptero que leva Senna para o Hospital Maggiore de Bolonha, onde minutos depois vem a triste notícia de sua morte. Roberto Cabrini para o Plantão da Globo disse noticiando a morte do piloto brasileiro: "Morreu Ayrton Senna da Silva... Uma notícia que a gente nunca gostaria de dar".
Passado hoje 18 anos do acidente fatal do maior piloto da história do automobilismo, recordo-me como se fosse ontem, difícil esquecer aquele que realmente se comportava como um herói, um brasileiro de orgulho e com orgulho do país onde nasceu.
Valeu Ayrton Senna do Brasil.
Dia do Trabalho ou do Trabalhador?
Então, como já sabemos hoje, dia 01 de maio comemora-se em grande parte do mundo o dia do Trabalho, ou seria o dia do Trabalhador? Essa dúvida costuma vir à tona nestes dias que antecedem o 1º de Maio. É mais uma questão de preferência, pois as duas formas são corretas. Em Portugal, por exemplo, é mais comum Dia do Trabalhador. No Brasil, talvez por influência de outros países (na Espanha, Día del Trabajo; na França, Fête du Travail; na Itália, Festa del Lavoro; nos Estados Unidos, Labor Day), Dia do Trabalho tem forte uso. E não vale criticar a preferência brasileira sob o argumento de que na data em questão o homenageado é o trabalhador, e não o trabalho. Bobagem. Em Dia do Trabalho, trabalho está por trabalhador. Ou seja, há neste caso uma relação de metonímia, figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra no lugar de outra por haver entre elas alguma associação de sentido. Em resumo: tanto faz dizer Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador.
Fonte: http://www.portuguesnarede.com/2011/04/dia-do-trabalho-ou-do-trabalhador.html
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Força em sua caminhada, lute!!!
Este é um relato de uma pessoa especial que escreveu um pouco da sua história de vida. Está pessoa veio a falecer no dia 21 de fevereiro de 2012.
Só em Deus
“Só em Deus o repouso encontrei
Só em Deus achei abrigo
Ele é a rocha firme do amor
Ele é meu grande amigo”
Olá,como vai você?Espero encontrar-te bem mas se não estiver não desanimes viu?
Pra quem não me conhece meu nome é Cristiane,tenho trinta e quatro anos,sou casada com Valdir Lopes Soares e sou mãe de três joias:Mariane,Marina e Júnior.
Moro em São José do Triunfo,um município de Viçosa,lugar agradável,onde eu descobri o amor de Deus.
Eu poderia escrever sobre tantas coisas que Deus fez e faz em minha vida,e são tantas que eu não saberia nem por onde começar.Mas neste meu humilde testemunho quero falar dos últimos acontecimentos que mudaram minha vida.
Em dois mil e nove,bem no princípio do ano eu que sempre me cuidei ao fazer o alto exame das minhas mamas achei um caroço perto da axila direita.Não fiquei nervosa porém me preocupei e fui ao médico pra buscar ajuda.Ele me encaminhou para outro médico que faria uma ultrassonografia das mamas,e assim foi feito.No dia marcado fomos eu e minha grande amiga Maria Imaculada que foi me dar um apoio.Entrei na sala,fiz o exame e saí de lá insatisfeita,me lembro de dizer pra ela que não havia gostado de como foi feito o exame.
Quando saiu o resultado peguei o exame e levei ao primeiro médico que havia solicitado o exame,ele ao avaliar o que o laudo me disse que não havia nada.Eu porém disse a ele que eu sentia sim um caroço,mas infelizmente ele não me ouviu.Fui embora pra casa se saber o que fazer.
Naquele ano como em todos os anos fui ao Seara.Lá apresentei aquela situação ao Senhor e disse a Ele que fosse feita a Tua vontade.Conversei com Jacozinho,contei a ele o que se passava e ele tentou me tranquilizar dizendo que não havia de ser nada.Que estaria em oração por mim.Mas eu já tinha me colocado dentro da vontade de Deus e meu propósito com Ele é que eu me colocava á sua inteira disposição.Eu sempre quis servir a Deus verdadeiramente,sempre quis testemunhar com minha vida o seu amor e misericórdia.
Os meses foram passando e me lembro que lá pelo mês de julho do mesmo ano comecei a sentir fortes dores na coluna.Começava aí um tempo de muita dor e sofrimento pra mim.Eu já não conseguia me sentar e as internações começaram a ser constantes.a dor era terrível,não podiam tentar me levantar da cama porque parecia que estavam quebrando minha coluna ao meio,Meu Deus,aí de mim se não fosse Deus comigo.Eu não podia me mexer tamanha era dor e então até pra fazer minhas refeições tinha que ser deitada.Quem me via comer ficava com muito medo de eu engasgar mas Deus é tão bom que nunca me deixou engasgar e olha que isso se repetiu muitas e muitas vezes ainda.Nas internações fui avaliada por grandes ortopedistas mas acho eu que não se importaram com o meu caso.Teve um que disse a minha Tia Rita(que sempre me ajudou)que minha coluna estava muito ferida,que parecia estar como que com mordidas de cachorro.Nós na nossa inocência não questionamos e aceitamos o tratamento que ele prescreveu,jamais imaginamos que poderia ser algo grave.
Mas infelizmente nada que eu tomava fazia efeito e as dores só faziam aumentar.E o caroço também começou a doer.Uma amiga pra me tranquilizar talvez,me dizia pra não me preocupar porque pra ela um caroço quando é maligno não dói.Eu porém fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi procurar o médico novamente.Lá contei a ele que o mesmo caroço de antes agora doía e ele me deu outro pedido de exame.Isso jê era janeiro de dois mil e dez.Fui fazer o exame só que dessa vez pedi a Deus que abrisse os olhos do médico,que ele falasse a verdade não importasse qual,eu queria era uma solução.Quando fui fazer o exame levei o primeiro e deixei perto do médico,e quando ele começou a me examinar eu pedi a ele pra colocar o aparelho na região que estava o caroço.Aí ele o achou,no monitor vi aquela mancha enorme no meu peito e disse a ele que aquele caroço já estava ali desde o primeiro exame que fiz.Acho eu que ele preocupou e começou a me examinar com mais atenção e não é que ele achou outro dentro da mesma mama?Eu assustei e perguntei a ele o que fazer.Ele me disse que era cirúrgico e me mandou de volta ao médico que havia me encaminhado.Quando mostrei a ele o resultado ele se assustou porque eu acho que ele não acreditava quando eu dizia a ele que tinha um caroço ali.
Perguntei a ele o que fazer ele porém me deu uma notícia que me preocupou muito.Dizia ele que no SUS não tinha mastologista,o médico indicado pra me avaliar e fazer a cirurgia.Pensei,meu Deus e agora?Essas coisas são caríssimas e eu não tinha condições de pagar.A solução que ele me deu foi me encaminhar pra um ginecologista,pra este me dar algum encaminhamento,algo pra me ajudar.
Meu Deus,que médico bruto era esse ginecologista.Me examinou com uma ignorância e ainda rabiscou o meu exame dizendo ser exagero do outro médico aquele resultado.Eu porém pedia a Deus calma pra aguentar aquele abuso porque eu precisava do encaminhamento.No final ele me deu um papel pra eu levar na Secretaria de Saúde mas apesar de já estar perto da Secretaria preferi vir embora e conversar com um grande amigo que na época trabalhava lá,era Deus já providenciando o necessário.Quando mostrei a ele imediatamente ele se prontificou a me ajudar,a esposa dele que é minha amigona também e começaram a preparar uma série de papéis.No outro dia eu já estava lá na Secretaria pra dar andamento aos papéis.
Lá encontrei a Lilian,amor de pessoa,que por coinscidência é esposa de um amigo de meu marido.Ela sempre foi muito prestativa,sempre com muito boa vontade me disse que ia entrar em contato com o Hospital de Muriaé e que no máximo em cinco dias me retornaria pra me dar a resposta.E assim aconteceu.Ela me ligou e me avisou que eu tinha uma consulta marcada com um mastologista em Muriaé.
No dia marcado fui até a Fundação Cristiano Varella e neste dia conheci Dr.Luis Carlos Navarro.Um amor de pessoa,humano,sabe tratar um paciente.Quando cheguei no seu consultório e mostrei meus exames a preocupação dele foi tão grande que ele nem conversou comigo,começou a telefonar pra outras pessoas agendando cirurgia,assinando um monte de papel e eu sem entender nada.Só depois de tudo pronto ele olhou pra mim em perguntou se poderia me examinar.Me examinou,e me explicou que eu teria que fazer uma cirurgia pra retirar o caroço.
No dia seis de abril de dois mil e dez fui internada pra fazer a cirurgia e deu tudo certo.No pré operatório conheci Vitor,um enfermeiro muito bom que além de tranquilizar as pacientes ainda colocava uma música bem suave de Padre Fábio de Melo pra acalmar,foi muito bom,aquelas músicas acalmavam meu coração.Entrei tranquila pra sala de cirurgia.Correu tudo bem.Só que os enfermeiros de lá não sabiam do problema da minha coluna e sem saber acho que me pegaram de mal jeito após a cirurgia e quando acordei da anestesia a dor era imensa eu não conseguia nem me mexer.
Me mandaram pro quarto onde eu era muito bem cuidada pela enfermeira Heloisa,um doce,e pelas minhas amigas que estavam no mesmo quarto.Sabe,eu estranhei porque a maioria das pacientes já saíam da cirurgia com alta e eu não.Perguntei a Heloisa porque eu não tinha recebido alta também e ela me disse que era porque eu tinha que fazer mais exames antes de vir embora.Mas nós não sabíamos como eu ia fazer esses exames já que eu não podia me mexer de tanta dor.Me lembro de pedir a Dona Derina,uma senhora de cabelos brancos que fizesse uma oração por mim,e ela toda humilde,com todo amor asssim o fez.Isso aconteceu durante a noite.No outro dia com a ajuda das outras pacientes e de Heloisa consegui me sentar na cadeira de rodas,foi uma grande vitória.Heloisa aproveitou e me levou até Dr.Luis.
Eu não sabia pra que ela estava me levando até ele mas fui inocente sem saber o que me aguardava.Pra mim o resultado da cirurgia só sairia dias depois.Pra minha surpresa o resultado da minha cirurgia já estava pronto.O médico me disse que quando o caso apresenta urgência eles fazem um congelamento do material colhido pra fazer uma análise mais rápida.E eis que ele me deu a notícia que ninguém quer ouvir,estava com câncer na mama.E ainda teria que fazer outra cirurgia no mesmo mês pra fazer uma raspagem na axila e retirar o tumor que se encontrava ali.
Como a força de Deus é tudo.Ai de mim se não fosse Deus comigo.Aquele diagnóstico tinha tudo pra me levar ao desespero mas Deus no seu infinito amor me confortava e meu coração se mantinha em paz.Eu já havia entregue minha vida a Deus pra ser Dele instrumento e por isso a minha resposta ao Dr. Foi essa:”agradeço a Deus porque colocou o Senhor no meu caminho,está cuidando de mim com todo carinho,agradeço a Deus por essas enfermeiras tão amorosas e atenciosas,com esses rostinhos bonitos sempre cuidando tão bem da gente.”A força de Deus era tamanha que eu não chorei,não desesperei,estava em paz essa é a verdade.Eu conseguia sorrir pro médico o que espantava ele.
Consegui fazer o exame que ele queria e ele me deu alta com um pedido de exame pra fazer aqui em Viçosa,exame que eu faria naquele mesmo mês pra levar pra pra ele na próxima cirurgia.
Vim embora e fiquei na casa de minha Vó Luisa.Ela e Tia Rita cuidavam muito de mim.Tia Terezinha também me ajudava bastante.O meu marido sempre presente também me confortava o tempo todo,meu Deus,obrigada por minha família.Tudo seria mais difícil se eu não tivesse eles comigo.Deus abençoe e consagre a vida de cada um.Da minha mãe,minha irmã Daniela,que sempre foi tão carinhosa,minhas tias e tios,meus filhinhos,do meu marido,minha Vovó,enfim de todas as pessoas que sempre estiveram presentes.São tantas as pessoas que eu corro o risco de ser injusta ao citar nomes e esquecer de alguém.Por isso peço a Deus que abençoe a todos.
No dia marcado fui fazer o exame.Tratava-se de uma cintilografia óssea.Fui á clínica,lá chegando me aplicaram contraste na veia e me instruíram pra que tomasse seis copos de água num período de três horas.E que eu poderia fazer xixi sem problemas.Comecei a tomar a água e quando senti necessidade fui ao banheiro.Meu Deus que sofrimento foi aquele.Quando eu me levantei pra me vestir o piso estava molhado,parecia estar até encerado e eu escorreguei.Minha coluna travou,uma dor inexplicável tomou conta de mim.O banheiro trancado dificultava tudo e as atendentes estavam longe de onde eu estava.Fui me arrastando e consegui chegar até a porta e pedir socorro.Tive que tomar um banho lá pra que a água do chão não contaminasse meu corpo mas só Deus é capaz de avaliar a dor que eu sentia.As moças me enrolaram em um lençol e me sentaram em uma cadeira.A dor já era sobrenatural,eu já não podia sequer controlar meu corpo.Eu chorava muito.Porém Deus que sempre se mantém presente em minha vida me mostrou naquela hora a sua grandeza e o seu poder na minha vida.Eu que me encontrava sem forças,mal conseguia me segurar naquela cadeira vem Deus e me põe pra cantar,imagine.Em meio ao choro e dor Ele me pôs pra cantar.E a música não foi qualquer uma não,foi uma declaração mesmo.Eu até já havia cantado ela outras vezes mas nunca a havia assumido.Naquele dia cada palavra daquela música fez sentido pra mim e eu pude sentir o verdadeiro amor de Deus.Foi mais ou menos assim:
“Tu és minha vida,outro Deus não há
Tu és minha estrada a minha verdade
Em Tua palavra eu caminharei
Enquanto eu viver e até quando Tu quiseres
Já não sentirei temor pois estás aqui
Tu estás no meio de nós.
Creio em Ti Senhor vindo de Maria
Filho eterno e santo,Homem como nós
Tu morrestes por amor vivo estás em nós
Unidade Trina com o Espírito e o Pai
E um dia eu bem sei Tu retornarás
E abrirás o reino dos céus.
Tu és minha força outro Deus não há
Tu és minha paz,minha liberdade
Nada nesta vida nos separará
Em Tuas mãos seguras minha vida guardarás
Eu não temerei o mal Tu me livrarás
E no teu perdão viverei.
Óh Senhor da vida creio sempre em Ti
Filho Salvador eu espero em Ti
Santo Espírito de amor desce sobre nós
Tu de mil caminhos nos conduzes a uma fé
E por mil estradas onde andarmos nós
Qual semente nos levará.”
Claro que eu troquei as palavras,tropecei em outras mas meu coração cantava e cantava,não importava os erros.Sei que Deus também não olhou isso,pra Ele o que importa é o que sentimos e o que sentia era verdadeiro.Assumi cada palavra como uma verdade em minha vida e isso me fortaleceu muito para enfrentar ao que estava por vir.
Tentei ligar inúmeras vezes pro trabalho do meu marido pra pedir que ele viesse me ajudar só que dentro da clínica não havia sinal,insisti muito e consegui falar com o patrão dele que imediatamente o comunicou.Minutos depois ele chegou.Então com muita dificuldade ele e as atendentes da clínica conseguiram me arrastar até a máquina e realizar o exame.Depois de feito eu ainda tentei ir pra casa,mas antes não tivesse ido,deveria ter ido direto pro hospital,mas tudo bem eu não imaginava que não daria pra ficar em casa.Assim que cheguei em casa e a dor apertou ainda mais meu marido foi obrigado a pedir socorro e os bombeiros mais uma vez me ajudaram.Neste dia fiquei internada,e no outro e no outro,na realidade sai de lá num dia e fui internada no outro em Muriaé pra fazer a segunda cirurgia.
A segunda cirurgia já foi mais dolorosa.Foi necessário fazer uma raspagem embaixo de toda a axila.Foi feito um corte enorme e o meu osso foi todo raspado.Que dor!!!!!!!!!!!!
Colocaram também um dreno para que não ficasse nenhum líquido dentro da cirurgia.Eu sempre ia ao médico pra retirada dos pontos e ficava curiosa porque ele(o médico)não me dizia nada até que não aguentei e perguntei sobre o resultado dos meus exames(a cintilografia)porém ele disse que somente o médico que ia fazer o me tratamento ia poder me falar sobre isso.
Dias depois ele me encaminhou pra Dr.Luis Cláudio.Quando cheguei fui bem recebida por ele e ele começou a ma falar do tratamento de quimio que eu teria que fazer.Até aí tudo bem.Só que eu mostrei a ele o exame que o outro médico tinha me pedido.Como eu estava me queixando de dor na coluna ele havia me recomendado fazer hidroginástica,porém quando ele viu meu exame ele foi categórico em dizer que eu suspendesse tudo.Dizia ele que a situação era muito grave e por isso nada podia ser feito.Eu não nego que me assustei e perguntei do que se tratava.Ele me disse se mais delongas que o meu osso estava contaminado,mostrou vários pontos no meu corpo que estavam já afetados pela doença.Meu Deus,a situação não era das melhores mas eu ergui minha cabeça e perguntei ao Dr. O que fazer então.Qual foi minha surpresa com a resposta dele quando ele me disse que eu diria o que fazer,se eu escolheria viver ou morrer.Foi um choque.Como assim?Será que tem alguém que escolhe morrer?Foi o que perguntei a ele.E ele me disse que sim.
Depois desse primeiro contato marcamos a primeira quimioterapia.Minha mãe e meu marido foram comigo,me dando apoio.Isso é muito importante pra quem se encontra nesta situação.O apoio,o carinho,são tão importantes quanto o próprio remédio.Eu acho que cinquenta por cento é tratamento,cinquenta por cento é emoção.Se o emocional está forte aguentar os efeitos da doença é amenizado.
Me lembro neste dia que faltava poucos dias pro casamento de um grande amigo nosso.Vanderson ia se casar e eu e meu marido seriamos padrinhos.Lá na quimio as enfermeiras me disseram que em cinco dias eu perderia o meu cabelo,mas eu não me abalei não.Eu disse á Deus que nenhuma folha cai de uma árvore se não for com sua permissão e que se fosse vontade Dele meu cabelo ia resistir.Não que o cabelo fosse a coisa mais importante mas é que eu não sabia o que fazer pra usar no dia.E sabe,Deus é tão maravilhoso que o cabelo começou a cair mais durou o suficiente pra minha irmã Dani e Marina me arrumarem.Deu pra ir bem bonitinha ao casamento.Obrigada Senhor!!!!!!!!!!!!
Só houve um problema.Os enjoos causados pela quimio.Assim que cheguei da quimio fui direto pra casa de Vó Luiza e assim que cheguei comecei a passar mal.Os vômitos e a febre tomaram conta do meu corpo.Meu Deus,que sensação horrorosa!Meus olhos ficaram vermelhos como brasa de tanta febre.Tia Rita ainda tentou me agasalhar pra ver se diminuía o frio que eu sentia mas nada adiantava.E os vômitos continuavam.Como o remédio que eu tomava era vermelho o vomito e o xixi também eram.Também sentia muito enjoo.Não podia sentir cheiro de comida,café,alho,amaciante,nada,tudo me fazia vomitar.Desde essa época nunca mais tomei café.Nada parava no meu estômago.Era horrível,os vômitos eram frequentes e minha família não sabia o que fazer.
As vezes eu dava certas vontades de comer certas coisas que até surpreendiam meus amigos,mas era Deus falando pra mim que eu podia comer sem susto que ia dar certo.Ás vezes deu vontade de comer almeirão com angu,sem alho claro,e Nilza fez pra mim com todo o carinho.Comi demais e Deus abençoou que não me fez mal.Já na segunda quimio dei vontade de comer caldo de mocotó e Nilza mais uma vez conseguiu pra mim.Ela pediu a Maria do Carmo,minha concunhada que fez maravilhosamente bem. Alice também fez,aliás ela cuidou muito de mim levando sopinhas e comidas gostosas pra mim.Eu adorava e sinto falta.Minha madrinha Imaculada também fez e por isso eu comi demais.O médico só faltou me bater mais eu não me arrependi não.Era o que o meu estomago estava aceitando e eu ia ficar com fome???Deus não ia ficar feliz me vendo com fome,por isso comi.
Também dava muita vontade de comer canjiquinha cozida só com sal e cebolinha,Tia Rita fazia pra mim,ela achava que tava ruim mas eu adorava,gosto até hoje pra dizer a verdade.E mingau de couve também.
Mas eu tenho falado do alimento que sacia a carne e não tenho falado do alimento espiritual,aquele verdadeiro que me sustenta pra valer,sem o qual eu não suportaria nenhuma dessas provações.Ai de mim se em meio a toda essa tribulação eu não estivesse em comunhão com o Cristo.E Ele é tão generoso que vem até mim me encontrar,Ele sendo Deus,sendo Rei e eu simples serva,pequena diante de tamanho Rei,Ele vinha e vem até mim.Isso é graça divina ou não????
E quantas vezes que Cristo e a Virgem Maria me deram provas,não que eu precisasse porque eu sempre confiei,mas quantas vezes em meio ao sofrimento eles me mostraram que estavam comigo.
Quantas vezes sem explicação minha cabeceira,onde eu estava deitada,com dores fortísssimas começava a cheirar de rosas.Pra um incrédulo isso seria uma coinscidencia mas pra mim é minha Mãe do céu que estava lá presente,cuidando de mim.E no dia em que a Ministra da Eucaristia foi proclamar o Evangelho e eu fui colocar uma musica pra que proclamássemos o evangelho e sem saber que evangelho era aquele dia coloquei o Magnificat de Nossa Senhora,e o Evangelho também o era.Como pode.Eu tinha um monte de musicas pra escolher e escolhi justo essa,no dia dessa passagem????????Eu não duvido mesmo que Nossa Senhora está presente cuidando de mim e minha família.
Teve um dia também que a mesma Ministra ao terminar as orações me disse que ia ler pra mim um trecho de um livro que se chama “visitas de Nossa Senhora as pessoas que sofrem”.Quando ela começou a ler o meu computador que até então estava apagado acendeu e apareceu a imagem de Nossa Senhora das Graças.Era um sinal.Talvez pra uma pessoa que não tem tanta ligação com a mãe do céu seja difícil compreender mais pra mim foi demais.Ela tem estado comigo,como esteve com Jesus até o fim no calvário,ela não O abandonou e não abandona nenhum de seus filhos,até os mais rebeldes e que a rejeitam.
Depois de quatro seções de quimio vermelha,cheguei pra tomar o remédio e pra minha surpresa o enfermeiro me disse que minha medicação havia mudado.Fiquei tão feliz!!!!Inocente achava que estava livre dos efeitos dos remédios,que engano meu!
Quando o remédio começou a correr na mjnha veia(esqueci de dizer que a quimio é feita diretamente na veia,talvez você não saiba)eu comecei a sentir mal.Minha visão começou a escurecer,a língua a endurecer,e fiquei tonta.Imeditamente Paulo Andre percebeu e me socorreu retirando a medicação e me aplicando um antialérgico.E durante todo o dia fomos tentando passar este remédio e eu pedia o tempo todo ao Divino Pai Eterno que abençoasse o remédio pra que eu conseguisse tomá-lo já que se eu não conseguisse não havia outra opção.Digo isso porque vi acontecer com outras pessoas que não conseguiram fazer e infelizmente o tratamento ficou comprometido.Mas graças ao meu Pai do Céu e a dedicação de Paulo André e de toda sua equipe conseguimos.Saí de lá já era noite.
No dia seguinte eu estava muito contente porque não estava sentindo,até saí de casa com minha filha,isso era quinta feira.Mas na sexta feira de meio dia mais ou menos em diante uma dor terrível tomou conta do meu corpo concentrando mais nas pernas.Se tornou tão violenta aquela dor que Valdir me levou pra Muriaé,lá fiquei sabendo que era o efeito da medicação e que não havia muito o que fazer.Meu Deus,e eu que achava a quimio vermelha ruim!Fui descobrir que o que era ruim podia ficar pior.Eles pra me ajudarem injetavam morfina em mim só que não resolvia nada,a única coisa que eu sentia era como se estivesse bêbada.Só.E vim pra casa.Mas esse não era o único problema,a medicação além da dor me tirou toda a força das pernas.Durante oito dias era a dor e a falta de movimento nas pernas ali comigo.Enquanto eu rolava de dor Valdir ficava ao meu lado.Imagino a agonia dele,coitado,sem saber o que fazer.
Quantas vezes você já se viu nessa situação?Impotente,sem saber o que fazer.Mas saiba meu amigo você não está só nas suas batalhas,Jesus e a Virgem Maria estão sempre contigo segurando sua mão.É assim comigo.Ai de mim se não fosse a presença forte dessa dupla na minha vida,ai de mim se não fosse a Eucaristia.Ai de mim se não orasse a Deus.
Por isso te digo meu amigo,oração é base,é o alicerce.É igual uma casa.Se a fundação,que é a base é firme toda a casa se torna firme.Assim é a fé.Jesus disse:”Buscai enquanto se pode achar”.Então busque.Busque o alto,busque o céu,seja sempre amigo de Jesus e Maria.Se está tudo bem compartilhe suas alegrias com Jesus,conte a Ele,Ele não é seu amigo?Então,compartilhe com Ele não só suas tristezas mas as alegrias também.Mantenha Jesus presente na sua vida porque quando a tribulação vier,e vem, você não vai se sentir desamparado.Uma pessoa que tem Jesus consigo enfrenta os problemas de maneira diferente.E eu digo por experiência própria que se não fosse Jesus eu estava perdida.
E nas dores eu alcançava uma graça tão grande!Mesmo com aquela dor terrível eu conseguia rezar meu rosário.Era uma benção,e eu conseguia dormir com as bênçãos de Deus e da Virgem Maria.Era a própria Mãe que me ninava,qual criança eu adormecia em seus braços suaves.
Foi assim que eu consegui superar aquela fase do tratamento porque por mim só eu não suportaria.
Houve o dia também muito feliz em que o Sacerdote da nossa comunidade foi me visitar,Padre Wenderson é um amor de pessoa,me tratou com tanto carinho,senti nele uma mansidão,uma paz que encheu toda a casa de alegria e suas palavras de conforto me ajudam a caminhar.Ele me ungiu e com toda a doçura de um pai me disse que aquilo pra Deus era nada,que Ele passaria as suas mãos poderosas e tudo sumiria.E eu creio nisto.
Tanto é que com toda essa tribulação Deus me deu palavras onde Ele confirma a Sua Presença e Seu poder.Estava eu em oração e então pedi ao Espírito Santo que me mostrasse uma palavra,que Deus falasse ao meu coração.Foi aí que saiu uma palavra em Ezequiel 37/1-14.Sabem do que se trata?Fala do vale dos ossos secos onde Deus conversa com o profeta e manda que ele profetize sobre aqueles ossos para que neles se formassem carnes,nervos,sangue,tudo enfim,que retornassem a vida.E aqueles ossos foram se juntando e sendo reconstruídos e daquele amontoados de ossos Deus fez um exército poderoso.
Eu me identifiquei na hora.Meu Deus! era Deus falando comigo que aquele problema era nada diante do seu poder,que assim como Ele restituiu a vida áquele exército Ele também O pode fazer na minha vida.
Fechei a Bíblia novamente e saiu o louvor de Jó que não se deixou abater pelo sofrimento e louvou a Deus quando todos o aconselhavam a se voltar contra Ele e sua recompensa foi tremenda.Com Jó aprendi que ser fiel a Deus e louvá-lo quando tá tudo bem é fácil,agora ser realmente fiel é louvá-lo na dor.E meu irmão este é o louvor que agrada a Deus.Se você tem motivos pra chorar louve,se seu filho está nas drogas louve,se sua filha some pelas baladas da vida louve a Deus.Não é batendo de frente que se vence,a afronta só traz revolta e sofrimento.Faça como o rio que vai contornando suavemente os obstáculos,as vezes deságua em cachoeiras,é entulhado,enfim ele passa muita dificuldade mas sempre alcança o seu destino que é o mar,ele não desiste.Nunca desista!!!
Pela terceira vez abri a Bíblia e saiu em João 11/25-27,onde fala da ressurreição de Lázaro.Quando Jesus dialogava com as irmãs de Lázaro e Ele diz:”Eu sou a ressurreição e a vida;quem crê em mim ainda que esteja morto viverá;e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.Crês nisto?Disse-lhe ela sim Senhor eu creio que tu és o Cristo,o Filho de Deus,que havia de vir ao mundo.”E diante desta Palavra assim como Marta eu também disse ao Senhor:Eu creio!E me abandonei na imensidão do amor de Deus. Reze comigo:
Sim Senhor eu creio que Tu és o Cristo,o Filho de Deus vivo,O Redentor dos homens,Aquele que havia de vir para resgatar seu povo.Sim Senhor eu creio firmemente no teu poder e no seu amor por mim.Sei que posso até estar chorando agora mas não estou sozinha,o Senhor enxuga minhas lágrimas pois o Senhor mesmo disse:”Bem-aventurados os que choram porque serão consolados.”E eu confio em Ti Senhor.A situação chegou ao extremo,não há mais nenhuma solução humanamente possível,mais é aí que Tu entras com todo o teu poder e misericórdia mostrando que o senhor é o mesmo de ontem e de hoje.Que o Senhor continua operando muitos milagres,basta ter fé.O Senhor curou e libertou e continua ainda a faze-lo.Meu Jesus Amado,sei que levastes sobre si no calvário todas as nossas enfermidades,todas as nossas transgressões e por isso sei que se padeço de algum mal é para a manifestação da glória de Deus.Ensina-me Senhor a carregar minha cruz com elegância como o Senhor o fez,sem murmurar.Para que no final da caminhada eu ,assim como o Senhor possa dizer:”tudo está consumado”.que quer dizer:Pai fiz tudo conforme Tua vontade.E assim alcançar a vitória.
As vezes rezar num momento de dor é difícil mas não desanimes não.O Espírito Santo,O Consolador Ele lhe dará a força necessária para superar.
Com tudo o que eu já estava passando,das dores ainda acontece uma coisa grave com nossa casa.No mês de novembro,com as chuvas caiu doze caminhões de terra sobre nossa casa.Eram quatro horas da manhã,eu sem andar,minha filha mais velha não estava em casa porque dormia com vovó.A água com lama invadiu toda a casa e Valdir saiu as pressas para tentar desviar a lama.Eu impotente chamei meus filhos para ajudarem o pai.
Eu sem saber o que fazer tentava ligar pra minha mãe e nada.Tentei ligar pra César e ele prontamente se colocou a disposição,ligou pras pessoas certas e logo chegou a defesa civil,os bombeiros até polícia todo mundo pra ajudar.Chegou também minha mãe,minha irmã Dani e meu cunhado.Meu tio Odilon e tia Rita,todos arregaçaram as mangas e foram ajudar.Tiraram todas as minhas coisas da casa e depositaram nas casas dos vizinhos.
Professor da UFV participará em reunião da CBF
O professor Próspero Paoli vai representar a UFV no I Congresso Brasileiro de Futebol de Base, que irá acontecer de 25 a 27 de abril, no Centro de Treinamento da Granja Comary, em Teresopólis (RJ). O evento reunirá representantes dos 40 Clubes que disputam a 1ª e 2ª divisões do Campeonato Brasileiro com os objetivos de debater e encontrar soluções para os principais problemas do futebol de base no país.
Segundo Paoli, a reunião de gestores dos clubes é uma iniciativa inédita e a sua participação como palestrante no evento demonstra a importância da UFV no cenário do futebol nacional. “Eu me sinto gratificado pelo convite. É o reconhecimento dos dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo trabalho que desenvolvemos na UFV há 27 anos. Hoje, com orgulho, vejo que contribuímos de forma concreta para o fortalecimento do nosso futebol, formando profissionais da mais alta qualidade”.
Um desses profissionais, inclusive, é o coordenador de seleções de base da CBF e ex-aluno da UFV, Ney Franco, que justifica o convite feito ao Própero pelo trabalho que o professor desenvolve e que o torna uma das referências na área acadêmica do futebol. De acordo com Ney Franco, esse trabalho vem contribuindo, em muito, para que se busque a qualificação dos profissionais e, principalmente, de metodologias que ajudem no desenvolvimento do futebol de base no Brasil.
O I Congresso Brasileiro de Futebol de Base também terá a participação do diretor de Seleções, Andrés Sanches, e do treinador da Seleção Brasileira, Mano Menezes. Serão três dias de muita discussão, segundo Paoli que, durante o evento, falará sobre As variáveis que influenciam no processo de formação de base.
Fonte - UFV notícias com Adriana Passos
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Visita à EFA Puris, Araponga-MG
Acabo de chegar do município de Araponga-MG, estávamos realizando uma aula de campo da disciplina do Estágio obrigatório do curso de Geografia da UFV. Foi uma visita à Escola Família Agrícola Puris -EFA- na comunidade de São Joaquim pertencente ao município de Araponga. O local já foi habitado a algum tempo atrás por comunidades indígenas, os índios Puris. A Escola Família Agrícola Puris foi inaugurada oficialmente no ano de 2008. Mas já aconteciam aulas em uma casa situada na comunidade antes dessa data. As EFA's empregam a Pedagogia da Alternância que nasceu na década de 1930 na França. Desenvolveu de uma iniciativa de pequeno grupo de agricultores franceses que insatisfeitos com o sistema educacional de seu país, que a seu ver, não atendia a especificidades do meio rural, resolveram então criar um escola com o auxílio de um padre católico. Já no Brasil, esse sistema começou no ano de 1969, no estado do Espírito Santo, onde começaram com três escolas, a Escola Família Rural de Alfredo Chaves, Escola Família Rural de Rio Novo do Sul e Escola Família Rural de Olivânia, está última no município de Anchieta. O viés de criação desse tipo de pedagogia aqui no Brasil se deu pela necessidade de que os filhos dos agricultores tivessem um ensino voltado para o campo, ou seja, para sua realidade. A EFA-Puris foi uma iniciativa da associação dos produtores rurais do município de Araponga, sendo o terreno onde a escola foi implantado comprado por 80 trabalhadores rurais que dividiram em partes iguais para os seus compradores, sobrando dessa divisão uma área de 1,96 ha, local onde foi usado para a construção da escola. A experiência de uma educação voltada para o filho de trabalhador rural foi trazida de uma escola que existia na Colônia Vaz de Mello, em Viçosa, distante 45 quilômetros da escola. Hoje a EFA-Puris conta com diversos parceiros, dentre eles a Universidade Federal de Viçosa, através de seus Departamentos como o Departamento de Solos (DPS), Departamento de Educação (DPE), Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), Departamento de Zootecnia (DZO), Departamento de Geografia (DGE), Centro de Tecnologia Alternativas (CTA), etc. Seu financiamento é realizados em grande parte pelas diversas parcerias, principalmente da vontade da comunidade em criar essa escola e mante-la aberta, funcionando, devido ao grande esforço empregado pela comunidade para conseguir que o governo estadual registrasse a criação dessa escola, dificultado por uma burocracia da má vontade. Hoje o Governo do Estado ajuda a manter em funcionamento essa escola enviando verbas para o pagamento dos Monitores, dinheiro da merenda escolar, sendo que esse repasse se enquadra na legislação da Educação do Campo. Também tem investimentos do Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Agrário que manda verbas para expansão da infraestrutura física, como esta acontecendo atualmente para a construção de um prédio de 3 andares. A escola tem 62 alunos que passam 15 dias em regime de internato na escola, fazendo atividades desde às 07:00 da manhã até às 22:00 horas da noite, tudo sem ser de modo cansativo, massante. Depois 15 dias em casa, ajudando a família e a comunidade, sempre relacionando o que foi aprendido enquanto tempo escola. O aluno leva pra casa um caderno de anotações, onde ele anota as duvidas recorrentes do dia-a-dia, depois em sua volta para a escola, esse compartilha essa duvida, sendo isso usado como temas geradores. Pra quem conhece a educação tradicional do meio urbana se encanta com o modo de ensinar utilizado por escolas como as EFA's, unindo teoria e prática, garantindo o interesse do alunos, aplicando na maioria das vezes aquilo que eles aprendem em "salas de aulas" para suas vidas. Os alunos quando completam o ciclo do segundo grau (a EFA Puris oferece o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio) mais de 90% prestam algum tipo de vestibular (ENEM), obtendo vagas nas universidades para continuarem seus estudos. Na Universidade Federal de Viçosa já tem alunos de Zootecnia, Cooperativas, Letras, Ciências Contábeis etc. que passaram os 3 anos de ensino médio na Escola Família Agrícola Puris.
segunda-feira, 16 de abril de 2012
Opressão humana
Será que as pessoas tem tempo para fazer tudo aquilo que deveriam fazer? Vinte e quatro horas no dia já não estão dando conta mais para resolvermos tudo que temos que resolver. Acordar cedo, tomar café voando, correr para o trabalho/escola, trabalhar/estudar como um condenado. Depois vem aquela uma hora ninja, em que você tem que deslocar do trabalho/escola, chegar em casa, almoçar e voltar para o trabalho ou a escola. Vence até as cinco, seis horas da tarde, volta pra casa, transito lotado em todos esses percursos descritos acima. Toma balho, janta. Se for "apenas" o trabalho, beleza. Não tem que ficar pensando mais no trabalho, claro, dependendo do tipo de profissão que a pessoa exerce. Outro exemplo: se for médico, estudante, pessoas que tem negócio próprio, geralmente quando em casa a cabeça ainda fica funcionando lá nas obrigações. Agora, se for professor, hum... se for professor a coisa complica muito, pois, suas obrigações são dobradas e seus rendimentos mensais, a isso nem merece comentários... A vida moderna chegou a tal ponto que levam muitas pessoas a adquirirem doenças mentais, como depressão, esquizofrenia, síndrome do pânico etc., algumas pessoas de tão pressionadas que se sentem chegam ao ponto de cometerem suicídios. Diante um quadro tão opressor da vida humana, da exploração humana, da exploração do homem pelo homem, será que somos realmente seres livres? Teríamos liberdade para nós realmente nos sentirmos pessoas livres? Ou fingimos 24 horas por dia ser seres livres? Mesmo com tanta labuta, tanto suor, vemos muitas pessoas passando fome. Teria sentido um mundo cheio de riqueza e alimentos e ainda pessoas sem nada, nem ao menos ter o que comer? As vezes eu pressinto que eu não pertenço a esse mundo...
terça-feira, 3 de abril de 2012
Que escola é essa?
Realmente a cada dia que passa nos surpreendemos mais. Um aluno de escola estadual do município de Miraí, interior de Minas Gerais virou motivo de chacota por ter visão diferente em relação sua crença. Uma professora de Geografia (logo essa disciplina que ensina a pluralidade, a diversidade), Lila Jane de Paula tem por hábito começar sua primeira aula do dia rezando um pai-nosso, independente de que sala esteja. Fazendo isso há mais de 25 anos, essa professora reparou que um de seus alunos não rezavam o pai-nosso junto com a sala. Esse aluno, Ciel Vieira, ATEU convicto gravou momentos em que na oração teve seu nome citado por alguns alunos, na hora que diz, "mais livrai-nos do mal", ela fora substituída por "mais livrai-nos do Ciel". Indagando a professora, Ciel diz que ela não respeitava a laicidade do Estado. A professora disse que não vai parar de rezar nas aulas, nem mesmo se um juiz for até a sala para convence-la.
Sinceramente, é muito decepcionante ter conhecimento de que assuntos dessa natureza ainda acontecem dentro das escolas brasileiras. Tratando-se de várias questões culturais que envolvem a multiplicidade da cultura brasileira, fica difícil trabalhar com religiões específicas. A professora de Geografia, que por sinal não conhece nada dessa disciplina, pois se conhecesse nunca teria rezado nas salas, visto que a Geografia é uma ciência que trabalha a pluralidade espacial. Não interessa analisar religião x, mas religião x, y, z.... Ela desrespeitou muito esse aluno que até então não respondia nada, até se sentir desrespeitado pela autoridade máxima da sala de aula que é o professor. Num ato impensado como esse, a professora incitou a intolerância religiosa. Coisas que trazem sérias consequências para o mundo até os dias atuais. Vide os conflitos que acontecem no Oriente Médio.
Vejo que tem muitos professores despreparados, mal formados para lidar com muitas questões escolares. E a adversidade é uma delas. Não é apenas o professor o responsável por questões como essa, a Escola também não está preparada lidar com isso. Nessa escola de Miraí, o diretor tratou o fato como um "probleminha". Para Juarez Dayrell a escola ignora a diversidade social que chega na escola e trata todos como se fosse algo uniforme, alinham todos, desrespeitando os alunos e a escola, por também ignorá-la como espaço sociocultural, espaço da multdiversidade.
Mais informações sobre esse caso, copie e cole o link abaixo na barra de seu navegador.
http://www.paulopes.com.br/2012/04/reacao-de-aluno-ateu-bullying-acaba-com.html
Sinceramente, é muito decepcionante ter conhecimento de que assuntos dessa natureza ainda acontecem dentro das escolas brasileiras. Tratando-se de várias questões culturais que envolvem a multiplicidade da cultura brasileira, fica difícil trabalhar com religiões específicas. A professora de Geografia, que por sinal não conhece nada dessa disciplina, pois se conhecesse nunca teria rezado nas salas, visto que a Geografia é uma ciência que trabalha a pluralidade espacial. Não interessa analisar religião x, mas religião x, y, z.... Ela desrespeitou muito esse aluno que até então não respondia nada, até se sentir desrespeitado pela autoridade máxima da sala de aula que é o professor. Num ato impensado como esse, a professora incitou a intolerância religiosa. Coisas que trazem sérias consequências para o mundo até os dias atuais. Vide os conflitos que acontecem no Oriente Médio.
Vejo que tem muitos professores despreparados, mal formados para lidar com muitas questões escolares. E a adversidade é uma delas. Não é apenas o professor o responsável por questões como essa, a Escola também não está preparada lidar com isso. Nessa escola de Miraí, o diretor tratou o fato como um "probleminha". Para Juarez Dayrell a escola ignora a diversidade social que chega na escola e trata todos como se fosse algo uniforme, alinham todos, desrespeitando os alunos e a escola, por também ignorá-la como espaço sociocultural, espaço da multdiversidade.
Mais informações sobre esse caso, copie e cole o link abaixo na barra de seu navegador.
http://www.paulopes.com.br/2012/04/reacao-de-aluno-ateu-bullying-acaba-com.html
sábado, 31 de março de 2012
Quarenta e oito anos (48) do golpe militar
Hoje está completando 48 anos que o Brasil sofreu um golpe militar encerrando o Governo do Presidente João Goulart, eleito democraticamente. O golpe militar estabeleceu um governo que mantinha um forte alinhamento com a política dos Estados Unidos da América (EUA). Foi durante o regime militar que surgiu uma das maiores emissora de televisão do mundo, a rede globo do "dr" roberto marinho é produto desse golpe de estado. Foi tanta coincidência que a emissora surgiu um ano após a tomada militar. Os 21 anos de governo militar causou uma grande perda para o país. Foram muitos que perderam a vida nessa época, além dos que foram presos e torturados. Um exemplo de pessoa que sofreu tortura foi Dilma Vana Rousself, hoje eleita presidente do Brasil, Dilma Rousself foi duramente torturada pelos porões da ditadura. Numa data triste como essa, ainda ouve-se notícias que alguns militares estariam comemorando esse golpe, o famoso militar de pijama. Mais de 500 populares compareceram em frente ao clube militar pra protestarem contra os militares que estariam se reunindo para celebrar os 48 anos de golpe. Os cidadãos jogaram ovos no portão, quando chagavam os militares, esses eram recebidos aos gritos de "assassinos", "torturadores", etc. Bombas de efeito moral, jatos de spray de pimenta e disparos de armas de choque foram usados para dispersar os populares que se reuniram diante do Clube Militar para protestar contra evento em homenagem ao golpe de 64. A verdade é que temos que pedir para que esclareçam esse passado sombrio brasileiro. Nós, povo brasileiro temos direito de saber o que realmente ouve nesses 21 anos de golpe. Queremos obter respostas dos nossos amigos, parentes, pais, irmãos, trabalhadores, estudantes que foram duramente torturados e mortos, desaparecidos pelos militares.
A sociedade civil brasileira aguarda a Comissão da Verdade para apurar, revelar todos documentos da época, pois não podemos deixar esse magoa no peito, temos que no mínimo reparar essa insanidade que um dia aconteceu na recente História do Brasil.
A sociedade civil brasileira aguarda a Comissão da Verdade para apurar, revelar todos documentos da época, pois não podemos deixar esse magoa no peito, temos que no mínimo reparar essa insanidade que um dia aconteceu na recente História do Brasil.
Eduardo Galeano lança seu novo livro: Os filhos dos dias
Por que este título: Os filhos dos dias?
Segundo os maias, nós somos filhos dos dias, ou seja, o tempo é que estabelece o espaço. O tempo é nosso pai e nossa mãe e, como somos filhos dos dias, o mais natural é que a cada dia nasça uma história. Somos feitos de átomos, mas também de histórias.
Primeira pergunta da entrevista realizada por Ana María Mizrah, no Brasil de Fato.
Confira o resta no link abaixo:
http://ponto.outraspalavras.net/2012/03/31/eduardo-galeano-lanca-novo-livro-na-forma-de-um-calendario/
Segundo os maias, nós somos filhos dos dias, ou seja, o tempo é que estabelece o espaço. O tempo é nosso pai e nossa mãe e, como somos filhos dos dias, o mais natural é que a cada dia nasça uma história. Somos feitos de átomos, mas também de histórias.
Primeira pergunta da entrevista realizada por Ana María Mizrah, no Brasil de Fato.
Confira o resta no link abaixo:
http://ponto.outraspalavras.net/2012/03/31/eduardo-galeano-lanca-novo-livro-na-forma-de-um-calendario/
Apagar as luzes
Beleza, esse tal de apagar as luzes para buscar incentivar as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente é uma atitude muito bacana. Agora, cuidar de verdade do meio ambiente somente através de sérias decisões de cunho político a nível mundial. O resto é conversa pra boi dormir. O resto é movimento da moda ambiental. Dentro desse universo da moda podemos citar a criação de várias ONG's mundo afora.
quinta-feira, 29 de março de 2012
Morre Millôr Fernandes
Morreu na noite desta terça-feira (27) o jornalista, escritor, dramaturgo, desenhista e artista autodidata. Nasceu no Rio de Janeiro em 16 de agosto de 1923, Millôr além de ter passado por diversos órgão de imprensa como a revista "O Cruzeiro" foi um dos criadores do jornal "O Pasquim", importante órgão de imprensa que fazia oposição ao regime militar (1964-1985). Atualmente, Millôr Fernandes tinha um site pessoal onde escrevia textos de humor e publicava seus cartuns.
Grande intelectual que foi, famoso pelo seu estilo crítico, Millôr também traduziu obras de William Shakespeare e de Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière.
Acometido por um Acidente Vascular Cerebral - AVC - no início de 2011, Millôr morreu ontem, terça-feira (27) de falência múltiplas dos órgãos e parada cardíaca, segundo seu filho Ivan Fernandes.
Algumas obras deixadas pelo Millôr:
Prosa
Eva sem costela – Um livro em defesa do homem (sob o pseudônimo de Adão Júnior) - 1946 - Editora O Cruzeiro.
Tempo e contratempo (sob o pseudônimo de Emmanuel Vão Gogô) - 1949 - Editora O Cruzeiro.
Lições de um ignorante - 1963 - J. Álvaro Editor
Fábulas Fabulosas - 1964 - J. Álvaro Editor. Edição revista e ilustrada – 1973 - Nórdica
Esta é a verdadeira história do Paraíso - 1972 - Livraria Francisco Alves
Trinta anos de mim mesmo - 1972 - Nórdica
Livro vermelho dos pensamentos de Millôr - 1973 – Nórdica. Edição revista e ampliada: Senac – 2000.
Compozissõis imfãtis - 1975 - Nórdica
Livro branco do humor - 1975 – Nórdica
Devora-me ou te decifro – 1976 – L&PM
Millôr no Pasquim - 1977 – Nórdica
Reflexões sem dor - 1977 - Edibolso.
Novas fábulas fabulosas - 1978 – Nórdica
Que país é este? - 1978 – Nórdica
Millôr Fernandes – Literatura comentada. Organização de Maria Célia Paulillo – 1980 Abril Educação
Todo homem é minha caça - 1981 - Nórdica
Diário da Nova República - 1985 – L&PM
Eros uma vez – 1987 – Nórdica – Ilustrações de Nani
Diário da Nova República, v. 2 - 1988 – L&PM
Diário da Nova República, v. 3 – 1988 – L&PM
The cow went to the swamp ou A vaca foi pro brejo – 1988 - Record
Humor nos tempos do Collor (com L. F. Veríssimo e Jô Soares) – 1992 – L&PM
Millôr definitivo - A bíblia do caos - 1994 – L&PM
Amostra bem-humorada – 1997 – Ediouro – Seleção de textos de Maura Sardinha
Tempo e contratempo (2ª edição) – Millôr revisita Vão Gogô - 1998 - Beca.
Crítica da razão impura ou O primado da ignorância – Sobre Brejal dos Guajas, de José Sarney, e Dependência e Desenvolvimento na América Latina, de Fernando Henrique Cardoso – 2002 – L&PM
100 Fábulas Fabulosas – 2003 – Record
Apresentações – 2004 – Record.
Novas Fábulas E Contos Fabulosos (ilustrações de Angeli) - 2007 - Desidratada.
Grande intelectual que foi, famoso pelo seu estilo crítico, Millôr também traduziu obras de William Shakespeare e de Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière.
Acometido por um Acidente Vascular Cerebral - AVC - no início de 2011, Millôr morreu ontem, terça-feira (27) de falência múltiplas dos órgãos e parada cardíaca, segundo seu filho Ivan Fernandes.
Algumas obras deixadas pelo Millôr:
Prosa
Eva sem costela – Um livro em defesa do homem (sob o pseudônimo de Adão Júnior) - 1946 - Editora O Cruzeiro.
Tempo e contratempo (sob o pseudônimo de Emmanuel Vão Gogô) - 1949 - Editora O Cruzeiro.
Lições de um ignorante - 1963 - J. Álvaro Editor
Fábulas Fabulosas - 1964 - J. Álvaro Editor. Edição revista e ilustrada – 1973 - Nórdica
Esta é a verdadeira história do Paraíso - 1972 - Livraria Francisco Alves
Trinta anos de mim mesmo - 1972 - Nórdica
Livro vermelho dos pensamentos de Millôr - 1973 – Nórdica. Edição revista e ampliada: Senac – 2000.
Compozissõis imfãtis - 1975 - Nórdica
Livro branco do humor - 1975 – Nórdica
Devora-me ou te decifro – 1976 – L&PM
Millôr no Pasquim - 1977 – Nórdica
Reflexões sem dor - 1977 - Edibolso.
Novas fábulas fabulosas - 1978 – Nórdica
Que país é este? - 1978 – Nórdica
Millôr Fernandes – Literatura comentada. Organização de Maria Célia Paulillo – 1980 Abril Educação
Todo homem é minha caça - 1981 - Nórdica
Diário da Nova República - 1985 – L&PM
Eros uma vez – 1987 – Nórdica – Ilustrações de Nani
Diário da Nova República, v. 2 - 1988 – L&PM
Diário da Nova República, v. 3 – 1988 – L&PM
The cow went to the swamp ou A vaca foi pro brejo – 1988 - Record
Humor nos tempos do Collor (com L. F. Veríssimo e Jô Soares) – 1992 – L&PM
Millôr definitivo - A bíblia do caos - 1994 – L&PM
Amostra bem-humorada – 1997 – Ediouro – Seleção de textos de Maura Sardinha
Tempo e contratempo (2ª edição) – Millôr revisita Vão Gogô - 1998 - Beca.
Crítica da razão impura ou O primado da ignorância – Sobre Brejal dos Guajas, de José Sarney, e Dependência e Desenvolvimento na América Latina, de Fernando Henrique Cardoso – 2002 – L&PM
100 Fábulas Fabulosas – 2003 – Record
Apresentações – 2004 – Record.
Novas Fábulas E Contos Fabulosos (ilustrações de Angeli) - 2007 - Desidratada.
Jean Jacques Rousseau
Filho de Isaac Rousseau, relojoeiro de profissão e de Suzanne Bernard, Jean Jacques Rousseau perde a mãe uma semana após ela dá a luz. Nasceu em Genebra, na Suíça no dia 28 do mês de junho do ano de 1712. Sua educação foi realizada por um pastor chamado Lambercier. Não freqüentou nenhuma universidade. Ainda na casa de seu pai lia muito, lia em voz alta para o pai enquanto ele trabalhava na relojoaria num dos cômodos da casa.
Quando jovem, saiu de Genebra com 16 anos de idade, partindo para uma vida aventureira. Partiu então para Sabóia (França) onde foi acolhido por uma rica senhora de quem se tornou amante, com esta convivência aprendeu a Filosofia e Música.
Chegando a Paris fica amigo de grandes filósofos iluministas e inicia uma rápida e bem sucedida carreira de compositor, ganhando uns trocados dando aula de música. Em 1745 conhece a lavadeira Thérèse Levasseur com quem teve cinco filhos, todos levados para adoção. Isso o torna contraditório, uma vez que ele escreve a obra Emílio ou da Educação (1762) - minucioso tratado sobre educação, que traz a forma pelo qual as crianças deveriam ser educadas, ao mesmo tempo em que colocar os filhos para adoção. Seu método de educação era o de “retardar” o crescimento intelectual: ele demandava a criança demonstrar seus próprios interesse em um assunto e fazer suas próprias perguntas. Em sua obra ele descreve como seria a educação de uma criança usando o personagem Emílio. Rousseau pensava que essencialmente o mestre deve educar o aluno para ser um homem, usando a estrutura provida pelo desenvolvimento natural do aluno, enquanto ao mesmo tempo mantendo em mente o contexto social no qual o aluno eventualmente será um membro.
Também em 1762, Jean Rousseau publica sua famosa obra Do contrato Social onde questiona a formas de liberdade do ser humano. Rousseau conduz seu raciocínio para explicar a necessidade e o porquê de o homem nascer livre, mas revogar essa condição, uma vez que a liberdade é o maior bem que se pode ter e sua perda significa a renúncia à qualidade de homem e aos direitos do mesmo. Além de ter escrito vários outras obras como: Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens, Discurso Sobre as Ciências e as Artes, Confissões, dentre outras obras.
Rousseau morreu em Ermenonville, no norte da França no dia 2 de julho de 1778.
Apenas para citar uma frase sua escrita no livro Emílio ou da Educação (1762), Rousseau escreveu “Le monde réel a ses bornes, le monde imaginaire est infini- O mundo da realidade tem seus limites. O mundo da imaginação não tem fronteiras”.
Quando jovem, saiu de Genebra com 16 anos de idade, partindo para uma vida aventureira. Partiu então para Sabóia (França) onde foi acolhido por uma rica senhora de quem se tornou amante, com esta convivência aprendeu a Filosofia e Música.
Chegando a Paris fica amigo de grandes filósofos iluministas e inicia uma rápida e bem sucedida carreira de compositor, ganhando uns trocados dando aula de música. Em 1745 conhece a lavadeira Thérèse Levasseur com quem teve cinco filhos, todos levados para adoção. Isso o torna contraditório, uma vez que ele escreve a obra Emílio ou da Educação (1762) - minucioso tratado sobre educação, que traz a forma pelo qual as crianças deveriam ser educadas, ao mesmo tempo em que colocar os filhos para adoção. Seu método de educação era o de “retardar” o crescimento intelectual: ele demandava a criança demonstrar seus próprios interesse em um assunto e fazer suas próprias perguntas. Em sua obra ele descreve como seria a educação de uma criança usando o personagem Emílio. Rousseau pensava que essencialmente o mestre deve educar o aluno para ser um homem, usando a estrutura provida pelo desenvolvimento natural do aluno, enquanto ao mesmo tempo mantendo em mente o contexto social no qual o aluno eventualmente será um membro.
Também em 1762, Jean Rousseau publica sua famosa obra Do contrato Social onde questiona a formas de liberdade do ser humano. Rousseau conduz seu raciocínio para explicar a necessidade e o porquê de o homem nascer livre, mas revogar essa condição, uma vez que a liberdade é o maior bem que se pode ter e sua perda significa a renúncia à qualidade de homem e aos direitos do mesmo. Além de ter escrito vários outras obras como: Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens, Discurso Sobre as Ciências e as Artes, Confissões, dentre outras obras.
Rousseau morreu em Ermenonville, no norte da França no dia 2 de julho de 1778.
Apenas para citar uma frase sua escrita no livro Emílio ou da Educação (1762), Rousseau escreveu “Le monde réel a ses bornes, le monde imaginaire est infini- O mundo da realidade tem seus limites. O mundo da imaginação não tem fronteiras”.
quarta-feira, 28 de março de 2012
Até quando o mundo irá aguentar?
Uma pergunta que parece ter um cunho filosófico, mas que na realidade é uma pergunta que esta cada vez sendo mais feita: até quando o nosso Planeta Terra irá aguentar?
Segundo a Cosmologia o Universo surgiu a partir de uma grande explosão, denominada de BIG BANG, o que significa a GRANDE EXPLOSÃO. Isso teria acontecido a mais ou menos 14 bilhões de anos atrás. "Essa grande explosão de energia teria sido liberada pelo Espaço. De acordo com o modelo do Big Bang, o Universo se expandiu a partir de um estado extremamente denso e quente e continua a se expandir atualmente. Uma analogia comum explica que o espaço está se expandindo, levando galáxias com ele, como passas em um naco de pão a aumentar" (WIKIPEDIA).
Com o passar dos bilhões de anos que compõem a formação do Universo, há mais ou menos 4,5 bilhões de anos a Terra foi formada a partir de partículas que estavam circulando o Universo. Essa poeira teria se concentrado, uma massa super aquecida, formando assim a Terra.
Com o desenvolvimento da Terra, ela foi se esfriando, foram surgindo moléculas simples através da união dos elementos químicos disponíveis no planeta, foram se formando os primeiros coacervados, uma estrutura extremamente simples que a partir de então foi originando outras moléculas até chegar a vida de que conhecemos hoje. Bom isso também é outra teoria.
Dando um grande salto até os dias atuais, depois de ter passado pela Teoria da Deriva Continental, que diz que todos os continentes já foram há 250 milhões de anos atrás um continente só. Eles começaram a se separar, formando o que a gente conhece como os cinco continentes que compõem a Terra atualmente. O grande decifrador desse fenômeno foi o alemão Alfred Wegener, que com muita inteligência propôs em 1912, que os continentes alguma vez na história já foram colados, observou que a costa africana encaixaria perfeitamente na costa brasileira.
Antes de sua morte disse essa frase sobre a ciência: "A ciência é um processo social. Decorre numa escala temporal mais longa do que a vida humana. Caso eu morra, alguém ocupará o meu lugar. Se tu morreres, alguém ocupará o teu. O que realmente é importante é que alguém faça o trabalho." (Alfred Wegener, pouco antes da sua morte no ano de 1930).
Ainda antes do surgimento dos primeiros seres humanos, passaram pelo Planeta Terra os dinossauros isso há mais de 130 milhões de nos, no período triássico sendo extintos há mais ou menos 65 milhões de anos atrás, com o meteoro que atingiu a Terra na região da América Central, formando uma imensa fumaça que teria encoberto a entrada de radiação solar, sem energia, não havia desenvolvimento de plantas, a base primária da cadeia alimentar de todos animais.
Chegando a mais ou menos 200 mil anos atrás, o homem começa a se desenvolver, adaptando as condições de sobrevivência, criando artefatos, desenvolvendo o fogo, vivendo da caça, coletando frutos, domesticando animais e plantas para assim ir garantindo a sua sobrevivência, sempre lutando contra as adversidades para manter a espécie.
(Continuo o longo caminho da evolução outra hora, pois já é tarde, hora de descansar)
Boa noite e até a próxima retomada.
Segundo a Cosmologia o Universo surgiu a partir de uma grande explosão, denominada de BIG BANG, o que significa a GRANDE EXPLOSÃO. Isso teria acontecido a mais ou menos 14 bilhões de anos atrás. "Essa grande explosão de energia teria sido liberada pelo Espaço. De acordo com o modelo do Big Bang, o Universo se expandiu a partir de um estado extremamente denso e quente e continua a se expandir atualmente. Uma analogia comum explica que o espaço está se expandindo, levando galáxias com ele, como passas em um naco de pão a aumentar" (WIKIPEDIA).
Com o passar dos bilhões de anos que compõem a formação do Universo, há mais ou menos 4,5 bilhões de anos a Terra foi formada a partir de partículas que estavam circulando o Universo. Essa poeira teria se concentrado, uma massa super aquecida, formando assim a Terra.
Com o desenvolvimento da Terra, ela foi se esfriando, foram surgindo moléculas simples através da união dos elementos químicos disponíveis no planeta, foram se formando os primeiros coacervados, uma estrutura extremamente simples que a partir de então foi originando outras moléculas até chegar a vida de que conhecemos hoje. Bom isso também é outra teoria.
Dando um grande salto até os dias atuais, depois de ter passado pela Teoria da Deriva Continental, que diz que todos os continentes já foram há 250 milhões de anos atrás um continente só. Eles começaram a se separar, formando o que a gente conhece como os cinco continentes que compõem a Terra atualmente. O grande decifrador desse fenômeno foi o alemão Alfred Wegener, que com muita inteligência propôs em 1912, que os continentes alguma vez na história já foram colados, observou que a costa africana encaixaria perfeitamente na costa brasileira.
Antes de sua morte disse essa frase sobre a ciência: "A ciência é um processo social. Decorre numa escala temporal mais longa do que a vida humana. Caso eu morra, alguém ocupará o meu lugar. Se tu morreres, alguém ocupará o teu. O que realmente é importante é que alguém faça o trabalho." (Alfred Wegener, pouco antes da sua morte no ano de 1930).
Ainda antes do surgimento dos primeiros seres humanos, passaram pelo Planeta Terra os dinossauros isso há mais de 130 milhões de nos, no período triássico sendo extintos há mais ou menos 65 milhões de anos atrás, com o meteoro que atingiu a Terra na região da América Central, formando uma imensa fumaça que teria encoberto a entrada de radiação solar, sem energia, não havia desenvolvimento de plantas, a base primária da cadeia alimentar de todos animais.
Chegando a mais ou menos 200 mil anos atrás, o homem começa a se desenvolver, adaptando as condições de sobrevivência, criando artefatos, desenvolvendo o fogo, vivendo da caça, coletando frutos, domesticando animais e plantas para assim ir garantindo a sua sobrevivência, sempre lutando contra as adversidades para manter a espécie.
(Continuo o longo caminho da evolução outra hora, pois já é tarde, hora de descansar)
Boa noite e até a próxima retomada.
Jogo e as obrigações
Parece até sacanagem, mas é mesmo uma sacanagem pra quem curte um bom futebol. Amanhã tem um jogo épico pela Liga dos Campeões, Milan e Barcelona no mesmo horário que vou ter aula na universidade. Como fazer? Prefiro ficar com a segunda opção, mas lembrando que é por pura e espontânea pressão.
Oportunidade de ver Kaká, Cristiano Ronaldo X Messi e Xavi.
Oportunidade de ver Kaká, Cristiano Ronaldo X Messi e Xavi.
Assinar:
Postagens (Atom)
Precarização intencional da Educação Brasileira
A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...
-
O Reino Unido é hoje a quarta economia do mundo, mas seu PNB (Produto Nacional Bruto) corresponde apenas a cerca de 1/7 do maior PNB, que é ...
-
Uma vitória sensacional do piloto venezuelano Pastor Maldonado neste domingo no grande prêmio da Espanha (Catalunha). O piloto que represent...