terça-feira, 20 de novembro de 2012

Capes e o Pibid

É um momento ímpar na nossa formação profissional, futuros professores da educação básica. O Pibid ajuda nessa formação à medida que fornece recursos que possibilitem que dediquemos mais à esta formação nos auxiliando com a bolsa. O Pibid também é importante para garantir que os futuros professores tenha orientação quanto à nossa atuação profissional, além de ser um incentivo aos pretendentes à docência. Vejo que o governo está caminhando na direção certa, mas é preciso ir além, valorizar a formação, mas também valorizar o profissional professor.
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES forma uma parceria perfeita com as licenciaturas das instituições de ensino superior do país. Um programa muito bem pensado, apesar de sua obviedade em relação à formação de professores no país, uma vez que essa área encontrava-se sucateada, completamente abandonada. Para a instituição e para as licenciaturas a Capes está sendo a "salvadora", digamos assim, da formação de educadores no país, foi preciso ter uma diminuição no números de matrículas das licenciaturas para que medidas como o Pibid fossem tomadas afim de tentar garantir que as licenciaturas sejam mais "atrativas" do ponto de vista do financiamentos, dizendo a mais pura realidade, espero não ser punido por falar o que penso.
A Capes, criada pelo Anísio Teixeiras em 1951, demorou muito para voltar os olhos para os nossos educadores, seres estes especiais que já deveriam ser incluídos nos objetivos da Capes faz tempo. Espero que continuem auxiliando através de parcerias as licenciaturas no país, precisamos de ter em salas de aulas bons professores, cientes de seus papéis enquanto educadores, mas, não custa lembrar que, além da boa formação, é preciso continuar investindo nestes profissionais, valorizando essa profissão tão importante para o futuro de qualquer nação. O Brasil vive um momento muito especial, estamos mostrando ao mundo a potência que temos em diversas áreas, mas precisamos deixar claro aos olhos do mundo que também estamos formando cidadãos críticos através da Educação. Não só para o mundo, mas orgulhar a nós mesmo dando dignidade às pessoas através do ato de ensinar-aprender, aprender-ensinar.

Nenhum comentário:

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...