quarta-feira, 28 de março de 2012

Até quando o mundo irá aguentar?

Uma pergunta que parece ter um cunho filosófico, mas que na realidade é uma pergunta que esta cada vez sendo mais feita: até quando o nosso Planeta Terra irá aguentar?
Segundo a Cosmologia o Universo surgiu a partir de uma grande explosão, denominada de BIG BANG, o que significa a GRANDE EXPLOSÃO. Isso teria acontecido a mais ou menos 14 bilhões de anos atrás. "Essa grande explosão de energia teria sido liberada pelo Espaço. De acordo com o modelo do Big Bang, o Universo se expandiu a partir de um estado extremamente denso e quente e continua a se expandir atualmente. Uma analogia comum explica que o espaço está se expandindo, levando galáxias com ele, como passas em um naco de pão a aumentar" (WIKIPEDIA).
Com o passar dos bilhões de anos que compõem a formação do Universo, há mais ou menos 4,5 bilhões de anos a Terra foi formada a partir de partículas que estavam circulando o Universo. Essa poeira teria se concentrado, uma massa super aquecida, formando assim a Terra.

Com o desenvolvimento da Terra, ela foi se esfriando, foram surgindo moléculas simples através da união dos elementos químicos disponíveis no planeta, foram se formando os primeiros coacervados, uma estrutura extremamente simples que a partir de então foi originando outras moléculas até chegar a vida de que conhecemos hoje. Bom isso também é outra teoria.
Dando um grande salto até os dias atuais, depois de ter passado pela Teoria da Deriva Continental, que diz que todos os continentes já foram há 250 milhões de anos atrás um continente só. Eles começaram a se separar, formando o que a gente conhece como os cinco continentes que compõem a Terra atualmente. O grande decifrador desse fenômeno foi o alemão Alfred Wegener, que com muita inteligência propôs em 1912, que os continentes alguma vez na história já foram colados, observou que a costa africana encaixaria perfeitamente na costa brasileira.
Antes de sua morte disse essa frase sobre a ciência: "A ciência é um processo social. Decorre numa escala temporal mais longa do que a vida humana. Caso eu morra, alguém ocupará o meu lugar. Se tu morreres, alguém ocupará o teu. O que realmente é importante é que alguém faça o trabalho." (Alfred Wegener, pouco antes da sua morte no ano de 1930).

Ainda antes do surgimento dos primeiros seres humanos, passaram pelo Planeta Terra os dinossauros isso há mais de 130 milhões de nos, no período triássico sendo extintos há mais ou menos 65 milhões de anos atrás, com o meteoro que atingiu a Terra na região da América Central, formando uma imensa fumaça que teria encoberto a entrada de radiação solar, sem energia, não havia desenvolvimento de plantas, a base primária da cadeia alimentar de todos animais.

Chegando a mais ou menos 200 mil anos atrás, o homem começa a se desenvolver, adaptando as condições de sobrevivência, criando artefatos, desenvolvendo o fogo, vivendo da caça, coletando frutos, domesticando animais e plantas para assim ir garantindo a sua sobrevivência, sempre lutando contra as adversidades para manter a espécie.

(Continuo o longo caminho da evolução outra hora, pois já é tarde, hora de descansar)

Boa noite e até a próxima retomada.

Nenhum comentário:

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...