sábado, 31 de março de 2012

Quarenta e oito anos (48) do golpe militar

Hoje está completando 48 anos que o Brasil sofreu um golpe militar encerrando o Governo do Presidente João Goulart, eleito democraticamente. O golpe militar estabeleceu um governo que mantinha um forte alinhamento com a política dos Estados Unidos da América (EUA). Foi durante o regime militar que surgiu uma das maiores emissora de televisão do mundo, a rede globo do "dr" roberto marinho é produto desse golpe de estado. Foi tanta coincidência que a emissora surgiu um ano após a tomada militar. Os 21 anos de governo militar causou uma grande perda para o país. Foram muitos que perderam a vida nessa época, além dos que foram presos e torturados. Um exemplo de pessoa que sofreu tortura foi Dilma Vana Rousself, hoje eleita presidente do Brasil, Dilma Rousself foi duramente torturada pelos porões da ditadura. Numa data triste como essa, ainda ouve-se notícias que alguns militares estariam comemorando esse golpe, o famoso militar de pijama. Mais de 500 populares compareceram em frente ao clube militar pra protestarem contra os militares que estariam se reunindo para celebrar os 48 anos de golpe. Os cidadãos jogaram ovos no portão, quando chagavam os militares, esses eram recebidos aos gritos de "assassinos", "torturadores", etc. Bombas de efeito moral, jatos de spray de pimenta e disparos de armas de choque foram usados para dispersar os populares que se reuniram diante do Clube Militar para protestar contra evento em homenagem ao golpe de 64. A verdade é que temos que pedir para que esclareçam esse passado sombrio brasileiro. Nós, povo brasileiro temos direito de saber o que realmente ouve nesses 21 anos de golpe. Queremos obter respostas dos nossos amigos, parentes, pais, irmãos, trabalhadores, estudantes que foram duramente torturados e mortos, desaparecidos pelos militares.
A sociedade civil brasileira aguarda a Comissão da Verdade para apurar, revelar todos documentos da época, pois não podemos deixar esse magoa no peito, temos que no mínimo reparar essa insanidade que um dia aconteceu na recente História do Brasil.

Nenhum comentário:

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...