sexta-feira, 16 de março de 2012

Adeus Ab'Saber

Morre aos 87 anos uns dos maiores geógrafos brasileiros, Aziz Ab'Saber. A causa da morte foi um ataque cardíaco que o professor sofreu na manhã dessa sexta-feira (15) em sua residência, em Cotia-SP.
Grande conhecedor do Brasil. Aziz era filho de pai libanês e mãe brasileira. Nasceu em São Luiz do Paraitinga (SP), no vale do Paraíba, interior de São Paulo em 24 de outubro de 1924.
Aos 17 anos entrou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP - segundo o próprio geógrafo, sua aprovação para a faculdade se deu pela sua grande capacidade de desenhar. Ainda no início da faculdade, Aziz Ab'Saber participou de uma excursão promovida pela USP por algumas cidades do interior de São Paulo como Campinas, Sorocaba, Itu e Salto. Observando o relevo e a vegetação Ab'Saber decidiu estudar Geografia.
Dedicou mais de 70 anos aos estudos da Geografia e suas áreas correlatadas.
Além de professor da FFLCH-USP, Aziz foi Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 1993 a 1995, Ab Saber foi um dos mais importantes estudiosos da Geomorfologia brasileira. Atuou também como pesquisador das áreas de Ecologia, Biologia Evolutiva, Fitogeografia, Geologia, Arqueologia e Geografia, obviamente.
Ao longo da carreira, Ab Saber recebeu diversos prêmios como o Prêmio Jabuti em para Ciência Humanas (1997 e 2005), e em Ciências Exatas (2007), o Prêmio Almirante Álvaro Aberto para Ciência e Tecnologia (1999), concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a Medalha de Grão-Cruz em Ciências da Terra pela Acadêmia Brasileira de Ciências e o Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente (2001).

Obras:
Ecossistemas Brasileiros
Os Domínios da natureza no Brasil - Potencialidades paisagísticas
Brasil: Paisagens de Exceção - o Litoral e o Pantanal Mato-Grossense, Patrimônios Básicos
Amazônia: do discurso a práxis
Áreas de circudesnudação periférica pós-cretácea
A Terra Paulista
O homem do terraço de Ximango
Espaços ocupados pela expansão dos climas secos na América do Sul, por ocasião dos períodos glaciais quaternários
Domínios geomorfológicos da América do Sul: primeira aproximação
O homem na América Tropical: estoques raciais em contato e conflito
The paleoclimate and paleoecology of brazilian amazon
Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo.

Nenhum comentário:

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...