terça-feira, 10 de junho de 2014

Jornal + Esporte

Nestes últimos dias com a chegada da Copa do Mundo de Futebol que será realizada no Brasil, vejo exemplo de pessoas altamente qualificadas e que fazem jus às suas profissões de jornalistas. Dois nomes do jornalismo esportivo ganharam o meu conceito em suas profissões e também na vida pessoal esta semana. Tino Marcos e Juca Kfouir os dois demonstraram exemplo de que pode-se fazer jornalismo sem ser sensacionalista, manipulador etc. O jornalista e repórter Tino Marcos esteve no Domingão do Faustão (o do não vai ter Copa) e deixou dua marca quando defendeu a Seleção Brasileira e o esforço do Governo para a realização do mundial no país. O Faustão que por razões políticas vem da linha dos que não vai ter copa, dos que estão torcendo por "quanto pior melhor" para tentar atingir o governo Dilma/PT de alguma maneira. E o Tino lembra do jantar que estiveram os jornalistas esportivos reunidos no Palácio do Plantalto com a presidente Dilma. Ele lembrou da pergunta que os jornalista a fizeram, se durante a Copa de 70 ela mesmo preso torceu para o Brasil. A reposta da Dilma foi que sim, que torceu para Seleção Brasileira e que os presos faziam algumas gambiarras para arrumar a antena do rádio para ouvir e torcer para a seleção. Nesta hora o Faustão perdeu até a noção do espaço. E Tino profissionalmente demonstrou apenas o fato como ele é. Duvido muito que se fosse outro jornalista teria a coragem de contar este episódio em pleno domingo na rede Globo que sempre se mostrou ser contra a esquerda, entenda-se contra o Partido dos Trabalhadores. Mais uma para a turma do #naovaitercopa.

Outra oportunidade que eu puder conhecer melhor outro grande profissional do jornalismo esportivo foi na entrevista do programa Roda Viva com o cientista social e jornalista Juca Kfouri. Fiquei surpreso e admirado com o profundo conhecimento que este cidadão tem sobre futebol, e não apenas futebol. Futebol e outros assuntos mais. Formado em Ciências Sociais pela USP, Juca trabalhou na revista Placar (1979 - 1995), Playboy (1991-1994), já apresentou o programa Bola na Rede, foi colunista de futebol no jornal O Globo dentre outros mais, hoje escreve para Folha onde mantem um blog. http://blogdojuca.uol.com.br/ . Foi com muita maestria que Juca discutiu a Copa do Mundo e outros assuntos do mundo futebolístico. O programa foi tão bom e interessante que o apresentador já antecipou uma nova participação do jornalista que acontecerá em breve. Um programa foi pouco para quem tem muito o que dizer sobre futebol e sociologia brasileira.  

Nenhum comentário:

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...