Já para as religiões do judaísmo, cristianismo e islamismo afirmam que o arco-íris foi intitulado por Deus como sendo "arco-da-aliança", pois logo após o dilúvio, quando a Arca de Noé chegou ao Monte Ararat, Deus prometeu que nunca mais iria inundar a Terra e depois de cada chuva o arco-da-aliança apareceria no céu simbolizando esta aliança entre Deus o todos animais presente na Terra.
Aí entra a ciência na história revelando o verdadeiro fenômeno que está por trás do arco-íris (minha visão). Segundo a Física e o seu grande mestre, Isaac newton, o fenômeno natural que esta por trás do arco-íris seria a refração dos raios solares (luz) sobre gotas de águas, provenientes da chuva. A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total), e finalmente volta a sofrer refração ao sair da gota, formando o arco que vemos no céu.
Ciência e religião sempre estarão em conflitos pelo fato de ter propósitos diferentes, talvez não seria bem essa palavra, propósitos, mas caminhos diferentes, caminhos de incompatibilidades, são coisas que vão sempre divergir. Cabe aos seres humanos terem conhecimento, escolarização, muita leitura para poderem ter suas próprias visões das coisas, ou seja, do mundo.
MATTIUZZI, Alexandre A., "Mitologia ao Alcance de Todos. Editora Novalexandria. São Paulo, SP, 2000.
Outras fontes poderão ser encontradas na WIKIPEDIA.