Um blog que tem o interesse voltado à informação, repercussão de assuntos que circulam o mundo das notícias. Se você gosta de assuntos mais variados possíveis, não deixem de ler os publicados neste blog.
terça-feira, 31 de maio de 2011
Hanna Arendt
Língua Portuguesa
Industrialização do Reino Unido
O Reino Unido é hoje a quarta economia do mundo, mas seu PNB (Produto Nacional Bruto) corresponde apenas a cerca de 1/7 do maior PNB, que é dos Estados Unidos. Mas isso nem sempre foi assim. O Reino Unido já foi durante muito tempo, a maior economia do mundo e possuía uma influência muito grande durante os séculos XVIII e XIX no mundo.
Vários são os motivos que explicam porque o Reino Unido foi um dos primeiros países a se industrializar. Foi na Inglaterra o primeiro lugar na história que houve uma revolução burguesa. A chamada Revolução Gloriosa de 1688, também tem esse nome por não ter havido derramamento de sangue, depôs o rei Jaime II, para subir ao pode seu genro, Guillerme de Orange, casado com sua filha Maria Stuart. No poder, Guillerme de Orange assina um documento (Declaração de Direitos de 1689) que limitava o poder político da monarquia, transferindo-o para o Parlamento, no qual a Burguesia era a maioria, podendo participar e comandar ativamente as decisões políticas do país.
A ascendente burguesia controlando o Estado britânico, pôde utilizá-lo para conseguir atingir os seus objetivos econômicos. Fator esse essencial para que mais tarde tivesse a eclosão da Revolução Industrial. As grandes reservas de riquezas que o Reino Unido acumulou durante a fase do capitalismo comercial, ou seja, grande acumulo de capitais, possibilitou uma ampliação da rede de transportes, a extração de carvão, a instalação de indústrias etc.
Tudo isso, acúmulo de capitais, disponibilidade de matérias primas e de energia, avanços técnicos e, antes de tudo, o Estado já se encontrava sob o controle da burguesia, eram avanços para eclosão da Revolução Industrial. Faltava, porém, a força de trabalho para todo esse sistema funcionar. Foi quando fizeram as Leis dos Cercamentos que cercava as terras onde os camponeses cultivavam o seu alimento, obrigando essa massa a ir para os centros urbanos em busca de comida, ou seja, em busca de emprego. Esses cercamentos de terra possibilitaram ainda à pecuária. Foram criadas ovelhas para que abastecessem as primeiras fábricas têxteis de lã. Assim começou a primeira forma de trabalho no sistema capitalista, forma assalariada, super explorando essa mão-de-obra que chegava trabalhar 16, 18 horas diárias
Greve no Estado de Mato Grosso
Poder do presidente
domingo, 29 de maio de 2011
Como nossos antepassados registravam o tempo
O primeiro calendário romano era um calendário lunar com dez meses, começando no equinócio da Primavera, implantado, segundo a lenda, por Rômulo, o fundador de Romaaproximadamente em 753 a.C..
Neste primeiro calendário romano, o ano tinha 10 meses de 30 ou 31 dias, que totalizavam 304 dias e os demais 61 dias que coincidiam com o inverno não entravam no calendário havendo pouco interesse de acompanhamento temporal neste período do ano.
A primeira reforma do calendário ocorreu com Numa Pompílio por volta de 713 a.C., o segundo dos sete Reis de Roma que reduziu os meses de 30 dias para 29 dias e adicionou os meses de Januarius (29 dias) e Februarius (28 dias) no final do calendário aumentando o seu tamanho para 355 dias, transformando-o em um calendário luni-solar, mantendo os inícios dos meses coincidindo com os inícios das fases da Lua e adicionando de tempos em tempos um mês extra para completar o ano solar.
Este calendário fora baseado no calendário grego praticado em Atenas, que já era um calendário luni-solar e bem mais preciso que aquele primeiro calendário praticado em Roma e que, então, também passou a ser de 12 meses com um mês adicional para manter o ciclo anual lunar alinhado com o ciclo anual solar.
Fonte: Wikipédia (www.wikipedia.org)
terça-feira, 24 de maio de 2011
Música
Posse da Reitora Nilda
Toma posse em Brasília, nas esplanadas dos ministérios, a primeira mulher a ser eleger Reitora da Universidade Federal de Viçosa. Nilda de Fátima Ferreira Soares, foi empossada pelo Ministro da Educação Fernando Hadad e também pelo ex-reitor da UFV, Luiz Claudio Costa, que hoje é Secretário de Educação Superior. Disse que os desafios para os próximos quatro anos será a consolidação dos projetos de expansão e do reuni, nos três campi da UFV, disse ainda que lutará para aumentar o quadro de docentes e de técnico-administrativo para continuar à atender a demanda da instituição sem perder a excelência de qualidade, marca que sempre acompanhou a UFV. Para isso ela poderá contar com o acesso que tem dentro do Ministério da Educação, graças e esse governo que fez e continua fazendo tanto pela educação do país.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Qualidade da Educação
A Escola Estadual José Lourendo de Freitas, da qual fui aluno, está com a nota de 3,8 pontos. Achando ainda pouco, resolvi comparar com a escola que tem uma boa fama em Viçosa, a Escola Estadual Effi Rolfs que tem a nota 4,0, então vi que a Escola José Lourenço de Freitas não encontra em tamanha desvantagem como eu imaginava, visto que a diferença é de apenas 0,2 pontos.
Para maiores detalhes acessem o site "Educar para Crescer" do grupo abril.
http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/
jogos educativos
http://educarparacrescer.abril.com.br/jogos/
http://educarparacrescer.abril.com.br/cartazes/index.shtml
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Campeonato Brasileiro 2011
Amanda Gurgel
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Desmatamento na Amazônia
terça-feira, 17 de maio de 2011
Minha opinião
Cidinha Campos
Museu Nacional
O Museu Nacional que fica em São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro apresenta um riqueza de conhecimento, uma viagem infinita no mundo das imaginações. Patrimônio Histórico Nacional, o museu pertence a UFRJ. O palácio onde hoje funciona o museu foi doado pelo rico comerciante português, Elias Antônio Lopes, a D. João VI quando este veio de Portugal corrido pelas tropas napoleônicas em 1808. Também conhecido como Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista, oferece ao visitante uma área de 9.900 metros quadrados de exposições temporárias e permanentes, cursos de pós-graduação, eventos, seminários, exibição de filmes e etc. Seus departamentos, ou cômodos, são divididos em diferentes áreas do conhecimento, variando basicamente nas duas grandes áreas do conhecimento humano, Ciências Naturais e Ciências Humanas. Tem uma parte que expõe as pesquisas brasileiras realizadas no Continente Antártico, exibindo fósseis da fauna e da flora de mais de 80 milhões de anos atrás, mostrando como era a vida no continente nessas épocas.
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Consulta popular no Equador
“A imprensa corrupta tem muito a temer”. Com essa afirmação o presidente do Equador, Rafael Correa, comentou o novo triunfo obtido pelo seu governo em mais uma consulta popular. Depois de reiterar que “no Equador se respeita a liberdade de expressão”, acrescentou: “Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.” A formação de um Conselho de Regulação é uma das medidas aprovadas pela Consulta.
“Aqui houve um grupo que ficou devendo 600 milhões de dólares e seus proprietários vivem em Miami”, afirmou Correa. “O grupo Isaias criou um consórcio de bancos, engenhos e fazendas, e comprou Gama TV, não para informar, mas para defender seus negócios”. Gama TV faz parte de um conjunto de empresas que foram embargadas a bancos quebrados, que serão revendidas ao setor privado. Correa denunciou muitas vezes que durante a crise, esta foi ocultada pela parceria banco-midia.
“Isto não é saudável para uma sociedade”, acrescentou o mandatário equatoriano, agregando que o jornal El Universo “é propriedade de três fantasmas das Ilhas Cayman, um paraíso fiscal; esse é o nível ético dos meios de comunicação que nos dão informação todos os dias.”
A Consulta aprovou também a proibição de que bancos comprem meios de comunicação. Com essa medida “estamos desconcentrando o poder, o estamos democratizando, mudando as formas de poder de forma profunda e histórica”, afirmou Correa.
Foram aprovadas também medidas que punem as empresas que não registram seus trabalhadores na previdência social, proibição de espetáculos que tenham como finalidade matar animais, castigo do enriquecimento privado sem justificação e a proibição dos jogos de azar. Também foram aprovadas medidas de proteção dos réus na Justiça e de mudança na composição do Judiciário, o órgão de supervisão técnica do Poder Judiciário.
Aperfeiçoa-se assim a Constituição aprovada em longo processo constituinte e referendada em Consulta popular, aprofundando-se as transformações que o profundo processo democratizador de todos os âmbitos da sociedade que se desenvolve no Equador, sob a liderança de Rafael Correa. Um processo impossível de ser compreendido pela leitura da velha mídia brasileira, que ocultou o verdadeiro sentido da Consulta Popular realizada no Equador, para acobertar as tramoias e tergiversações dos seus parceiros naquele país, derrotados – lá como aqui – uma vez mais pelo voto popular.
"A imprensa corrupta tem muito a temer" o que a mídia brasileira não divulga sobre o Equador de rafael Correa.
Por Emir Sade, no Carta Maior.
Mais informações sobre este e outros fatos, acessem o blog do Rodrigo Viana, Escrevinhador:
Uma Nova Venezuela
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Semana Acadêmica de Geografia
União Homoafetiva
O Gene da Felicidade.
Segundo estudos anteriores, aqueles com nível baixo de serotonina, também chamada de “droga da felicidade”, têm mais riscos de desenvolver depressão. Agora, os especialistas da Escola de Economia e Ciência Política de Londres encontraram provas de que pessoas com a variante funcional do 5-HTT têm mais chances de terem vidas mais felizes.
O 5-HTT proporciona o código operacional do transporte de serotonina dentro dos neurônios. A versão mais “longa” do gene leva à formação de mais transportadores da substância, enquanto o oposto ocorre com a versão mais “curta”. No código genético humano, as possíveis combinações são “longo-longo” (muitos transportadores de serotonina), “longo-curto” (número médio de transportadores) ou “curto-curto” (poucos transportadores). Cada elemento dos pares vem da mãe ou do pai.
Satisfação – Para chegarem à conclusão, os cientistas perguntaram a mais de 2.500 pessoas nos Estados Unidos sobre o quão satisfeitas estavam com a vida. O DNA dos indivíduos também foi analisado para verificar a presença do gene.
Os pesquisadores descobriram que 69% das pessoas que tinham duas cópias do gene “longo” estavam satisfeitas (34%) ou muito satisfeitas (35%) com a vida. Contudo, para aqueles que não tinham nenhuma cópia da versão “longa” (portadores do par “curto-curto”), a sensação de felicidade com a vida era bem menor. Apenas 19% das pessoas se diziam muito satisfeitas e a mesma proporção se considerou satisfeita com a vida.
Outros fatores – Os resultados do estudo sugerem uma forte ligação entre a felicidade e a variante funcional do gene 5-HTT. A descoberta ajuda a explicar porque a sensação de bem-estar é diferente entre os indivíduos e porque algumas pessoas tendem a ser naturalmente felizes.
Os cientistas ressaltam, no entanto, que o bem-estar não é determinado por um único fator. Outros genes e, especialmente, a experiência de vida continuarão a explicar a maior parte da variação da felicidade individual.
terça-feira, 3 de maio de 2011
Morte de Osama Bin Laden
Nsse mundo, quanto mais se vive, mais se surpreende com os acontecimentos.
E agora, quem será a próxima vítima do Tio Sam? Tomemos cuidado que um dia o canhão poderá virar o rumo.
Essa meninada aí da foto estavam em pleno domingo apanhando material para contracenar mais a noite. Eles fazem parte de uma iniciativa própria de reproduzir a passagem bíblica "Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo". Ideia que surgiu a dois anos numa brincadeira entre crianças num lote vago no Fundão com o Davi, o que faz o papel de Jesus Cristo. São meninos da comunidade de São José do Triunfo, que vivem a esperança de um futuro melhor, um futuro longe das drogas e buscam no teatro uma inspiração para esse futuro. A sociedade atual deve sempre estender a mão a esse tipo de iniciativa, dando apoio, é isso que todos nos precisamos. Parabéns a esses meninos e parabenizo Raimundo que desde o início esteve sempre ao lado desses meninos. A representação da vida através da arte consegue levar o encanto perdido por nossa juventude que vire e mexe são capiturados pelo mundo das drogas. Incentivas praticas teatrais, esportivas são meios que a sociedade tem para fazer frente ao mundo das drogas. A sociedade carece de praticas como esse surgida de maneira espontanea desses meninos que buscaram a ideia através do grupo teatral de São José do Triundo, Grupo Nova Luz. Parabéns a esses meninos, que o espírito criativo sempre permaneça em seus corações.
Precarização intencional da Educação Brasileira
A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...
-
O Reino Unido é hoje a quarta economia do mundo, mas seu PNB (Produto Nacional Bruto) corresponde apenas a cerca de 1/7 do maior PNB, que é ...
-
Uma vitória sensacional do piloto venezuelano Pastor Maldonado neste domingo no grande prêmio da Espanha (Catalunha). O piloto que represent...