terça-feira, 31 de maio de 2011

Hanna Arendt

Hanna Arendt no seu livro escrito em 1958 A Crise na Educação, define: " A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse a renovação e a vinda dos novos e dos jovens. A educação é, também, onde decidimos se amamos as nossas crianças o bastante para não expulsá-las do nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, e tão pouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as em vez disso com antecedência para a tarefa de renovar um mundo comum" (ARENDT, 2000, p. 247).

Língua Portuguesa

Já ouvi falar várias coisas sobre a famosa Língua Portuguesa. Fazendo um apanhado histórico bem básico, constatamos que hoje no Brasil se fala Português porque fomos colonizados pelos portugueses, óbvio né. Se fóssemos colonizados pelos ingleses, certamente estaríamos falando inglês. Mas, deixando isso de lado, semana passado o Ministério da Educação permitiu o lançamento de um livro que causou e continua causando muito polêmica. O livros é para Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atenderá mais ou menos 450.000 mil alunos. A polêmica gira em torno do conteúdo que estaria, segundo os críticos, ensinando errado o português para os alunos. Nesta terça-feira 31/06, o Ministro da Educação foi a uma comissão no Senado para prestar esclarecimentos sobre o tal livro. Disse que mais de 90% que criticou o livro ao menos leu todo o conteúdo, deixando muito preocupado, sendo que para ele é muito grave o fato de alguém ler apenas um trecho do livro e fazer a crítica. "A maioria das pessoas que criticaram inicialmente, se não a totalidade, declararam sem ter lido o livro. Isso me deixou preocupado porque regra geral um livro precisa ser lido para ser compreendido e, eventualmente, criticado", disse. Segundo Haddad, criticar a partir de um trecho caracteriza uma "injustiça crassa" e uma "atitude fascista".
Portanto, caros leitores desse humilde blog, não vos preocupei com os possíveis erros desse que aqui escreve, visto que, como gosto de ser sempre contra essa visão facistas que o Partido da Imprensa Golpista (PIG), fico mais aliviado se por algum acaso cometer alguns erros dessa nossa linda e bem falada, Língua Portuguesa.

No primeiro momento, tive um pouco de reação a está obra, sem mesmo ter a lido, mas pensando bem nos argumentos, acabei concordando e muito.
O ministro citou no Senado dezenas de mensagens de especialistas, professores e associações que recebeu apoiando a obra e dizendo que o que se fala do livro não é verdade. "De forma unânime, todos dizem que o livro não faz o que dizem que faz (ensinar a linguagem popular como correta), mas traduz a linguagem popular para a norma culta", disse.



Trechos retirado do IG.

E mais, o meu remédio para a língua é sempre se adaptar a ela, porque o mais importante mesmo é se fazer entender.

Industrialização do Reino Unido

O Reino Unido é hoje a quarta economia do mundo, mas seu PNB (Produto Nacional Bruto) corresponde apenas a cerca de 1/7 do maior PNB, que é dos Estados Unidos. Mas isso nem sempre foi assim. O Reino Unido já foi durante muito tempo, a maior economia do mundo e possuía uma influência muito grande durante os séculos XVIII e XIX no mundo.

Vários são os motivos que explicam porque o Reino Unido foi um dos primeiros países a se industrializar. Foi na Inglaterra o primeiro lugar na história que houve uma revolução burguesa. A chamada Revolução Gloriosa de 1688, também tem esse nome por não ter havido derramamento de sangue, depôs o rei Jaime II, para subir ao pode seu genro, Guillerme de Orange, casado com sua filha Maria Stuart. No poder, Guillerme de Orange assina um documento (Declaração de Direitos de 1689) que limitava o poder político da monarquia, transferindo-o para o Parlamento, no qual a Burguesia era a maioria, podendo participar e comandar ativamente as decisões políticas do país.

A ascendente burguesia controlando o Estado britânico, pôde utilizá-lo para conseguir atingir os seus objetivos econômicos. Fator esse essencial para que mais tarde tivesse a eclosão da Revolução Industrial. As grandes reservas de riquezas que o Reino Unido acumulou durante a fase do capitalismo comercial, ou seja, grande acumulo de capitais, possibilitou uma ampliação da rede de transportes, a extração de carvão, a instalação de indústrias etc.

Tudo isso, acúmulo de capitais, disponibilidade de matérias primas e de energia, avanços técnicos e, antes de tudo, o Estado já se encontrava sob o controle da burguesia, eram avanços para eclosão da Revolução Industrial. Faltava, porém, a força de trabalho para todo esse sistema funcionar. Foi quando fizeram as Leis dos Cercamentos que cercava as terras onde os camponeses cultivavam o seu alimento, obrigando essa massa a ir para os centros urbanos em busca de comida, ou seja, em busca de emprego. Esses cercamentos de terra possibilitaram ainda à pecuária. Foram criadas ovelhas para que abastecessem as primeiras fábricas têxteis de lã. Assim começou a primeira forma de trabalho no sistema capitalista, forma assalariada, super explorando essa mão-de-obra que chegava trabalhar 16, 18 horas diárias

Greve no Estado de Mato Grosso

Marcada para começar no próximo dia 06 de junho, os professores da rede estadual de Educação _Escrevo a palavra "Educação" sempre com letra maiúscula, pelo respeito a palavra_. A principal reivindicação da pauta é que o piso salárial seja de R$ 1.312,00, que de acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Júlio César Martins Viana, está dentro dos cálculos do Estado com a Educação. Imagina, o Estado que mais produz soja não iria olhar para a Educação? Não existe outra possibilidade para a Educação brasileira enquanto ela não virar prioridade. Se tiver que brigar com o diretor, nós iremos brigar, se tiver que brigar com a Secretaria de Educação, vamos brigar, com o Governador, vamos, com a Presidenta, vamos, com o Banco Mundial, vamos, com o FMI, vamos, com o BNDES, vamos. Observaram, nesta hierarquia quem sempre acaba perdendo é o aluno, o principal beneficiário, mas também o país, que fica no entrave de sempre achar que será possível se desenvolver.

Poder do presidente

O que pensa o homem mais poderoso do mundo, Barack Obama? É muito poder concentrado em suas mãos, claro que ele não governa sozinho, eu diria até muito pelo contrário, ele é um fantoche nas mãos das grandes corporações que existem nos EUA.
Mas o mundo, principalmente pós-guerra conheceu um país que foi capaz de se organizar em torno de um bem comum, o bem estar do seu povo. Não quero aqui parecer "baba ovo" dos estadunidenses, mas a verdade é que os EUA conseguiram realizar coisas até mesmo inacreditáveis para manter a glória, coisas que eu e praticamente o resto do mundo discordam. Não é possível, um país precisa de algo para se justificar, principalmente a guerra e é o que os EUA fazem, sempre fizeram, de agora em diante não será diferente. Hoje é os Oriente Médio, amanhã poderá ser o Oriente Próximo, depois, depois quem sabe poderá vir a ser o Brasil. Obama não é bobo nada, gostaria de ele fosse mais raiz, mas não, já foi vendido para as grandes corporações.

domingo, 29 de maio de 2011

Como nossos antepassados registravam o tempo

O calendário romano data da fundação de Roma e mudou sua forma diversas vezes até a queda do Império Romano. Este artigo discute os primeiros calendários romanos também chamados de calendários pré-julianos utilizados até 46 a.C. O calendário usado após esta data foi o calendário juliano, que continuou sendo utilizado até o ano 1582 quando foi substituído pelo calendário gregoriano.

História

O primeiro calendário romano era um calendário lunar com dez meses, começando no equinócio da Primavera, implantado, segundo a lenda, por Rômulo, o fundador de Romaaproximadamente em 753 a.C..

Neste primeiro calendário romano, o ano tinha 10 meses de 30 ou 31 dias, que totalizavam 304 dias e os demais 61 dias que coincidiam com o inverno não entravam no calendário havendo pouco interesse de acompanhamento temporal neste período do ano.

A primeira reforma do calendário ocorreu com Numa Pompílio por volta de 713 a.C., o segundo dos sete Reis de Roma que reduziu os meses de 30 dias para 29 dias e adicionou os meses de Januarius (29 dias) e Februarius (28 dias) no final do calendário aumentando o seu tamanho para 355 dias, transformando-o em um calendário luni-solar, mantendo os inícios dos meses coincidindo com os inícios das fases da Lua e adicionando de tempos em tempos um mês extra para completar o ano solar.

Este calendário fora baseado no calendário grego praticado em Atenas, que já era um calendário luni-solar e bem mais preciso que aquele primeiro calendário praticado em Roma e que, então, também passou a ser de 12 meses com um mês adicional para manter o ciclo anual lunar alinhado com o ciclo anual solar.


Fonte: Wikipédia (www.wikipedia.org)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Música

Bom pessoal, resolvi aqui fazer um pequeno post para falar sobre a música. Fundamental para o desenvolvimento humano de qualquer cidadão do mundo. A música foi um meio que o homem desenvolveu para fazer a alma falar.
Até acho legal a remixagem existe hoje pelo país afora, mas o melhor mesmo são as músicas carregadas de sentimentos, de amor, de mudança, de qualquer tipo de inspiração que essa pode causar. Portanto, ouve as mais diversas que poderá ouvir, mas sempre procure as que tem conteúdo.

No momento ouvindo o Rappa, Planet Hemp (Marcelo D2), Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Biquini Cavadão, Skank, Jorge Ben, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Bezerra da Silva e outros tantos nome da Música Popular Brasileira, como Chico Buarque, Geraldo Vandré, Oswaldo Montenegro etc...

Uma boa música sempre inspira, falo sempre isso com minha namorada.

Posse da Reitora Nilda


Toma posse em Brasília, nas esplanadas dos ministérios, a primeira mulher a ser eleger Reitora da Universidade Federal de Viçosa. Nilda de Fátima Ferreira Soares, foi empossada pelo Ministro da Educação Fernando Hadad e também pelo ex-reitor da UFV, Luiz Claudio Costa, que hoje é Secretário de Educação Superior. Disse que os desafios para os próximos quatro anos será a consolidação dos projetos de expansão e do reuni, nos três campi da UFV, disse ainda que lutará para aumentar o quadro de docentes e de técnico-administrativo para continuar à atender a demanda da instituição sem perder a excelência de qualidade, marca que sempre acompanhou a UFV. Para isso ela poderá contar com o acesso que tem dentro do Ministério da Educação, graças e esse governo que fez e continua fazendo tanto pela educação do país.
Na presença da posse da Reitora Nilda, ela estava acompanhada de sua mãe Maria Terezinha Ferreira, pelo seu narido, Plínio César Soares e pelas filhas, Thaiane e karine. Além, claro, de vários membros da UFV e convidados de outras instituições.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Qualidade da Educação

Navegando pela Internet encontrei um site que mostra a qualidade da Educação em todas escolas do Brasil. Esse índice, o IDEB, é uma nota que vai de 1 até 10, sendo a pontuação média de 6, acima deste número, a esola é considerada de excelente qualidade, já as notas abaixos precisam melhorar até atingir esse índice.
A Escola Estadual José Lourendo de Freitas, da qual fui aluno, está com a nota de 3,8 pontos. Achando ainda pouco, resolvi comparar com a escola que tem uma boa fama em Viçosa, a Escola Estadual Effi Rolfs que tem a nota 4,0, então vi que a Escola José Lourenço de Freitas não encontra em tamanha desvantagem como eu imaginava, visto que a diferença é de apenas 0,2 pontos.

Para maiores detalhes acessem o site "Educar para Crescer" do grupo abril.

http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola/

jogos educativos

http://educarparacrescer.abril.com.br/jogos/

http://educarparacrescer.abril.com.br/cartazes/index.shtml

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Campeonato Brasileiro 2011





Começa neste final de semana o Campeonato Brasileiro de Futebol. Serão 20 equipes na elite do futebol disputando a taça, que representando o melhor e maior campeonato nacional. Como a disputa é por pontos corridos, cada jogo se torna emocionante, sendo muito disputa os 3 pontos por partida. No domingo, dia 22/05 destaque vai para o jogo que acontecerá na Arena do Jacaré, o América mineiro encara o Bahia, ambos subiram para a séria "A" esse ano. Os outros 2 times que subiram foram o Figueirense e o Coritiba.
Enquanto a política, a educação, a saúde e outras coisas mais vão mal, podemos ao menos continarmos assintindo futebol.

Não que seja ruim, mas que ajuda a desviar a atenção de outras questões importantes pro país, ah disso eu não tenho dúvidas...

Amanda Gurgel

Está rolando um vídeo na internet de uma professora que mostra toda sua indignação em relação a educação. Amanda Gursel, educadora pertencente ao estado do Rio Grande do Norte desabafou na Assembléia Legislativa frente aos parlamentares, senhores deputados que contava ainda com a presença da Secretária Estadual de Educação.

Parabéns pela luta em favor da Educação.

Assistam ao vídeo:

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Desmatamento na Amazônia

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais -INPE- divulgou dados sobre o desmatamento na Região da Amazônia. Os dados mostram que foram desmatado em março e abril uma área de 593 Km², desse total 480 Km² foram no Estado do Mato Grosso, este que é o maior produtor de soja do país.

Segue o link da notícia no site do INPE.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Minha opinião

Vou escrever aqui rapidamente sobre as obras da Copa do Mundo de 2014 que acontecerá aqui no Brasil. Rapidamente porque eu tenho que sair pra Universidade e não posso me atrasar e rapidamente também porque é disso que Brasil precisará para dar conta de entregar até 2014 (nem mencionei a Copa da Confederações que acontece em 2013) toda infra-estrutura necessária para realização dos jogos. Minha preocupação acho que deve ser também a dos governantes, já estamos quase na metade do ano de 2011 e até agora as obras andam a passos lentos e algumas obras, por exemplo, o estádio do Corinthians Fielzão ainda nem começaram. O Mineirão está bem adiantado, o Maracanã também começou as obras de reforma cedo, por isso deve também receber os jogos da Copa das Confederações. Outro problema é a situação do aeroportos que precisam de ser ampliados e construídos outros mais pelo país afora. De tanto demorar para começar as obras nos aeroportos, o governo fez uma parceria público privada, a famosa PPP para resolver esse problema, ou seja, o governo não da conta, aí vai e privatiza, é uma coisa lastimável para o povo brasileiro, não concordo em fazer esses tipos de parcerias por vários motivos, os quais não irei tecer uma linha sequer de explicação, lembrando que o meu tempo é curto.
Mas é isso, a Copa de 2014 já esta aí, não podemos perder mais tempo, o Brasil precisa de se tornar literalmente num canteiro de obras, abrindo vagas de empregos, crescendo o seu PIB para que possamos dar conta dessa enorme responsabilidade que nos foi dada. Acredito que iremos sim fazer bonito nessa copa, afinal sou brasileiro e não desisto nunca.


Como exemplo está este texto que escrevi, acho que ficou bom num tempo record que gastem para escreve-lo.

Cidinha Campos

Se todos os nossos parlamentares combatessem a corrupção, defender os verdadeiros interesses do país como Cidinha Campos, garanto e assino em baixo que a médio prazo teríamos um dos melhores índices de Educação, Saúde, Cultura e etc.

Vejam esse vídeo que ela demonstra sua indignação com a situação política atual e a auto nomeação do deputado josé nadir à presidente do Tribunal de Contas do Estado.




É de contagia qualquer telespectador. Coisas que você não vê em seu canal de TV, rede bobo.

Museu Nacional


O Museu Nacional que fica em São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro apresenta um riqueza de conhecimento, uma viagem infinita no mundo das imaginações. Patrimônio Histórico Nacional, o museu pertence a UFRJ. O palácio onde hoje funciona o museu foi doado pelo rico comerciante português, Elias Antônio Lopes, a D. João VI quando este veio de Portugal corrido pelas tropas napoleônicas em 1808. Também conhecido como Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista, oferece ao visitante uma área de 9.900 metros quadrados de exposições temporárias e permanentes, cursos de pós-graduação, eventos, seminários, exibição de filmes e etc. Seus departamentos, ou cômodos, são divididos em diferentes áreas do conhecimento, variando basicamente nas duas grandes áreas do conhecimento humano, Ciências Naturais e Ciências Humanas. Tem uma parte que expõe as pesquisas brasileiras realizadas no Continente Antártico, exibindo fósseis da fauna e da flora de mais de 80 milhões de anos atrás, mostrando como era a vida no continente nessas épocas.
Tem também já na entrada do museu um meteorito, chamado de Meteorito de Bendegó, foi encontrado primeiro pelo menino, Bernardino da Mota Botelho, no nordeste do Brasil, no ano de 1784. Foi maior meteorito já encontrado em solo brasileiro, ele pesa mais de 5 mil quilos e foi transladado para o museu no ano de 1888, onde encontra-se em exposição atualmente.
Continuando a visita ao museu é possível conhecer a parte de Antropologia, muito curiosa com os rituais funerários dos índios brasileiros, a antropofagia que reinou no Brasil por alguns grupos indígenas por alguns séculos. Seus objetos também desperta muito o interesse pela detalhes culturais empregado nas peças.
Ainda poderia dizer sobre a parte de Arqueologia Amazônica, Arqueologia Pré-Colombiana, Múmias do Egito, Múmias da América, o Homem Luzia (fóssil encontrando na região de Lagoa Santa, Minas Gerais), preguiça gigantes, dinossauros e tudo aquilo que habita o imaginário de qualquer criança e também qualquer adulto, mas deixarei para outra oportunidade.
Vale a pena visitar o Museu Nacional.

Museu Nacional/UFRJ - Quinta da Boa Vista - São Cristóvão
CEP - 20940-040 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Telefone: (21) 2568-8262 Fax:(21)2568-1352
E-mail: museu@acd.ufrj.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Consulta popular no Equador

Presidente Correa celebra a aprovação






“A imprensa corrupta tem muito a temer”. Com essa afirmação o presidente do Equador, Rafael Correa, comentou o novo triunfo obtido pelo seu governo em mais uma consulta popular. Depois de reiterar que “no Equador se respeita a liberdade de expressão”, acrescentou: “Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.” A formação de um Conselho de Regulação é uma das medidas aprovadas pela Consulta.

“Aqui houve um grupo que ficou devendo 600 milhões de dólares e seus proprietários vivem em Miami”, afirmou Correa. “O grupo Isaias criou um consórcio de bancos, engenhos e fazendas, e comprou Gama TV, não para informar, mas para defender seus negócios”. Gama TV faz parte de um conjunto de empresas que foram embargadas a bancos quebrados, que serão revendidas ao setor privado. Correa denunciou muitas vezes que durante a crise, esta foi ocultada pela parceria banco-midia.

“Isto não é saudável para uma sociedade”, acrescentou o mandatário equatoriano, agregando que o jornal El Universo “é propriedade de três fantasmas das Ilhas Cayman, um paraíso fiscal; esse é o nível ético dos meios de comunicação que nos dão informação todos os dias.”

A Consulta aprovou também a proibição de que bancos comprem meios de comunicação. Com essa medida “estamos desconcentrando o poder, o estamos democratizando, mudando as formas de poder de forma profunda e histórica”, afirmou Correa.

Foram aprovadas também medidas que punem as empresas que não registram seus trabalhadores na previdência social, proibição de espetáculos que tenham como finalidade matar animais, castigo do enriquecimento privado sem justificação e a proibição dos jogos de azar. Também foram aprovadas medidas de proteção dos réus na Justiça e de mudança na composição do Judiciário, o órgão de supervisão técnica do Poder Judiciário.

Aperfeiçoa-se assim a Constituição aprovada em longo processo constituinte e referendada em Consulta popular, aprofundando-se as transformações que o profundo processo democratizador de todos os âmbitos da sociedade que se desenvolve no Equador, sob a liderança de Rafael Correa. Um processo impossível de ser compreendido pela leitura da velha mídia brasileira, que ocultou o verdadeiro sentido da Consulta Popular realizada no Equador, para acobertar as tramoias e tergiversações dos seus parceiros naquele país, derrotados – lá como aqui – uma vez mais pelo voto popular.

"A imprensa corrupta tem muito a temer" o que a mídia brasileira não divulga sobre o Equador de rafael Correa.

Por Emir Sade, no Carta Maior.



Mais informações sobre este e outros fatos, acessem o blog do Rodrigo Viana, Escrevinhador:

http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/o-que-a-midia-brasileira-nao-divulga-sobre-o-equador.html?utm_content=sociable-wordpress&utm_medium=awe.sm-twitter&utm_source=twitter.com

Uma Nova Venezuela

Amanhã o presidente da Venezuela Hugo Chávez chega ao Brasil para continuar a relação de comercial e cooperação bilateral entre os dois países. Medida está que foi muito criticada pela oposição brasileira. Sempre apontando o dedo e dizendo que Chávez é ditador e outros nomes mais. A verdade dos fatos é que nunca antes na história da Venezuela a população ascendeu suas perspectivas de melhoria de qualidade de vida, distribuição de renda e aumento de consumo da classe média. Situação eu diria, parecida com a que o Brasil está vivendo. Mas isso a mídia local e muito menos a internacional fala, o que esperar da mídia brasileira. Chávez irá propor sua candidatura a outra reeleição, fato este que o garantirar no poder por mais alguns anos. Mas para isso, haverá uma consulta a população, não haverá imposição com a mídia irá dizer sobre esse assunto. O Princípio Democrático prega que a vontade da maioria, respeitando a da minoria, prevalecerá, é isso que acontece na Venezuela.
Apenas para citar como a Venezuela está evoluindo com os índices, podemos citar o de analfabetismo. O senador Cristovão Buarque, que é uma pessoa que acredita no poder da educação fez um teste nas ruas de Caracas. Um simples teste. Ele saiu pelas ruas de Caracas, sozinho sem se identificar com um papelzinho com endereço de um determinado lugar, perguntava as pessoas o endereço mostrando-as o papel onde se lia o endereço. Todas pessoas liam e o respondiam o endereço desejado, camelô, jovem ou adulto, vendedores de frutas, transeuntes a esmo. Ninguém disse ao senador "desculpe, mas eu não sei ler". "Para isso - para socializar educação e cultura - foi aplicada a renda petroleira que antes ia para o exterior. Por isso tentarem derrubar Chávez tantas vezes e o odeiam tanto no Pentágono e na Casa Branca. E na Avenida Paulista também..." o último trecho ente aspas foi retirado do blog do Altamiro Borges.



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Semana Acadêmica de Geografia

Acontecerá no final deste mês a Semana Acadêmica de Geografia da Universidade Federal de Viçosa. O evento que é promovido pelo Departamento de Geografia, juntamente com os alunos e professores contará com a presença de convidados ilustre no cenário da Geografia atual. O convidado Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF) é um dos vários profissionais geógrafos que comparecerão a Semana da Geografia.

União Homoafetiva

O Supremo Tribunal Federal votou ontem a questão da união homoafetiva. Foram dez votos a zero, ou seja, uma unanimidade em relação ao assunto, a partir de agora, casais do mesmo sexo poderão adotar filhos, receber seguros de vida, aposentadoria do parceiro, inclusão em planos de saúde e etc.
O Ministro Ayres Brito em sua fala disse: "aqui, o reino é da igualdade absoluta, pois não se pode alegar que os heteroafetivos perdem se os homoafetivos ganham. Quem ganha com a equiparação postulada pelos homoafetivos? Os homoafetivos, muito bem. E quem perde? Ninguém perde. Os heteroafetivos não perdem e a sociedade não perde".
A Ministra Hellen Gracie "Uma sociedade decente é uma sociedade que não humilha seus integrantes".
As instituições religiosas não tem nada em que se intrometerem. Pois foi uma decisão exclusivamente do Estado (cabe lembrar que o estado brasileiro é laico), não cabendo a igreja nem sua CNBB opinar. Indo mais além, se por acaso fosse uma decisão do casamento entre os homoafetivos, ainda assim a igreja deveria não se pronunciar. Pois cabe ao estado reconhecer a união via cartório de registro, a igreja, preconceituosa desde sempre, poderia se recusar a realizar a celebração do casamento, visto sua mentalidade medieval.

Foi um passo importante do Brasil rumo a cidadania plena.


O Gene da Felicidade.

Pessoas com um par especial de genes têm quase duas vezes mais chances de se sentirem satisfeitos com a vida, quando comparadas àquelas que não têm a mesma carga genética. O bem-estar é proporcionado por uma variante do gene 5-HTT, responsável pela forma como as células nervosas gerenciam a distribuição da serotonina, substância que ajuda a controlar o humor, de acordo com estudo publicado no periódico Journal of Human Genetics.

Segundo estudos anteriores, aqueles com nível baixo de serotonina, também chamada de “droga da felicidade”, têm mais riscos de desenvolver depressão. Agora, os especialistas da Escola de Economia e Ciência Política de Londres encontraram provas de que pessoas com a variante funcional do 5-HTT têm mais chances de terem vidas mais felizes.

O 5-HTT proporciona o código operacional do transporte de serotonina dentro dos neurônios. A versão mais “longa” do gene leva à formação de mais transportadores da substância, enquanto o oposto ocorre com a versão mais “curta”. No código genético humano, as possíveis combinações são “longo-longo” (muitos transportadores de serotonina), “longo-curto” (número médio de transportadores) ou “curto-curto” (poucos transportadores). Cada elemento dos pares vem da mãe ou do pai.

Satisfação – Para chegarem à conclusão, os cientistas perguntaram a mais de 2.500 pessoas nos Estados Unidos sobre o quão satisfeitas estavam com a vida. O DNA dos indivíduos também foi analisado para verificar a presença do gene.

Os pesquisadores descobriram que 69% das pessoas que tinham duas cópias do gene “longo” estavam satisfeitas (34%) ou muito satisfeitas (35%) com a vida. Contudo, para aqueles que não tinham nenhuma cópia da versão “longa” (portadores do par “curto-curto”), a sensação de felicidade com a vida era bem menor. Apenas 19% das pessoas se diziam muito satisfeitas e a mesma proporção se considerou satisfeita com a vida.

Outros fatores – Os resultados do estudo sugerem uma forte ligação entre a felicidade e a variante funcional do gene 5-HTT. A descoberta ajuda a explicar porque a sensação de bem-estar é diferente entre os indivíduos e porque algumas pessoas tendem a ser naturalmente felizes.

Os cientistas ressaltam, no entanto, que o bem-estar não é determinado por um único fator. Outros genes e, especialmente, a experiência de vida continuarão a explicar a maior parte da variação da felicidade individual.

Eu particularmente, acredito muito nesse tal gene 5-HTT, mas pra mim a felicidade é muito mais uma coisa psicológica do que genética. As pessoas tem que acreditar num mundo melhor, trabalhar para isso e assim encontrar a felicidade de se viver.


Fonte: Veja.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Morte de Osama Bin Laden

Apenas algumas palavras a cerca da morte do líder da Al Qeda, Osama Bin Laden, o homem mais procurado do mundo segunda a CIA. me pareceu um pouco estrando a sua morte. Foram lá e assassinaram o homem e simplesmente jogaram o corpo dele no mar. Porque os EEUU não seguraram o corpo dele para ser exibido como um trófeu, afinal foram quase dez anos de procura. deveriam sim, ter mostrado o corpo do Osama. Ficou parecendo bacalhau. Dentro do mar e ninguém vê sua cabeça. Acho que os EEUU não tem direito de sair por aí invadindo países e atirando contra pessoas sejam elas que forem. Isso não justifica esses atos de assassinatos. Já que encontraram o Bin Laden, que prendessem o homem e julgassem os crimes dos quais os EEUU o acusavam. Coisa de maluco assistir os estadunidenses, aqueles bando de fantoches comemorando a morte de uma pessoa que um dia fora treinado pelos próprios estadunidenses. Afinal, será mesmo o Bin Laden responsável pela derrubada das torres gêmeas? Procurem no Google.com a verdadeira verdade sobre os fatos. Escrevi na redundância intencionalmente para frisar que qualquer fato parece verdade dependendo da versão de quem o conta.


Nsse mundo, quanto mais se vive, mais se surpreende com os acontecimentos.
E agora, quem será a próxima vítima do Tio Sam? Tomemos cuidado que um dia o canhão poderá virar o rumo.

Essa meninada aí da foto estavam em pleno domingo apanhando material para contracenar mais a noite. Eles fazem parte de uma iniciativa própria de reproduzir a passagem bíblica "Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo". Ideia que surgiu a dois anos numa brincadeira entre crianças num lote vago no Fundão com o Davi, o que faz o papel de Jesus Cristo. São meninos da comunidade de São José do Triunfo, que vivem a esperança de um futuro melhor, um futuro longe das drogas e buscam no teatro uma inspiração para esse futuro. A sociedade atual deve sempre estender a mão a esse tipo de iniciativa, dando apoio, é isso que todos nos precisamos. Parabéns a esses meninos e parabenizo Raimundo que desde o início esteve sempre ao lado desses meninos. A representação da vida através da arte consegue levar o encanto perdido por nossa juventude que vire e mexe são capiturados pelo mundo das drogas. Incentivas praticas teatrais, esportivas são meios que a sociedade tem para fazer frente ao mundo das drogas. A sociedade carece de praticas como esse surgida de maneira espontanea desses meninos que buscaram a ideia através do grupo teatral de São José do Triundo, Grupo Nova Luz. Parabéns a esses meninos, que o espírito criativo sempre permaneça em seus corações.

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...