A nossa língua passa por algumas reparações, pequenas mudanças, parece mudar pouca coisa. Serão quatro países que atenderão a essa reparação: Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Princípe, esses acabam de assinar um acordo de unificação da ortografia.
As dúvidas são comuns numa língua tão rica. Com o estudo e a prática, as pessoas absorvem os padrões de acentuação e ortografia do português. Mas agora elas terão de reaprender. Palavras como assembléia e idéia não terão mais acento.
Depois de quase um século de discussões, a unificação da ortografia deve facilitar a edição de livros e documentos e encorajar o intercâmbio entre as culturas.
"Até nos adaptarmos à nova forma, estaremos sempre cometendo alguns erros na escrita", diz a professora Eliene Aparecida de Souza. "Com o tempo, as coisas se encaixam."
Para alunos como Lucas Barbosa dos Santos, 14, que começava a aprender, as mudanças dificultam. "Complicou tudo de novo", diz.
Para mais informações acesse o link abaixo:
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL534504-5604,00-BRASILEIROS+TERAO+QUE+REAPRENDER+ORTOGRAFIA+DA+LINGUA+PORTUGUESA.html