sábado, 24 de maio de 2008

Mudança na língua portuguesa

A nossa língua passa por algumas reparações, pequenas mudanças, parece mudar pouca coisa. Serão quatro países que atenderão a essa reparação: Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Princípe, esses acabam de assinar um acordo de unificação da ortografia.

As dúvidas são comuns numa língua tão rica. Com o estudo e a prática, as pessoas absorvem os padrões de acentuação e ortografia do português. Mas agora elas terão de reaprender. Palavras como assembléia e idéia não terão mais acento. 

Depois de quase um século de discussões, a unificação da ortografia deve facilitar a edição de livros e documentos e encorajar o intercâmbio entre as culturas. 

"Até nos adaptarmos à nova forma, estaremos sempre cometendo alguns erros na escrita", diz a professora Eliene Aparecida de Souza. "Com o tempo, as coisas se encaixam." 

Para alunos como Lucas Barbosa dos Santos, 14, que começava a aprender, as mudanças dificultam. "Complicou tudo de novo", diz. 


Para mais informações acesse o link abaixo:
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL534504-5604,00-BRASILEIROS+TERAO+QUE+REAPRENDER+ORTOGRAFIA+DA+LINGUA+PORTUGUESA.html

terça-feira, 20 de maio de 2008

O que a TV não mostra

Nesse link que deixo aqui, vocês poderão constatar a imagem que o presidente Lula tem lá fora e que não é mostrado aqui no país. Foi feito um documentário sobre o presidente. 

Estreou dia 9 aqui em Montreal, Quebec, Canada, o documentário "O Mundo Segundo Lula".

Por que a mídia brasileira não divulgaram, noticiaram, isso? 
É muita falta de respeito com o povo!

domingo, 11 de maio de 2008

Consciência Global

pesquisa National na Alemanha

Estudo abala o mito da consciência ambiental alemã
O Greendex 2008, promovido pela National Geographic Society demonstrou que população da Alemanha vive de forma bem menos ecológica do que gostaria de crer. Brasil e Índia estão na vanguarda da consciência ambiental.

Há anos a população da Alemanha separa seu lixo e utiliza lâmpadas econômicas. Porém isto não basta para lhe garantir boas notas em comportamento ecológico. Pelo menos de acordo com um novo estudo da National Geographic Society, que pela primeira vez mediu e comparou as decisões individuais dos consumidores de 14 países.



O chamado Greendex denota quão sustentável é o estilo de vida dessas pessoas em relação a quatro áreas: casa, transporte, alimentação e consumo. O Brasil e a Índia obtiveram as melhores notas, a Alemanha encontra-se no campo mediano com um índice de 50,2, e os Estados Unidos ocupam o último lugar.



Aguçando a consciência ecológica individual



Para o Greendex 2008: Decisões de consumo e o meio ambiente foram entrevistadas pela internet 14 mil pessoas da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, EUA, França, Hungria, Índia, Japão, México, Reino Unido e Rússia. O fim dessa pesquisa sem precedentes foi tornar transparente o comportamento individual dos consumidores, motivando a mais consciência ecológica no dia-a-dia.



No tocante à calefação, 41% dos alemães mandaram isolar suas casas nos últimos anos, 44% dos edifícios possuem janelas térmicas, 26% utilizam sistemas de aquecimento de baixo consumo energético. Além disso, 40% das casas possuem apenas três cômodos ou menos, e é fácil optar por fontes alternativas de energia. Isso coloca os consumidores da Alemanha na vanguarda, no campo doméstico.



Menos satisfatórios são os resultados no tocante ao transporte. Embora um terço alegue haver andado mais de bicicleta em 2007 do que no ano anterior, 50% dos alemães circulam de automóvel todos os dias e sozinhos. Quase todos possuem carro. Apenas 18% – menos do que a média dos entrevistados.

National Geographic

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Trabalhadores(as) brasileiros

É com muita alegria que venho saudar a todos trabalhadores e trabalhadoras do nosso Brasil.Em 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago  nos EUA. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No Brasil até o início daEra Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituíssem um grupo político muito forte, dada a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.

Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PTB) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casas próprias e similares.

Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo.

INVESTMENT GRADE

   Como diria nosso presidente, "Nunca antes na história deste país", verdade pura no coração de um verdadeiro estadista. O Brasil atingiu uma importante marca, o INVESTMENT GRADE, o que significa que a nossa economia está apta, confiável para receber investimento estrangeiro. 
   O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que a nova avaliação "mostra a crescente resistência da economia brasileira a choques externos". A elevação do Brasil à categoria de grau de investimento teve efeito imediato.

  A Bolsa de Valores de São Paulo fechou com uma das maiores altas diárias recentes. O índice Ibovespa subiu 6,3% e terminou o dia com 67.869 pontos.

 

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...