Hoje resolvi falar de Geociências. E nada melhor para definir o estudo da Geociências como sendo os estudos dos ambientes naturais, que acontecem sem a intervenção humana. Geociência é a Ciência que trabalha os assuntos relacionados com o Planeta Terra. A Geociências pode ser subdividida em outras ciências como a Geologia, Geofísica, Geografia, Geomorfologia etc.
E pra falar de Geociências, hoje o assunto será sobre o CICLO DAS ROCHAS.
Como são formadas. Como são deformadas. Como são transformadas. Além de vermos um pouco sobre a mineralogia das rochas.
Observe a figura abaixo:
Como sabemos, no Planeta Terra existem três tipos de rohas: ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares.
Geralmente o primeiro tipo de rocha a ser trabalhado são os processos ígneas, são geralmente colocados em primeiro, pois considera-se que as fases iniciais de acreção e consolidação da Terra, a formação de rochas acontencia principalmente pela cristalização a partir do magma.
O segundo tipo são as Rochas Metamórficas, recebem essa denominação justamente por serem rochas que sofreram metamorfismo (transformações) devido o recebimento de pressão e temperatura. Dizemos que essas rochas foram metamorfizadas.
O terceiro tipo de rocha são as Rochas Sedimentares. Essas se formaram por acúmulo de sedimentos oriundos dos outros tipos de rochas que estão o tempo todo sofrendo o processo de meteorização (intemperismo), esses desgastes das rochas ígneas e metamórficas (sedimentos) que são intemperizados e arrastados para lugares de menores níveis de energia, lugares de baixas altitudes acumulam esse sedimento, que ao longo dos anos vão sofrendo o processo de diagenese, se consolidando formando as Rochas Sedimentares.
Esse processo de criação e destruição das rochas permanecem num ciclo onde as rochas são criadas, transformadas, destruídas e depois novamente criadas. Rochas ígneas se transformando em rochas sedimentares, que se transformam em metamórficas, ou ígneas se transformando em sedimentares, sedimentares em metamórficas. Quando as sedimentares e metamorficas atingem camadas mais internas da crosta terrestre, atingindo as altas temperaturas do material pastoso voltam a virar magmas e que originaram outras rochas ígneas, num ciclo perfeito da criação e destruíção da natureza.