segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

E eis que se inicia mais um ano novo. Hora de renovar o corpo e a alma para o novo que vem despertando. E o país -políticos- vive a prometer anos melhores ao seu povo. Será que o ano de 2012 teremos investimentos em educação?
Vamos fazer uma análise com bases em dados do IBGE sobre os investimentos em educação nos países da América do Sul.

Investimentos em Educação:

Brasil 5,08% do PIB - Produto Interno Bruto;
Uruguai 2,85%
Argentina 4,93%
Paraguai 4,00%
Bolívia 6,31%
Peru 2,68%
Equador dados não disponível
Colômbia 3,92%

Para a América do Sul, o Brasil é o país que mais investe na educação em relação ao PIB, mas sabemos que isso não significa que o país tenha a melhor educação.
O interessante notar é que o Brasil é um dos países que mais se investe em educação, o problema é que a gente não vê o resultado desse investimento. São professores ganhando mal, escolas com péssimas condições de aula, falta equipamentos, laboratórios, biblioteca, infra-estrutura de forma geral.
Se a até o final desta década conseguirmos elevar o investimento em educação para 10% do PIB, e ver o resultado verdadeiro deste investimento, tirando as nossas crianças das drogas, elevando o interesse delas em aprender, me darei por satisfeito.

Que 2012 seja um ano de ação e reflexão sobre educação.

Nenhum comentário:

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...