segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia Drummond

O poeta mineiro, nascido em Itabira ganhou um dia para celebrar sua obra, o "Dia D", que significa o Dia de Drummond. Essa data também foi escolhida por ser comemorado do dia de seu aniversário. Nascido em 31 de outubro de 1902 e faleceu no Rio de Janeiro no dia 17 de agosto de 1987, Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, contista e cronista brasileiro.
O que os organizadores pretendem é fazer deste dia, um dia comemorativo de suas obras. Haverá em várias cidades brasileiras e algumas portuguesas, várias exposições com fotos e desenhos deles, filmes sobre o poeta Drummond, a visita a sua estátua localizada num banco na praia de Copacabana, também deve aumentar, apesar da chuva. O poeta Drummond tinha até um verso sobre o seu aniversário:

"O tempo passa? Não passa. São mitos do calendário, tanto ontem, como agora. Teu aniversário é um nascer a toda hora".

7 bilhões no mundo

Oficialmente, hoje dia 31 de outubro de 2011 é o grande dia da chegada do habitante de número 7 bilhões (7,000.000.000) do planeta Terra.
É gente que não acaba mais, diria assim um simples mineiro no interior de Minas Gerais. Mais, o que realmente significa o mundo comportar 7 bilhões de pessoas?
Será exatamente verdade que hoje o mundo receberá o habitante de número heptabiolionésimo. Tenho minha duvidas. Vejo que antes de nos preocuparmos com os números, devemos nos preocuparmos mais com as pessoas. Pois números, são apenas números, já pessoas são muito mais que números...

Mapoteca Digital

Um link que levará você ao conhecimento da história da cartografia mundial. Mapa dos cinco continentes.

31 de outubro 2011

Segunda-feira começa com muita nebulosidade, choveu durante a madrugada e o tempo segue nublado.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Natureza como propriedade privada

Um dos maiores avanço da ciência nos últimos anos foi a Revolução Verde (década de 1960), mas também está sendo o maior atraso do homem em pleno século XXI. Em essência, a Revolução Verde foi uma gama de transformações na forma de se praticar a agricultura em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Houve nesse período mudanças nos códigos genéticos das plantas, melhoramentos em afim de melhorar a produtividade, produção de sementes híbridas, uso de fertilizantes, além de fazer uso de mecanização agrícola e etc. Todo esse aparato tecnológico que estava então chegando ao campo, tinha um viés de produzir alimentos para todas as pessoas do mundo. A partir de então, várias empresas se apossaram da natureza das plantas depois de efetivarem sua modificação genética, adquiriram a tal patente. Por exemplo, a Monsanto produz sementes híbridas, por isso, se um agricultor compra 1 Kg de semente de milho híbrido, ele pagará para ter sementes de qualidade produtiva muito boa, porém de uma única safra, se o agricultor retirar da produção 1/25 da produção de sementes para próximo plantio, ele não produzirá uma espiga sequer, pois a natureza da semente, ou seja, do caroço de milho está geneticamente modificada para não germinar, além de ter que comprar mais sementes para continuar produzindo, ele é obrigado a comprar o herbicida, o fungicida e etc, pois ao adquirir uma semente híbrida, ele é obrigar a levar o pacote, o qual sem, também é inviável a produção . Essa monopolização da agricultura comandada por grandes corporações como a Monsanto, Bayer, dentre outras estão dominando a natureza a fim de benefícios próprios, que é o lucro e com o falso discurso de se produzir para 7 bilhões de pessoas.
Portanto, quando vejo a universidade que eu estudo se misturando com a FAO/ONU, UNESCO vejo no tamanho da hipocrisia que ela esta se enfiando. Digo isso porque, num mundo onde existem 7 bilhões de pessoas, grande nível de produtividade agrícola e ainda ter mais de 970 milhões passando fome, vejo que tudo que fala em produção para matar a fome mundial, não passa de mentiras contadas. Acho que agora é a hora das Ciências Humanas de Forma Geral participar do encontro que ocorrerá na UFV, se inteirarem mais com essas discussões. Milton Santos já dizia que o problema da fome no mundo não é produção, o problema é de distribuição. Não só dos alimentos, que é a necessidade mais básica do ser humano, mas também de outras riquezas, além de cultura e conhecimento, mas isso não de forma imposta, mas de forma a valorizar o que muitos africanos, asiáticos e outros cidadãos do mundo (se é que podemos chamá-los de cidadão) já fizeram como forma de expressão cultural.
Nos dias 18 e 19 de novembro a Universidade Federal de Viçosa realizará o encontro internacional de combate a fome, espero que no mínimo intervenções concretas sobre a questão da fome no mundo, não adianta mais ficar apenas teorizando, fazendo belos discursos, até porque sabemos que isso não enche barriga. Peço que a administração da UFV, juntamente com todos os Departamentos peçam aos líderes mundiais garantias de promessas cumpridas em troca da produção do conhecimento gerado na Universidade Federal de Viçosa.

Chega de Revolução Verde, agora é a hora da Revolução Vermelha.

Willian Waak era informante dos EUA

O jornalista da Rede Globo de Televisão era informante dos EUA, segundo o WikiLeaks. Em um documento de correspondência, o jornalista Willian Waak que apresenta o Jornal da Globo, havia informado sobre os perfis dos candidatos presidenciáveis em 2010. Disse que o Ciro Gomes era o mais preparado, o Serra era "claramente competente" e Dilma era ... incompetente. Sua profecia estava toda errada, pra nossa norte né.
Além de informar sobre questões nucleares realizados no Brasil, como o enriquecimento de urânio que o governo brasileiro realiza.

É muito patriotismo mesmo né, isso que o Lula chama de "complexo de vira-lata", complexo de gente pequena.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A arte de ler

O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria

Mário Quintana

Um homem desestruturado

Um homem que morava no sertão do Rio Grande do Norte tinha uma família pequena, pai de três filhos, era uma típica família brasileira, viviam muito felizes.
Até que um dia o homem decidi pedir demissão do seu emprego, desde então a estrutura da família nunca mais foi a mesma. As filhas continuaram suas caminhadas, sem se extraviarem do caminho, já o menino, que era o caçula, conheceu o mundo das drogas, desde então nunca mais achou o caminho de volta. Primeiro começou usando, para depois ir para o tráfico, uma triste e lamentável decisão, mas por que, um jovem com tanta vida busca esses caminhos tortuosos?

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Assange nega convite do PSDB

É isso mesmo que vocês leram, o fundador do site Wikileaks recusou um convite para participar do congresso da juventude tucana, que acontecerá em Goiânia. Mais é muita ousadia dos tucanos querer convidar um dos homens mais bem informado do mundo para participar de suas políticas neoliberais, compartilhar com o seu jogo sujo. Assange recusou o convite a pediu para que os organizadores do evento retirem o seu nome do mesmo.
Agora só falta a direita falar que o cara é petista.

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...