segunda-feira, 8 de outubro de 2018

A beira do abismo

Nós brasileiros e brasileiras fomos ontem escolher os próximos mandatários da nação para os próximos quatros anos. A eleição contava com 13 candidatos disputando a presidência da república, ontem depois dos resultados apenas dois ainda continuam a disputa ao cargo mais alto da nação brasileira. Jair Messias Bolsonaro, candidato do PSL e Fernando Haddad candidato do PT continuam a luta até o dia 28 de outubro quando teremos o veredito final.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Incêndio no Museu Nacional

A semana começou de maneira trágica para a sociedade brasileira com a notícia de um incêndio que tomou conta das instalações do Museu Nacional. Todos nós perdemos uma parte de nosso passado que ali estava preservado. O museu fica na zona norte do Rio e sob os cuidados da UFRJ desde 1946. O resultado desta tragédia é incalculável por vários ramos da ciência. Perdeu a antropologia, a geologia, entomologia, astronomia, paleontologia etc. O que mais me impressionou foi o esqueleto do primeiro registro de um homem encontrado em terras brasileira. Luzia era na verdade é um crânio da primeira brasileira registrada nos livros de história. A datação mostra que ela já ocupava o território mineiro há mais de 11.000 anos atrás. No incêndio seu crânio foi carbonizado pelas chamas e desaparecido no meio das cinzas. Os esforços agora são para recuperar o cranio de torcer para que o fogo não tenha sido danificado o suficiente a ponto de não ter como ser mais reparado. Acredito que iremos conseguir recuperar esta riqueza da nossa história. O que poderá ser retirado de bom desta tragédia será a atenção dos órgãos e políticos responsáveis do quanto devemos cuidar destes ambientes. Os museus preservam o nosso passado. A sociedade civil precisa cobrar mais das autoridades políticas que busquem zelar melhor pelo nosso patrimônio.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Eleições e futebol

Outubro se aproxima, mas antes temos junho e isso significa futebol durante 30 dias pelo mundial da FIFA que ocorrerá na Rússio esse ano. Minha preocupação não é se o Brasil vai ou não ganhar a Copa, acredito que essa preocupação é minha e de mais milhões de brasileiros, a nossa preocupação é com o estado de exceção que estamos vivendo. Desde quando o circo foi montado para o afastamento da Presidente Dilma, a coisa por aqui só desandou. Perdemos muito. Nestes últimos dois anos regredimos 20 anos em direitos sociais, trabalhistas e etc. Foram aprovados no congresso vários pacotes de maldades. A PEC 241 que congela os investimentos públicos por 20 anos foi aprovado. A reforma trabalhista que coloca o trabalhador para negocias diretamente com o patrão e outras maldades dessa "reforma" foram aprovadas. Na Justiça tivemos a morte do ministro Teori Zavaschi por "acidente" de avião no litoral do Rio de Janeiro. No campo da política tivemos duas denuncias da Procuradoria Geral da República barradas no congresso por abertamente compras de votos por parte do executivo. A preocupação vem agora com a possibilidade de uma terceira denuncia que pode ser aceita pelo congresso para investigar o presidente golpista Michel Temer. Ele é acusado de assinar uma decreto que beneficiaria amigos que são empresários do setor de portos. Se essa denuncia for aceita pelo congresso nacional, o presidente for afastado, corremos o risco das eleições de outubro serem suspensas. Pois criaria um ambiente desfavorável ao processo eleitoral. Então, antes de preocupar com a copa, devemos nos preocupar com a política e o rumo da democracia no Brasil. 

Precarização intencional da Educação Brasileira

 A Educação no Brasil é algo tão precário que para lecionar basta você retirar o CAT (Certificado de Autorização de Títulos) e pronto, você ...